segunda-feira, 5 de junho de 2017

Altamira lidera ranking de cidades mais violentas do Brasil, diz Ipea

O Ipea destacou as diferenças entre a cidade mais violenta do Brasil em 2015, Altamira (PA), e a mais pacífica, Jaraguá do Sul (SC), que possam explicar a diferença do cenário de violência em cada uma. Uma delas diz respeito à forma como se dá o crescimento das cidades. Altamira passou por um período de crescimento desordenado em meio à construção da Usina de Belo Monte.
Apenas 2% dos municípios do país concentram metade dos homicídios, diz Ipea.
Dados são de 2015 e fazem parte de relatório divulgado nesta segunda-feira (5). Altamira (PA) lidera ranking das cidades mais violentas do país.
Metade dos homicídios no Brasil em 2015 aconteceram em 2% dos municípios do país. Os dados, que mostram a desigualdade no cenário de violência, fazem parte de estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o levantamento, em 2015, apenas 111 cidades concentraram metade dos homicídios no país. Os habitantes desses locais representam 19,2% de toda a população brasileira. Outro dado que aponta desigualdade é que 10% dos municípios brasileiros, totalizando 557, concentram 76,5% do total de homicídios no país.
A pesquisa ainda mostra o fenômeno da difusão da violência das grandes regiões metropolitanas para as cidades do interior, especialmente nas regiões Norte e Nordeste e nos estados de Goiás e Minas Gerais.
A Bahia se destaca como o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista.
Entre as trinta cidades com maior taxa de homicídio em 2015, considerando apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, dezoito são da região Nordeste. A Bahia se destaca como o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista. Outras quatro cidades são do Norte, quatro do Centro-Oeste, duas do Sul e uma do Sudeste.
A cidade de Altamira (PA) lidera a lista dos municípios mais violentos, considerando a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI). A segunda maior soma foi registrada em Lauro de Freitas (BA), seguida por Nossa senhora do Socorro (SE) e São José de Ribamar (MA).
As cidades menos violentas
O estado de São Paulo é o que mais tem cidades na lista, com 19. A cidade de Jaraguá do Sul (SC) ficou em primeiro lugar na lista das mais pacíficas, seguida por Brusque (SC), Americana (SP) e Jaú (SP).
As diferenças entre os municípios
O Ipea destacou as diferenças entre a cidade mais violenta do Brasil em 2015, Altamira (PA), e a mais pacífica, Jaraguá do Sul (SC), que possam explicar a diferença do cenário de violência em cada uma. Uma delas diz respeito à forma como se dá o crescimento das cidades. Altamira passou por um período de crescimento desordenado em meio à construção da Usina de Belo Monte.
Outro ponto destacado é a disparidade socioeconômica entre as cidades. Altamira tem maior densidade demográfica, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) renda per capita correspondente a menos da metade de Jaraguá do Sul.

Mototaxista morre em acidente após se chocar com traseira de caçamba na BR-163


Motociclista Francisco Elison Barbosa Pereira, de 44 anos, morreu após sua moto bater contra uma caçamba no início da manhã desta segunda-feira (5) na BR-163 em Santarém, oeste do Pará.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor da caçamba parou no semáforo no momento que o sinal estava vermelho e o motociclista bateu na traseira do veículo.
Os dois condutores estavam no sentido Matinha/Centro quando aconteceu a colisão. O Instituto Médico Legal (IML), foi acionado para fazer a remoção do corpo do local.


