terça-feira, 22 de outubro de 2019

Acusado de executar prefeito será julgado em Goianésia do Pará

O prefeito de Goianésia do Pará João Gomes (PR) tinha 62 anos (Foto: Reprodução/Facebook Secretaria de Esportes e Lazer de Parauapebas)
O prefeito de Goianésia do Pará João Gomes
(Foto: Reprodução/Facebook )
Benedito Peres Campelo, denunciado pelo Ministério Público por envolvimento na morte do então prefeito de Goianésia do Pará, João Gomes da Silva, teve o seu pedido de desaforamento (transferência da sede para julgamento popular) negado pela Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará e será julgado mesmo na Comarca de Goianésia do Pará. O pedido foi apreciado na reunião plenária da Seção nesta segunda-feira, sob a relatoria da desembargadora Vânia Lúcia da Silveira, e foi deliberado à unanimidade de votos dos magistrados presentes à reunião.

Criminosos invadem duas agências bancárias e causam terror em Jacundá

Bandidos fazem policiais reféns e fogem, em viatura da polícia - Moradores de Jacundá, no sudeste paraense, passaram mais uma vez por momentos de pânico após um assalto na madrugada desta terça-feira, 22. Um grupo de criminosos invadiu duas agências bancária que ficam no município.
De acordo com testemunhas, cerca de 15 homens fortemente armados invadiram os bancos. Um vídeo gravado por moradores mostra o momento em que vários disparos são ouvidos.
Informações repassadas pela Polícia Militar dão conta de que os criminosos levaram algumas pessoas como reféns e ainda não se sabe o estado de saúde delas. Já nas primeiras horas de hoje, representantes das duas agências realizarão um inventário para saber a quantia roubada pelo bando.
O Comando da Polícia Militar informou que militares de outros municípios, como Parauapebas e Marabá, vão dar apoio para tentar identificar e prender os cruminosos.
Um dos reféns chegou a ser amarrada no capô de uma das caminhonete usada pela quadrilha, que saiu da cidade disparando diversos tiros. Apesar da violência do grupo, todos os militares foram liberados sem ferimentos em uma estrada vicinal do município.

Após prisão de suspeitos, família quer encontrar o corpo do trabalhador rural que desapareceu no PDS Terra Nossa

bigode2A família de Antônio Rodrigues dos Santos, conhecido como “Bigode”, desaparecido desde maio do ano passado, disseram que querem encontrar o corpo dele, após prisão de suspeitos.
Para os familiares que residem em Novo Progresso, não tem duvida que Bigode foi assassinado – no inicio , todos tinham esperanças de que ele ainda estivesse vivo. Porém, com a reviravolta do caso, eles querem que o corpo seja encontrado.
“No começo a gente ainda estava angustiado, ainda tinha esperança dele estar em algum lugar, perdido”. Mas eles [presos] , não confessaram quem fez isso e a única coisa que a gente quer é que falem logo onde está o corpo dele, disse um parente da vitima ao Jornal Folha do Progresso.
Três foram presos suspeitos no envolvimento deste desaparecimento no Assentamento Terra Nossa, no entanto, somente um continua preso, outros dois foram liberados por falta de precedente, negaram envolvimento e a justiça mandou soltar ainda na semana passada.
Apontados como mandantes no sumiço de Bigode, apresentaram várias versões para o caso, dizendo que não foram responsável pelo crime.
Investigação
“Os presos foram apontados pela investigação do Delegado Francimar da Policia Civil de Castelo de Sonhos, como suspeitos de terem tramado o assassinado e sumirem com o corpo, em 2018, do assentado Antônio Rodrigues dos Santos, conhecido como “Bigode”. Ele sumiu no dia 15 de maio de 2018, quando saiu para trabalhar em uma fazenda. Conforme a investigação , Bigode vinha denunciando desmatamento ilegal dentro de seu lote pelos grileiros locais e, segundo relatos dos assentados, estava em vias de ir denunciar um esquema de venda de lotes e grilagem no assentamento na Polícia Federal de Santarém (PA) quando desapareceu. O Corpo ainda não foi encontrado. Conforme a autoridade policial, um quarto suspeito encontra-se foragido.
Presos
alvara rogerioFoi liberado na tarde desta segunda-feira (14) o pecuarista Messias, conhecido por Nego Messias, na quarta-feira(16) a justiça mandou soltar Roberto Aparecido de Passos, que exerce a função de chefe do Departamento de Regularização Fundiária do Município de Novo Progresso, os dois foram presos em operação da Policia Civil de castelo de Sonhos e DECA (Delegacia de Conflitos Agrários) de Santarém, suspeitos de envolvimento em crime de homicídio com sumiço do corpo do assentado “Bigode” no assentamento Terra Nossa. As prisões foram temporárias.
O Alvará de Soltura foi expedido pela juíza “Liana da Silva Hurtado Toigo”, a defesa argumentou, em sintese, ausência de elementos suficiente para manutenção da prisão dos investigados.
Raimundo Barros Cardoso, conhecido pela alcunha de “Dico”, que atualmente é presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF), continua preso. Outro suspeito,João Batista Braga Dias, encontra-se foragido.
Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Polícia do Pará, prende os irmãos Valdivino e José Airton condenados por mandar matar prefeito de cidade paranaense

No Pará, polícia prende irmãos condenados por mandar matar prefeito de cidade paranaenseA Polícia Civil do Pará comunicou essa semana, a Justiça do Paraná sobre o cumprimento dos mandados de prisão dos irmãos Valdivino Teodoro dos Santos e José Airton dos Santos. Os dois foram presos, na última quarta-feira, 16, nos municípios de Trairão e Novo Progresso, no sudoeste paraense.
A dupla é foragida da Justiça paranaense. No sul do país, ambos foram condenados por terem sido mandantes do assassinato do então prefeito da cidade de Laranjal-PR, Vicente José da Costa. O crime ocorreu no ano de 1998. As prisões foram realizadas por policiais civis de Itaituba, Trairão e Novo Progresso, sob comando do delegado Vicente Gomes, superintendente regional do Tapajós.
Ainda com relação ao cumprimento dos mandados de prisão dos irmãos, o delegado Vicente ressalta que as Comarcas Judiciárias de Novo Progresso e de Itaituba já foram comunicadas formalmente sobre as prisões. Valdevino e José foram condenados às penas de 18 e 16 anos de prisão, respectivamente, pela Justiça do Paraná por homicídio triplamente qualificado.
Os condenados estão recolhidos no presídio Centro de Recuperação Regional de Itaituba desde quinta-feira, 17, à disposição do Judiciário paranaense. O cumprimento dos mandados de prisão por sentença condenatória transitada em julgado (que não cabe mais recurso na Justiça) dos irmãos Valdivino e José Airton foi resultado da operação denominada “Occultatum” coordenada pela Superintendência Regional do Tapajós.
Ex-vereador de Laranjal (PR), Valdivino dos Santos foi preso no distrito de Caracol, em Trairão. O irmão dele, José Airton, foi localizado em Novo Progresso. As duas prisões foram realizadas simultaneamente pela polícia civil.
De acordo com o delegado Vicente Gomes, desde a época do crime, os irmãos estavam na condição de foragidos do estado do Paraná. “Somente os executores do crime foram presos na época dos fatos. Desde o ano de 2001, os irmãos residiam em Novo Progresso e em Trairão, onde eram pessoas conhecidas nos municípios”, detalha o delegado.
Com informações da Polícia Civil.