terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As Missões Jesuítas no Rio Tapajós


Pe. Sidney Augusto Canto (*)
O rio Tapajós historicamente foi uma área missionária dos padres Jesuítas. Costuma-se registrar que o primeiro Jesuíta que pisou em terras mocorongas foi ninguém menos que o padre Antonio Vieira, superior dos Jesuítas no Grão Pará. Ele viu o rio Tapajós em 1659 e ao que parece foi um “amor a primeira vista”. 
Mandou posteriormente dois missionários: Tomé Ribeiro e Gaspar Misch. Ambos fizeram catequese e batizaram alguns índios, mas não estabeleceram a tão sonhada missão. Sonhada sim, e até edida, implorada; pois entre a cruz do missionário e a espada do colono, os índios sem pestanejar escolheram a cruz. Não que isso lhes agradasse, mas pelo menos não perderiam totalmente a sua iberdade, pois nas mãos dos colonos não eram nada mais que apenas mão de obra escrava. 
Os jesuítas vieram para ficar com o padre João Felipe Bettendorff. Que finalmente cumpriu, em 22 de junho de 1661, a ordem de Vieira: fundar e estabelecer missão às margens do rio Tapajós. Era mês de junho, mês da cheia do rio, mesmo assim, Bettendorff descreve na sua “Crônica” a existência das praias à margem do grande Paraná-Pixuna (coisa rara de se ver em pleno mês de junho, nos dias de hoje). 

Vila Franca, Rio Tapajós, Santarém
Bettendorff, ainda hoje, é o primeiro cronista a nos oferecer um maravilhoso relato da nossa Santarém de outrora. Infelizmente a obra mais consultada pelos pesquisadores ainda é a “Crônica”, mas existem outras, principalmente cartas, além de catecismos que foram escritos na “língua” dos Tapajós. Mesmo a sua “Crônica” é uma obra pouco conhecida dos santarenos, tais quais outras que são de difícil acesso em nossas escolas e bibliotecas locais. 
Mas com os Jesuítas, que vinham cuidar de apaziguar os ânimos entre os tapuias, veio também o Estado, que tinha pressa em conquistar geográfica e politicamente o vale do Amazonas. E a foz do rio Tapajós foi considerada um ponto estratégico para a defesa dos interesses da Coroa Portuguesa. Foi assim que o alvará régio de 15 de dezembro de 1684 dava a Francisco da Costa Falcão a incumbência de construir fortificações que garantissem a posse política e militar da Amazônia, que àquela altura já estava deixando de ser espanhola e passando a ser efetivamente portuguesa. 

Matador do casal de Uruará confessa crime e diz que foi por ciúmes

Após ser preso, friamente o jovem Silvano de apena 20 anos confessou o duplo homicídio  

As Polícias Civil e Militar prenderam em flagrante, por volta de 13 horas, desta terça-feira, 26, Silvano de Sousa Taboza, 20 anos, que confessou a autoria das mortes da ex-espossa, Gisele Alves de Souza, 18 anos, e do atual namorado dela, Uziel Lima Ribeiro, 30. O duplo homicídio ocorreu por volta de 7 horas da manhã de hoje, no interior de um quarto, onde morava Gisele, na Rua Floriano Peixoto, centro da cidade de Uruará, sudoeste do Pará. O acusado foi encontrado em uma vila de quartos no extremo sul do município. O crime teve motivações passionais, pois o acusado não aceitava a separação com a ex-mulher e o relacionamento dela com outro homem.
As buscas pelo homicida tiveram início logo após o duplo assassinato. As vítimas foram mortas a facadas enquanto dormiam. A casa em que estavam Gisele e Uziel foi invadida pelo acusado. Com base em informações de comunidade, os policiais conseguiram localizar o paradeiro de Silvano, que foi localizado pelo investigador da Polícia Civil, Sílvio Alex, e pelos policiais militares - capitão Márcio Abudd e tenente Campos. O preso foi levado para a Delegacia da Polícia Civil para ser interrogado. Em depoimento, ele admitiu ter matado o casal por ciúmes. O acusado disse ainda estar arrependido do crime.
Silvano
Com um curativo na orelha esquerda, Silvano relatou aos policiais que enquanto atacou a facadas Uziel, a vítima lhe arrancou um pedaço da orelha com uma mordida. Detalhista, o criminoso precisou a hora do crime: 7 horas e 14 minutos, o que demonstra a premeditação do crime. Silvano vai responder por homicídio duplo qualificado enquadrado no artigo 121, inciso 2º, parágrafo IV, do Código Penal, cuja pena mínima é de 12 anos e a máxima é de 30 anos.
O duplo assassinato chocou os vizinhos da jovem Gisele. O atual namorado dela ainda chegou a ser socorrido com vida e levado para o hospital municipal da cidade, porém morreu uma hora depois. O corpo das vítimas foram levados para o hospital para realização dos exames cadavéricos. A jovem havia se mudado recentemente para um quarto de aluguel onde morava sozinha. Ela estava separada do marido, Silvano Taboza, há cerca de dois meses, pois o ex-marido era agressivo.

