domingo, 19 de dezembro de 2010


Texto Hiromar Cardoso e Fotos e reportagem: Serginho Bitencourt 

Terra Santa encerra aniversário de 19 anos de emancipação 

Enceraram ontem, dia 18 com uma grande festa na Praça de Santa Isabel, principal da cidade, as comemorações alusivas aos 19 anos de emancipação política e administrativa do município de Terra Santa.
Durante dois dias a prefeitura municipal realizou uma vasta programação para comemorar a data do dia 13 de dezembro, dia em que a cidade se tornou independente de Faro depois de muita espera. Na sexta a programação começou com exposições de trabalhos educacionais na praça Santa Izabel, que incluiu apresentações de teatro, musicas locais e gospel, premiações aos alunos do projeto pequeno autor(escritor mirim) e encerou com uma bela apresentação do coral da escola municipal Raimunda da Costa Bentes.
No sábado durante o período do dia, as atenções da festa foram direcionadas ao parque de exposição MADUCA BENTES, onde aconteceu uma disputa competitiva de cavalos das raças comuns,  meio sangue e puro sangue,com premiações em várias categorias que iniciou as 11 e finalizou as 18 horas numa grande festa.
A festa que se estendeu até as 01da manhã deste domingo encerou com discursos de políticos, escolha da miss Terra Santa e premiações aos pagadores de IPTU da cidade.
Com a praça tomada pela população, o prefeito da cidade Marcilio Picanço (foto) fez seu pronunciamento improvisado agradecendo a população que ali se encontrava, falou das dificuldades e dos avanços durante os dois primeiros anos de seu mandato.
Marcilio disse da expectativa para 2011 com a chegada de grandes obras e dos royates que virá via Mineração do Norte e anunciou a recuperação e ampliação do hospital municipal da cidade. Por fim, o prefeito agradeceu aos companheiros e amigos que juntos fazem parte de sua administração.
Um pouco da história- A história de Terra Santa tem tudo a ver com a aldeia dos Nhamundás ou Jamundás, devido ao golpe de despovoação de Faro pelos Cabanos em 1836, a aldeia de Nhamudás quase foi extinta. Nesta época então os capuchos mandaram buscar da Tribo dos índios Babui ou Uaboi no Rio Trombetas índios para aumentar à população de Faro, dando origem a aldeia de Ponta Santa. Entre 1859 e 1862 começaram a chegar famílias de imigrantes portugueses, italianos, negros e outros.
A mudança do nome Ponta Santa por Terra Santa se deu com a chegada do Padre José Nicolino de Sousa, vigário de veio de Óbidos em 1887.
Em 1956, no mandato do então prefeito de Faro Wladimir da Costa Terra Santa se tornaria Distrito, passando a sediar com uma subprefeitura.
Terra Santa foi crescendo e ganhando espaço. Muitas pessoas filhos da cidade lutaram para que a emancipação acontecesse entre elas se destacam Abelardo Bentes Piçanco, Francisco Anequino, Nicolau Mileó, João Paulo Nogueira, Plácido Oliveira, João Batista Assis, Paulo Carvalho, Flávio Bentes, José Amorim e João Algusto Picanço.
Em 1989 a população disse SIM a emancipação tornando enfim independente do município de Faro, através do decreto Lei 5699 de 13 de dezembro de 1991, assinado pelo então governador Jader Fontenelle Barbalho (PMDB).
Porém a instalação oficial se de em 01 de Janeiro de 1992 com a posse de Teodorico Lobato e Raimundo Carlos Figueiredo Bentes.
Atualmente o município é administrado por Marcilio Picanço do PMDB, que tem como vice-prefeito Januário Miranda Lobato. A atual Câmara é composta por 9 vereadores e tem como presidente o vereador Luís Ferreira(PMDB) que assumirá em 01 de Janeiro a nova mesa da Câmara Municipal.

Manobra política


Prefeito e Vereador tentam cancelar eleição

Não satisfeito com a derrota obtida na boca da urna da Câmara Municipal de Itaituba, o prefeito Walmir Clímaco e o vereador Peninha tentam a qualquer custo cancelar a votação que garantiu por 5 X 4 a eleição do vereador Cebola para presidente da Câmera.
O grupo do prefeito ainda tem esperança numa manobra na eleição que foi manchete em carnais de televisão nacional pela pancadaria que ocorreu na disputa pela presidência da casa.
As informações repassadas por fontes ligadas ao novo presidente também garante que Walmir promete que fará de todas as formas para impedir a posse de Cebola.
Nós aqui no blog não acreditamos e achamos que isso é história furada, pois os tempos que em Itaituba até “BOI VOAVA FICOU PARA TRÁS”, a famosa era VIVI.

Aveiro
Disputa interna agita bastidores

Famosa por suas disputas políticas sempre acirradas, principalmente se tratando pela disputa do poder entre prefeito e vice, como conta as histórias, o município de Aveiro se prepara para mais um forte embate.
A eleição que decidirá quem será o novo presidente da Câmara e ao mesmo tempo o prefeito Municipal.
Detalhe: Com a cassação da prefeita Maria Gorete, quem assumiu foi o presidente da Câmara Manoel Sales, que inclusive é seu marido, e não o vice-prefeito como se esperava. Agora como a justiça não decidiu sobre uma nova eleição, o novo presidente será novamente aclamado prefeito Municipal.
Outro detalhe: Manoel Sales que era presidente e que assumiu como prefeito não tem direito a reeleição, pois em Aveiro a Lei Organica proibi reeleição.
A nova eleição está marcada para segunda-feira, dia 20, onde 5 candidatos correm atrás de ser prefeito por 2 anos.

  
Tirando Chapéu
Gestão diferenciada na Educação
Quando é para fazer criticas, fazemos, agora quando também precisa elogiar, parabenizamos, inclusive tirando chapéu.
A minha continência tem nome, Secretaria Municipal de Educação de Terra Santa que se destaca pela transformação do ensino publico em 2010.
 A secretária municipal Norma Pantoja, que aliás não é pedagoga para fazer uma gestão diferenciada foi resultado de sua experiência como funcionária na empresa Mineração Rio do Norte, a ela as minhas consideráveis nota 10 de excelente.
Que essa transformação sirva de exemplo para outros tantos secretários municipais do Estado, que invés de trabalhar para melhorar faz o contrário, acaba por prejudicar ainda mais o ensino que já é um fracasso em certas partes desse nosso Brasil.
Que a nota oferecida possa também incentivar ainda mais os educadores e gestores dessa linda e pacata cidade da região da
Calha Norte para que em 2011 os elogios sejam feitos com ainda mais brilho.