terça-feira, 20 de julho de 2021

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar intercede para criança ser transferida imediatamente para UTI pediátrica

O JOVEM de Rúropolis deve ser encaminhado à qualquer momento para o Hospital Regional de Santarém, ou para Capital do Estado


O prefeito Nélio Aguiar intercedeu junto à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) para garantir a imediata transferência da criança R.M.C.S, de 10 anos, do Hospital Municipal de Santarém para um leito de UTI pediátrica. A criança chegou do município de Rurópolis na última quinta-feira, 15, com desacordado e recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Na UPA 24 Horas foi constatado um quadro broncoaspirado grave e que a criança teria que ser transferida para o Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo. A criança então foi transferida com indicação médica de um procedimento neurocirúrgico.
Haja vista a gravidade do caso e de se tratar de um procedimento de alta complexidade feito aqui apenas pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, o prefeito Nélio Aguiar intercedeu na noite de hoje, 20, junto ao secretário adjunto da Sespa Sipriano Ferraz para que agilizasse a transferência da criança.
O representante da Sespa deu reposta positiva e o paciente deve ser transferido ainda nesta quarta-feira, 21, para um leito de UTI pediátrico.
BLOG DO XAROPE VIA PORTAL RDN

Morre paciente que ficou gravemente ferido em acidente com ambulância na BR-230

Wellinton Guedes, de 18 anos, ainda chegou a dar entrada no Hospital Regional do Tapajós, mas não resistiu e morreu na sala de operação. Segundo a equipe médica, ele teve “danos neurológicos severos”.
O paciente Welliton Santana Guedes, de 18 anos, que estava sendo transportado de Uruará para Itaituba, morreu ainda na noite de domingo (18), horas depois do grave acidente envolvendo uma ambulância e um caminhão na Rodovia Transamazônica (BR-230). Ele chegou a dar entrada no Hospital Regional do Tapajós (HRT), mas não resistiu a um procedimento cirúrgico e morreu na sala de operação.

Deputado José Maria Tapajós tem demandas atendidas pelo Governo do Estado


Durante reunião, na tarde da última segunda-feira (19), o deputado José Maria Tapajós apresentou demandas para Santarém e outros municípios.

Para as regiões de Tapajós e Arapiuns, solicitou investimentos na aquisição de 50 geradores de energia elétrica. Para Santarém e outros cinco municípios, o pedido foi de asfalto e combustível para a recuperação de vicinais, assim como convênio junto à prefeitura de Santarém, para investimentos em maquinários da Secretaria de Agricultura e Pesca, SEMAP.
O Governador Hélder Barbalho sinalizou positivamente às solicitações. “ Mais uma vez agradecemos ao Governador pelo compromisso e parceria com os municípios", disse o deputado.
Márcia Reis e Simone Nascimento - Assessoria de Imprensa do deputado José Maria Tapajós

Transferido para Belém sargento Gilson da PM acusado de matar uma mulher e tentativa contra 5 em Santarém

O sargento PM Gildson dos Santos Soares, preso na tarde desta segunda-feira (19), em cumprimento a um mandado de Justiça expedido pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, da 3ª Vara Criminal da comarca de Santarém, no oeste do Pará, compareceu à audiência de custódia, na manhã desta terça-feira(20), no fórum da justiça estadual. A prisão preventiva do militar foi mantida pelo magistrado.
Gildson foi transferido para o Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), em Belém.
O sargento teve a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (16). No despacho, o magistrado explica que o principal motivo para a decretação da prisão preventiva se deu pelo descumprimento das medidas cautelares pelo militar, denunciado por crime de homocídio ocorrido em 2018.

‘Movimento Popular de Altamira’ promove manifestação contra fraudes em licitações

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu

Várias pessoas foram até o prédio do Legislativo, com faixas e cartazes, exigir explicações dos vereadores e do prefeito, Claudomiro Gomes (PSB), sobre a atual situação em que se encontra a cidade.

O Movimento Popular de Altamira (MPA) promove manifestação a partir das 8h desta terça-feira (20) contra possíveis irregulares em licitações de obras de infraestrutura e no setor de saúde na Prefeitura de Altamira.
A comissão à frente da manifestação estima a participação de cerca de 500 pessoas de movimentos sociais e população em geral.
O local de concentração será na Câmara Municipal dos Vereadores com destino à Prefeitura do município.
ma reunião que aconteceu na Câmara Municipal de Altamira nesta terça-feira, 20 de julho, foi marcada por manifestações. Várias pessoas foram até o prédio do Legislativo, com faixas e cartazes, exigir explicações dos vereadores e do prefeito, Claudomiro Gomes (PSB), sobre a atual situação em que se encontra a cidade. Do lado de fora do prédio, um forte esquema de segurança foi organizado com a presença de policiais militares, guardas municipais e agentes municipais de trânsito.
Na pauta da reunião estava a criação de seis novas secretarias municipais, sendo elas a de Agricultura, Esporte, Cultura, Turismo, Segurança Pública e Regulação Urbana, o que não foi bem visto por alguns movimentos sociais. Além disso, nesta sessão também aconteceu a votação para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022.
O clima chegou a ficar tenso, durante a reunião. O presidente da Casa de Leis, Silvano Fortunato, pediu que a guarda municipal retirasse um megafone que estava sendo usado por um manifestante, e alguns secretários municipais da atual gestão também bateram boca com manifestantes.
Depois de mais de 2 horas de reunião, a Câmara Municipal aprovou a restruturação administrativa, criando 6 secretarias municipais. A votação foi unânime. Agora o prefeito, Claudomiro Gomes, tem 15 dias para sancionar a decisão.