Crime brutal pode ter sido causado por ciúmes do ex-marido



Foto Joab Reis
Aconteceu nesta manhã de terça feira em Uruará um crime que chocou a sociedade. Uma Jovem foi morta à facada por um homem que segundo informações pode ter sido o ex-marido.
Ela e o suposto assassino estariam separados á alguns meses, mas o mesmo não aceitava a separação, e vinha seguindo a vitima.
Uziel Lima
O atual namorado da vitima Uziel Lima Ribeiro de 30 anos, que esta em uma quitinete, também foi ferido no peito com uma facada e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Uruará, e não aguentou os ferimentos e também veio a óbito.
Os crimes aconteceram na Rua Floriano Peixoto nessa cidade por volta das 07h00min desta terça-feira.
Segundo o proprietário da quitinete, no qual a jovem morava sozinha, afirmou que a mesma vivia com muito medo, mas nunca relatou que sua vida corria perigo.
A Polícia se encontra a procura do criminoso ou criminosos do crime brutal.



Polícia Civil desvenda crime do comerciante no Santissimo

Policiais civis lotados na Superintendência Regional do Baixo Amazonas acaba de desvendar o crime de latrocínio ocorrido no último dia 17, em que foi morto um comerciante no bairro santíssimo, em Santarém/PA, e prende dois acusados do crime. Dois ainda estão foragidos.
Os dois elementos apresentados pela PC. Informações e foto de Hitamar Santos.
A dupla faz parte de um bando que matou sem piedade e na maior corvadia no 17 de fevereiro o comerciante Francisco de Assis Sousa.
O acusado foi identificado como José Tarcísio da Costa Santos, 18 anos. Ele é filho do dono de uma casa de festa da cidade, localizada na Avenida Moaçara, bairro Diamantino.

Segundo a polícia, mais três homens participaram do assassinato. Dois deles, Geciclei Nunes Vieira e Gilmar Rodrigues estão foragidos. O outro acusado foi identificado como José Rômulo Pereira. A motocicleta usada no crime foi encontrada dentro da casa de festa. Fato que pode comprovar o crime do comerciante.

Dona Arlene, MÃE NOTA 10, que pagou faculdade da FILHA vendendo TRUFAS em Santarém

" Uma história de comover, e que o Xarope já mais poderia deixar de publicar. Dona Arlene Lima,uma santarena bandalhadora que não mediu esfoços para ajudar a formar a filha Amanda Lima ao curso de Serviço Social. Veja um pouco dessa linda história contada pelo Blog da Cidade".

Dona Arlene e sua simpati que formou sua filha

Dificilmente alguém ainda não tenha visto está simpática senhora pela orla oferecendo suas deliciosas trufas. Arlene Lima, 45, vendeu milhares de trufas por cerca de 04 anos com o objetivo de ajudar a pagar a faculdade da filha Amanda Lima, 23, que finalmente se formou no ultimo dia 22 de fevereiro, no curso de Serviço Social, pela ULBRA, tirando 9.5 em seu TCC. "Deus me iluminou e com a ajuda dEle paguei todas as parcelas e nunca atrasei nenhuma, assim obtive descontos que a ULBRA dá para quem antecipa os pagamentos" disse a mãe emocionada. Assim que pagou a ultima parcela da instituição, a carismática Arlene distribuiu mais de 200 trufas na Orla, em forma de comemoração por ter alcançado seu alvo.
Em seu baile de formatura, Amanda fez uma linda homenagem a sua mãe em seu discurso emocionado feito diante de amigos e familiares. Arlene finalizou a entrevista contando a receita do seu sucesso: "Deus foi maior e ela se esforçou e mereceu. A vida é simples: sonhar, apresentar a Deus, ouvir a sua direção e agir com amor e o resultado virá. Fé e a ação trazem os resultados e a benção de Deus".
Fonte: Blog Cidade de Santarém

