segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sexta-feira maligna?

Fim do mundo está próximo, diz o calendário Maia

"A previsão fatalista fez até instituições respeitadas, como a Nasa, agência espacial americana, e o Vaticano, se manifestarem".

Não se fala em outra coisa nos últimos dias: pelo calendário maia, o mundo vai acabar na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro. A previsão fatalista fez até instituições respeitadas, como a Nasa, agência espacial americana, e o Vaticano, se manifestarem. Enquanto isso, muitos brasileiros preferem encarar a data com bom humor - várias festas estão marcadas para o 'dia do apocalipse'. Segundo Alberto Frederico Beuttenmuller, autor do livro 2012 - A Profecia Maia, tudo não passa de uma interpretação equivocada de um dos dois calendários maias - povo que habitou o México e a América Central da Antiguidade. A civilização estabeleceu como início da contagem do tempo o ano de 3113 a.C. e o desenhou até 5,2 mil anos à frente. 
Dividiram tudo por cinco e convencionaram dizer que cada quinto era um mundo - justamente daqui a cinco dias se daria o fim do quinto mundo. 'Como eles deram o nome de mundo, houve essa confusão. Mas é preciso entender a concepção de mundo de cada civilização', afirma Beuttenmüller. Na seção criada em seu site para refutar a proximidade do apocalipse, a Nasa chegou a convocar uma conferência via internet no fim do mês passado. E, sob o tema Terra. Seu futuro. 

Destruição dos entorpecentes

Maconha e cocaína, em diversos formados, viraram cinzas pela polícia

"Polícia Civil incinera cerca de 600 quilos de drogas apreendidas em operações policiais".


Polícia Civil incinera cerca de 600 quilos de drogas apreendidas em operações policiais
Drogas são jogadas em fornosMais uma quantidade recorde de drogas apreendidas, nos últimos anos, foi incinerada, nesta sexta-feira, 14. Cerca de 600 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, em diversos formados, viraram cinzas nos fornos da indústria Cerâmica Marituba, na Rua Manoel de Souza, bairro Pedreirinha, em Marituba, na Grande Belém. A destruição dos entorpecentes foi autorizada pela Justiça. As drogas foram apreendidas durante operações policiais realizadas pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), pela Superintendência Regional de Castanhal e pelo NAI (Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal). Estiveram presentes na incineração o delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde; o delegado João Bosco Rodrigues, diretor de Polícia Especializada; o diretor da Divisão de Crimes Funcionais (Decrif) da Corregedoria da Polícia Civil, delegado Eloi Fernandes; o diretor da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), delegado Hennison Jacob; e os titulares da DRE de Ananindeua, Ocimar Nascimento; da Superintendência Regional do Salgado, Luiz Xavier, e do NAI de Castanhal, Augusto Damasceno. O transporte da droga e segurança no local da incineração contou com apoio de Guardas Municipais de Belém; homens da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, e do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Polícia Civil. Também acompanharam a destruição representantes do Conselho Estadual sobre Drogas do Pará (Coned/PA).

Contemplados invadem residencial Viva Itaituba, e colocam na mira deputado tucano

Grupo de pessoas que denunciaram as irregularidades
O programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, utilizado como moeda de troca nas eleições municipais, passou a ser utilizado como politicagem por pessoas supostamente ligadas ao atual governo municipal, ao incentivarem alguns contemplados a invadirem o residencial Viva Itaituba e culparem o Deputado Federal Dudimar Paxiúba pela suspensão do sorteio das residências.
 
Por Farncisco Amaral: Após o cancelamento pela terceira vez dos sorteios para distribuição das casas do residencial Viva Itaituba, localizado no Km 06, na tarde da última quarta feira(12), várias pessoas, afirmando já terem sido contempladas no programa Minha Casa, Minha Vida, invadiram o canteiro de obras do residencial em Itaituba.
De acordo com o representante da empresa responsável pela construção dos imóveis, os funcionários foram pegos de surpresa pessoas que foram entrando no local sem autorização do funcionário que se encontrava na portaria.
A nossa reportagem chegou ao local por volta das 13 horas, quando já havia mais de cem pessoas no local, todas afirmando em coro que o responsável pelo cancelamento dos sorteios era o Deputado Federal Dudimar Paxiúba, pelo parlamentar haver feito denúncias na Câmara Federal, de possíveis irregularidades na escolha dos contemplados pelo programa em Itaituba.


KÉSIA SANTOS, (blusa Branca) sombrinha do
atual Chefe de Gabinete da PMI

e ROSE (blusa preta), assessora de um político, duas das que culpavam o Deputado.
 
Entre os mais exaltados estavam funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - Semdas, cabos eleitorais do atual prefeito e até assessores de outros políticos da cidade, que insistiam em declarar a culpa do parlamentar, mesmo sabendo que os sorteios já vinham sendo adiados por duas vezes consecutivas antes mesmo do pronunciamento do deputado, que ocorreu somente no último dia 05, quarta feira.

Justiça diploma médico como prefeito de Monte Alegre


Foi diplomado o prefeito eleito no último pleito municipal Dr. Sérgio Monteiro(foto), o vice-prefeito Zé Costa (ambos do PT) e os quinze vereadores. A cerfimônia aconteceu no salão do júri do fórum Dr. João Tertuliano de Almeida Lins, as 19h00, sob a tutela do Meritissímo Juiz da 19ª zona eleitoral Dr. Tiago Tapajós. A vereadora France Vasconcelos – PMDB discursou em nome dos demais. Dr. Sérgio Monteiro, conclamou a todos e a todas os vereadores e vereadoras a baixarem as bandeiras politícas e unirem-se em nome da coletividade; dos menos favorecidos, que almejam um governo com igualdade social e que a partir do dia 1º de janeiro, nascerá no nosso querido município um novo tempo politíco/administrativo. Conclamou também, a união dos três poderes para que juntos caminhem rumo ao cumprimento das leis federais, estaduais e municipais; em busca de um desenvolvimento sustentável e transparente.

