segunda-feira, 3 de abril de 2023

Prefeitura de Placas transporta alunos em pau de arara


Alunos, em fila, sobem no pau de arara usado como transporte escolar em Placas (PA). Fotos: Divulgação/Sintepp

A situação precária na rede pública de ensino, principalmente na zona rural, tem se agravado em Placas (PA), oeste do estado. A falta de uma estrutura digna para atender estudantes e profissionais da educação no município deixa a desejar, segundo denúncia do Sintepp (o sindicato dos profissionais da educação no Pará) à seção vc. repórter, do JC.
As condições precárias em que se encontram os veículos é notória, revela o sindicato. São utilizados carros antigos e também os famosos pau de arara, muitas vezes devido à falta de manutenção das estradas vicinais, que dificultam a trafegabilidade de veículos.
O pau de arara é a adaptação de caminhões para o transporte de pessoas. A caçamba é modificada de maneira a utilizar as laterais para ter uma espécie de banco e, em alguns casos, ganham também uma cobertura de pano ou lona para mitigar o calor e a luz do sol sobre os transportados.
Essa situação acaba prejudicando o ano letivo de alunos matriculados na escola municipal localizada na comunidade de Ouro Verde. Parte dos alunos estão sem aula desde o início do ano letivo por falta de transporte escolar. Esse problema vem ocorrendo desde o ano passado.
“Na última semana fizemos uma reunião com os pais, e disseram que iam colocar um professor para dar aula de forma multisseriada para os alunos de 6°ao 9° ano do ensino fundamental. Disseram também que para três alunos dariam o combustível aos pais para que trouxessem os filhos até à escola. Porém, os pais não aceitaram, pois reivindicam o transporte escolar, e que um professor não resolveria o problema de todos. Dessa forma o problema continua sem solução”, relata o coordenador do Sintepp em Placas, Sidnei André Pavlak.
Um ofício, segundo ele, com as principais pautas de reivindicações da categoria, incluindo a melhoria na estrutura escolar, tanto de transporte como da própria escola, além de condições dignas de trabalho aos educadores, com remuneração respeitando o piso, foi protocolado junto Ministério Público do Pará.
Alunos transportados em veículo improvisado em Placas. Denúncia feita ao vc. repórter, do JC, e ao MPPA
Nada resolvido
A denúncia foi exposta no dia (22/03) pelo Sintepp, juntamente com um abaixo assinado por moradores de comunidades prejudicadas pela omissão do município dirigido pela prefeita reeleita Raquel Possimoser.
“O sindicato já oficializou duas vezes a Secretaria Municipal de Educação para que tome as providencias necessárias, mas até o momento nada foi resolvido”, lembra Sidnei André.
“Além desse problema específico, outros alunos do município estão deixando de frequentar as aulas devido às condições precárias dos transportes escolares, das estradas vicinais, além da falta de pagamento e remuneração em dia dos motoristas dos veículos”.
Que destaca:
“Solicitamos que o Ministério Público cumpra seu papel constitucional de guardião das leis e defensor dos interesses da sociedade, tomando as providências cabíveis, do modo mais rápido e eficiente possível e de modo a resolver este problema no Município de Placas”.
O JC tentou, mas não conseguiu o contraponto da Prefeitura de Placas sobre a denúncia. Essa matéria será atualizada assim que a manifestação for enviada à redação.

Polícia refaz roteiro de viagem de líder quilombola de Alenquer desaparecido desde quinta-feira

Foi registrada, também, na delegacia de polícia, o desaparecimento da motocicleta que era piltoda pelo líder quilombola do Pacoval.