Juiz condena ex-prefeito de Oriximinã e duas construtoras por corrupção


O juiz Felipe Gontijo Lopes, da 1ª Vara Federal de Santarém, no oeste do Pará, condenou o ex-prefeito de Oriximiná Luiz Gonzaga Viana Filho e mais duas empresas – Construtora Mello de Azevedo e Martop Construções e Terraplenagem – por crime de corrupção (improbidade administrativa).
A sentença foi proferida semana passada, dia 31. Cabe recurso junto ao TRF1, em Brasília.
Além de multa e devolução de dinheiro público, Luiz Gonzaga Filho teve seus direitos políticos suspensos por 8 anos e proibido por 5 anos de contratar com o poder público, inclusive empresas nas quais ele figura como sócio.
A Mello de Azevedo e a Martop ingressaram na lista nacional de empresas inidôneas pelo período de 2 e 5 anos, respectivamente, além de pagar multa e devolução de dinheiro público.
REJEITADA NO TCU: A União e o MPF (Ministério Público Federal) são os autores da ação, que tramitava desde 2009.
A base do processo são os autos de uma tomada de contas especial, de 2005, aberta pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e que culminou na rejeição da prestação de contas relativa à execução do convênio, de 2001, firmado pelo município de Oriximiná e o Ministério dos Transportes.
OBRA SUPERFATURADA: De acordo com o TCU, a obra executada – ampliação do cais do município – estava em desacordo com o objeto acordado e fora superfaturada, resultando em prejuízo ao erário público na ordem de quase R$ 1,5 milhão.

Luz, câmera, criação!


Um mar de pessoas aglomeradas. De repente, começa a contagem regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1... E uma explosão de luzes e cores ilumina o céu. A cada virada de ano, do Rio de Janeiro a Florianópolis, de Nova York a Londres, de Hong Kong a Tóquio, de Sydney a Dubai, os espetáculos de fogos de artifício atraem cada vez mais pessoas. Misturando diferentes elementos químicos e armazenando muita energia em pouco espaço, os fogos conseguem efeitos coloridos esplendorosos. No entanto, esse espetáculo, metáfora da própria condição humana, ilumina pouco e não dura mais do que 15 minutos. Já a festa de luz proporcionada por Deus no início foi um bilhão de vezes mais impressionante e tem o poder de iluminar para sempre.
Em Gênesis 1, ao ir da ideia para a ação, a primeira coisa que Deus disse foi: "Haja luz." Símbolo da criação, essencial para a vida, a luz organiza o próprio tempo. Por isso, foi criada no primeiro dia e recebeu o primeiro carimbo do controle de qualidade. Essa luz representava o próprio Deus, uma vez que os corpos celestes criados para marcar o tempo só apareceram depois, e o autor de Gênesis os menciona quase com desprezo como "luminar maior" e "luminar menor", evitando os nomes Sol (Shemesh) e Lua (Yareah),usados pelos vizinhos de Israel para designar certos deuses.
Antes de Deus dizer "Luz!" a escuridão era quase palpável. Porém, quando o Senhor chega, a escuridão, que é a ausência de luz, vai embora. Com a luz, você pode apreciar os tons dourados do pôr do sol, a beleza azulada do pavão e o sorriso angelical de uma criança. Agradável, gratuita, universal, comportando-se como onda e partícula (ou energia-matéria), a luz torna tudo mais real e bonito. O arco-íris, o diamante e o brilho nos olhos dos namorados devem à luz seus matizes inigualáveis.
Deus começou a criação com a luz porque, assim, Adão poderia ver a face do Criador e de sua amada desde o primeiro instante, e você poderia contemplar as pessoas a seu redor desde o início do ano. Além disso, ninguém precisaria ficar com medo da escuridão do caos. Um mundo novo e escuro poderia ser amedrontador. Então o Senhor fez em primeiro lugar a luz. Um novo ano também tem o potencial para atemorizar. Porém, Deus promete iluminar todos os dias para que você não precise temer.
Você tem levado uma vida opaca? Deus é pura luz e quer colocar brilho em sua vida, pois a ordem certa no reino espiritual é ir do escuro para a claridade. O Criador gosta de pessoas iluminadas. Deixe-o colocar uma centelha de luz em seus dias para que você não passe suas noites na escuridão. Quando Deus acende a luz, o mundo inteiro fica iluminado.