quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ALMEIRIM: PJ participa de Fórum de Acompanhamento Social


A representante do Ministério Público de Almeirim, promotora de justiça Aline Janusa Teles Martins, participou da segunda reunião ordinária do Fórum de Acompanhamento Social dos programas ambientais da usina hidrelétrica de Santo Antônio do Jari. A reunião ocorreu no dia 20 de fevereiro, no Centro Pedagógico de Laranjal do Jari.
O objetivo foi informar as atividades desenvolvidas pela empresa ECE Participações S.A, titular da concessão da construção da hidrelétrica, inclusive no que se refere à diminuição de impactos ambientais e sociais, principalmente na área da saúde.                                     
Além do MP e dos representantes da empresa EDP do Brasil, participaram integrantes das comunidades afetadas pela hidrelétrica, sendo oportunizado para se manifestarem sobre os problemas enfrentados com a construção da usina.
Texto: Lila Bermeguy
Fotos: Promotoria de Almerim

Delegacia de Conflitos Agrários apreende armas e munição em Anapu


Apreensões
















A operação denominada "Pilão", sob coordenação da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), do sudeste do Pará, resultou nas prisões de três pessoas - dois funcionários de uma fazenda e um assentado - suspeitas de estarem desferindo tiros de arma de fogo na área da fazenda "Cabo de Aço", na Gleba Bacajá, em Anapu, oeste do Pará. Armas de fogo e munição foram apreendidas.
A ação policial, sob coordenação do delegado Victor Leal, foi realizada entre os dias 16 e 26 de fevereiro. O objetivo principal da operação, conforme explicou o delegado, foi apaziguar o clima de tensão por questões fundiárias no local, já que, no lote de número 86 da Gleba, um fazendeiro, que ali possui propriedade rural, reinvidica a área.
Por outro lado, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mantém projeto de reforma agrária no local, após decisão judicial em que foi constatado que a área seria pública. Segundo o delegado, a equipe policial foi até a região para apurar várias denúncias de que, por causa do projeto de assentamento de trabalhadores rurais na área, funcionários da fazenda teriam feitos disparos de arma de fogo às proximidades do local e estariam coagindo os assentados que ali residem. No primeiro dia do deslocamento dos policiais até a área, após seis horas de viagem, a equipe da DECA prendeu um dos funcionários da fazenda. Ele foi flagrado portando munições de calibre 20.
Poucos dias antes, o gerente da fazenda foi preso por estar portando uma espingarda calibre 12. No decorrer da ação, os policiais flagraram um assentado armado com uma espingarda de calibre 16. "Após os três procedimentos policiais, percebemos que os ânimos estavam mais apaziguados gerando o término da operação policial e o retorno da equipe de conflitos agrários do Sudeste do Pará para a base sediada em Marabá", detalha o delegado Victor Leal. As operações preventivas fazem parte das diretrizes especificadas pelo delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e do diretor de Polícia do Interior, delegado Sílvio Maués.

Tortura em presídio de Itaituba será apurada pela Alepa


Deputados da comissão de Direitos Humanos vão ouvir os presos e a direção do presídio, na Câmara Municipal


A comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa vai apurar in loco as denúncias de tortura aos presos do Centro de Recuperação Regional de Itaituba, que teriam sido espancados por policiais militares, após a fuga de sete detentos na semana passada. Os familiares dos presos fizeram a denúncia e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará pediu a destituição dos diretores do presídio. Amanhã, os deputados da comissão de Direitos Humanos da AL pretendem ouvir os presos e a direção do local, além de realizar audiência pública à tarde na Câmara Municipal, onde querem ouvir os depoimentos dos familiares dos presos, além de representantes de entidades locais.
O presidente da CDH da AL, deputado Carlos Bordalo, afirma que alguns deputados já solicitaram informações à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre as denúncias, mas não obtiveram resposta. Ele explica que será necessário verificar como estão as condições da estrutura do presídio e também as explicações da direção do órgão.
Além do presidente da comissão, a comitiva de parlamentares será composta pelo vice-presidente Augusto Pantoja (PPS), Ana Cunha (PSDB), Edmilson Rodrigues (Psol) e pelos que atuam na região, como Josefina Carmo (PMDB) e Nélio Aguiar (PMN), mas não integram a comissão.
Fonte: Diário do Pará

Funcionário dos Correios agride dois colegas a marteladas


"Um funcionário dos Correios de Santarém agrediu dois colegas de outra agência da empresa a marteladas". 

O funcionário concursado Luis Edilson do Amaral Alves, que é da agência central e trabalha na empresa há 20 anos, entrou na agência localizada na Avenida Cuiabá, em frente ao quartel do 3º BPM, e agrediu a funcionária Euly Cristina Lira de Souza, acertando-a na boca. O gerente da agência tentou socorrer a colega e levou uma martelada na cabeça.

Funcionário dos Correios agride dois colegas a marteladasA mulher teve os dentes quebrados. O gerente sofreu uma lesão na cabeça.
Segundo o advogado do acusado, seu cliente teve um surto psicótico. O agressor está detido na delegacia da Polícia Federal e as vítimas foram atendidas no Hospital Sagrada Família.

Redação Notapajos com informações de Débora Rodrigues