Pequena Mineração Responsável é discutida na UFOPA

Buscar o desenvolvimento de modelo de arranjo produtivo e sustentável para o setor da mineração na região do Tapajós. Esse foi o objetivo do encontro do Grupo de Trabalho para o ordenamento da mineração, realizado na sexta-feira, dia 14, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), vinculada à Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, o Grupo Tapajós reuniu instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP) e a UFOPA, a fim de construir agenda para o aprimoramento das atividades na Província Aurífera do Tapajós.
Duas propostas desenvolvidas no Núcleo de Apoio à Pequena Mineração Responsável, da USP, foram apresentadas pelo professor Giorgio de Tomi, diretor do núcleo. Elas contemplam uma mina modelo livre de mercúrio, com protótipos de mina, usina, produtos e rejeitos, e ainda um centro de treinamento para pequenos mineradores da Província Aurífera do Tapajós.
De acordo com Maria Amélia Enriquez, secretária-adjunta da SEICOM, a ideia é somar esforços interinstitucionais para a implantação do projeto Pequena Mineração Responsável. “Hoje nós nos reunimos com o objetivo de definir uma agenda que deverá ser implantada durante dois anos”, explica a secretária.
A UFOPA, por meio do Parque de Tecnologia do Tapajós, será parceira na implantação do projeto e deverá fornecer estudos e recursos humanos para a execução das atividades planejadas. “Iremos atuar diretamente nas áreas onde ocorrem as atividades de pequena lavra mineral, com o intuito de internalizar, nos pequenos mineradores, o conceito de mineração sustentável”, ressalta o Pró-Reitor de Planejamento Institucional, Aldo Queiroz.
Também participaram da reunião Claudio Scliar, assessor especial da Reitoria da UFOPA; Patricia Chaves, diretora do Parque de Tecnologia do Tapajós; José Ferreira Leal, pesquisador do CNPq; Marjorie Neves (SEICOM); e os professores pesquisadores no âmbito da mineração, Bernhard Gregor Peregovich (UFOPA), Alexandre Passos (USP) e Gonzalo Enriquez (SEDIP/UFPA).

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
17/12/2012


Figurinhas carimbadas
Novo prefeito de Santarém indica parte dos secretários e anuncia demissão dos contratados

Alexandre: preocupado com temporários
Em coletiva à imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito eleito Alexandre Von  os primeiros nomes que vão assumir algumas secretarias de seu governo.
Na sua fala, o prefeito eleito não deixou escapar uma de suas preocupações, os temporários que como bem disse estão fora de seu governo, pois priorizará os concursados que esperam suas vagas.
Von também não descartou a volta de alguns, citando
novas indicações, e lembrando o prazo de vigência de renovação.
Apesar de poucas novidades nas indicações, já que na maioria os nomes sãos compostos do ex-governo de Lira Maia, como Jaci Barros, João Clovis Lisboa e Rosivaldo Colares, conhecidos como escudeiros fies na hierarquias do hoje deputado.
Alexandre Von se pronunciou ladeado pela esposa, e já Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Zuila Von e de sua vice, a professora Maria Jose.
  
Veja a primeira lista da indicação feita por Alexandre Von

• Jaci Barros - Chefe de Gabinete;

• Professora Irene Escher - Secretaria Municipal de Educação (Semed);

Administradora Zuíla Wanghon - Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras);

• Engenheiro Edilson Pimentel - Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf);

• Nato Aguiar – Secretaria Municipal de Cultura (Secult);

• Irene Belo – Secretaria Municipal de Turismo (Semtur);

• Rosivaldo Colares – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semab).


Coordenadorias

• Edvaldo Bernardes - Integração Regional;

• Darlisson Maia - Defesa Civil.

Novo Bispo

Santarém recebe italiano Dom Flávio Giovanalle

Novo bispo de Santarém é empossadoO novo líder da igreja católica em Santarém é italiano, tem 58 anos, e há 15 exerce o ministério episcopal. Ele vem da diocese de Abaetetuba, que tem como padroeira Imaculada Conceição.


O italiano Dom Flávio Giovenalle, 58 anos, assume a diocese Santarém - O novo bispo da diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenalle, tomou posse na manhã deste domingo (16) em missa realizada na igreja São Francisco de Assis.
Participaram da missa autoridades políticas da cidade e lideranças de outras paróquias de Santarém e região. A celebração foi presidida em conjunto pelo padre Luis Pinto, que foi administrador da diocese de Santarém, enquanto o novo bispo não havia chegado; e o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que foi o responsável em passar oficialmente o comando da diocese santarena ao novo bispo.
Apesar da chuva desta manhã, fieis católico lotaram a igreja e receberam o líder religioso com faixas e cartazes.
Recepção
O bispo chegou a Santarém na tarde de sábado (15), sendo recepcionado pela população católica. Do aeroporto, o bispo foi direto para a carreata de recepção, que percorreu a Rodovia Fernando Guilhon, passando em frente a várias igrejas da diocese, onde era saudado pelo público. Na igreja de São Francisco de Assis, ele recebeu a saudação da comunidade.
Na chegada a catedral, Dom Flávio cumprimentou as pessoas, beijou as crianças e abraçou os idosos. Foi recebido com muita alegria e retribuiu o carinho do povo, demonstrando carisma e humildade. Foi saudado pelas autoridades civis e militares e o pelo Conselho de Padres da diocese, cujos membros participaram do ato de acolhimento.