As investigações da Polícia Civil de Alenquer avançam nesta segunda-feira(3) para obter imagens de câmeras de vigilância por locais onde Edilton Vilhena passou desde que desembarcou em Alenquer. O presidente da Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval (ACONQUIPAL), morador da comunidade Pacoval, no interior do município, está desaperecido desde o dia 30 de março. A família dele e a associação de quilombolas registraram boletim de ocorrência na delegacia de polícia do município.
Segundo informações do advogado Márcio Arrais, os policiais também seguem em diligências para colher depoimentos de moradores do quilombo Pacoval.
De acordo com familiares, Edilton Vilhena viajou até Alenquer para fazer pagamentos, na última quinta-feira, e desde essa data, segundo amigos, o líder quilobola não foi mais visto e nem fez contatos com familiares, que o procuraram sem êxito em perfis das redes sociais e por celular.
Segundo apuração do Portal OESTADONET, por volta de 21 horas foi a última vez que foi visualizada mensagem no celular de Edilton, que deixou o quilombo pela manhã com destino a Alenquer para efetuar transferências via PIX e retirar dinheiro em espécie de uma agência bancária para repassar aos associdados que não dispõem de conta em bancos.
Ainda segundo apuração do Portal, o dinheiro a ser movimentado era proveniente de pagamento de um plano de manejo florestal autorizado para operar no território quilombola e era devido por uma madeireira e rateado entre aos quilombolas do Pacoval. Edilton era responsável pelo saque do dinheiro e seu transporte até a comunidade.
Blog do Xarope via Portal OESTADONET

Governo Helder exonera todos diretores da Sespa em Altamira

O PEDIDO TERIA SIDO ARTICULADO PELO DEPUTADO ERALDO PIMENTA

O governo Helder Barbalho exonerou oficialmente nesta segunda-feira (3) todos os principais diretores da Sespa (Secretaria de Saúde do Pará) em Altamira (PA), o 10ª CRS (Centro Regional de Saúde) – com atuação em 9 municípios.
A decisão atingiu 6 servidores, entre eles, Waldecir Aranha Maia, o diretor geral da repartição pública. A exoneração dele e dos demais é retroativa ao dia 1º de abril último.
O novo titular do 10º CRS é Gilmar Santana Nunes, nomeado hoje. O JC apurou que o deputado estadual reeleito Eraldo Pimenta (MDB) foi quem o indicou para o cargo.Aluguel suspeito: Diário oficial expõe negócio entre prefeito, secretário e diretor da Sespa em Altamira.

Também foram exonerados os seguintes diretores:Gelcides Soares Modesto, chefe da Divisão Administrativa. No lugar dele, assumiu Camila da Silva Rui.Ney Carvalho da Silva, chefe da Divisão Técnica. Que foi substituído por Vitório Alves Oliva Filho;Socorro de Jesus Gomes Mota, chefe da Divisão de Organização, Controle e Avaliação. Substituída por Roseli Aparecida de Almeida Braga, e Geraldo Emiliano de Farias, chefe da Divisão de Endemias. Que agora está sob a chefia de Jacilene Costa Soares.
As exonerações e nomeações foram assinadas pelo chefe da Casa Civil do governo Helder, Luiziel Guedes.

Presidente da Associação Quilombola de Pacoval desaparece após ir ao banco para pagar contas em Alenquer

De acordo com o advogado, amigo e orientador jurídico da entidade Quilombola, Márcio Arrais, um boletim de ocorrência já foi registrado sobre o caso.
O Presidente da Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval (ACONQUIPAL), Edilton Pacoval, desapareceu após ir ao banco para pagar contas em Alenquer, no oeste do Pará. Edilton não fez contato com familiares desde a quinta (30).

Mulheres são presas em embarcação com 20 quilos de maconha em Juruti

























A Polícia Civil de Juruti, no oeste do Pará, prendeu neste domingo (2), duas mulheres suspeitas de tráfico de drogas. As prisões ocorreram durante uma fiscalização em uma embarcação no porto da cidade. Renata Guimarães Barbosa e Thalissa Guimarães Barbosa foram presas em flagrante transportando 24 tabletes de substâncias análoga à maconha. A droga estava escondida em embalagens de whey protein e em uma caixa de som.