Ex-aliado mete a RIPA em Doutor Macedo do DEM

" Revoltado por ter sido abandonado pelo médico conhecido por Doutor Macedo, o seu mais fiel escideiro da campanha para prefeito no município de Belterra conhecido por " Marcão da Aposentadoria" resolveu abrir o BICO e contar os verdadeiros bastidores que envolve o médico e sua esposa, a advogada conhecida por Edna. A postagem foi feita em plena linha da rede Social do Facebook". 

Abaixo veja na íntegra o texto postado por Marcos Silva ("Marcão da Aposentadoria")na rede social Facebook: 
 DESABAFO:

Macedo, alvo de Marcão no FACE
"Amigos e Amigas do Face, acho que a grande maioria dos meus amigos e amigas do Face me conhecem bem, não sou muito de postar coisas no face, mais hoje tive minha paciência esgotada, vou falar de um grupo que se diz UNIDOS POR BELTERRA, ou seja, de política, participei da Campanha de Belterra, sendo que me dediquei à área da flona do tapajós, trabalhei para dois vereadores, Serjão e Auseni, e a prefeito DR. Macedo, na época da campanha meus amigos era muito lindo, serio. Todos eram unidos por um objetivo, faziam planos, expectativas, reuniões, todos corajosos, lutando uma batalha, para um rei, todo mundo era peão , todo mundo se ajudava, faziam promessas ao meus amigos, que não vou citar nomes, “olha se a gente perder tem Santarém tem Mogi dos Campos para agregar todo pessoal” hoje vejo as pessoas que trabalharam na campanha, passando praticamente fome, desespero, medo, angustia, sim pessoas abandonadas pelo rei, e seu conselheiros, eu falo Dr.Macedo e João rocha, sim na época o líder maior que conduziu seus súditos era brabo, não aceitava opinião de ninguém, fazia o que sua cabeça mandava. E todos eram obrigados a aceitar, estou falando isso porque quero que vejam que doamos sangue, espírito, ate a alma para pessoas que nem si quer atende telefone, antes atendiam todos, hoje atendi o
Marcão abriu o VERBO contra o médico político
s escolhidos, tem pessoas que mataram de trabalhar e hoje são esquecidos,candidatos a vereadores que perderam, são deixados pra La, estão sem emprego, sem o rancho, vendendo o almoço pra comprar a janta, e ainda estão sendo perseguidos pelo atual governo, professores, sendo mandado pra mata para dar aula, funcionários sendo demitidos, porque apoiaram o Dr. Macedo. Venho não pedir para mim e sim para o grupo, de pessoas que hoje estão, esquecidos, CADE O ALEXANDRE IVON, CADE O PREFEITO DE MOJUI DOS CAMPOS, QUE FALAVAM, ou será que e mais uma promessa de político, sim eu falo cadê LIRA MAIA que João Rocha tanto falava, que tem o telefone particular Cadê o DR> Macedo que antes atendia todo mundo, cadê o Sergio o articulador da Campanha, cadê João Rocha! Hoje nem dormi com tanta raiva de nossos lideres colocarem uma ilusão na cabeça das pessoas, ILUSÃO NÃO MATA FOME, FALÇAS PROMESSAS NÃO PAGAM A CONTA DE ENERGIA, AMIZADE E SO PRA SABER DA VIDA DO OUTRO, esse grupo UNIDOS POR BELTERRA não existe mais, existe agora cada um por si e DILMA PRA TODOS. Se continuarem assim o Democrata de Belterra vai se resumir a 10 pessoas. DR. Macedo, João Rocha, Sergio Correia, olhem para as pessoas que perderam seu sono para andar com vos casa por casa, pessoas que dormiram na mata, para ficar vigiando tambores de gasolina, pessoas que foram ate ameaçadas de morte, por que o apoiavam, pessoas que deram sua cara a tapa, para defender o Dr. Falo e repito, essas pessoas estão abandonadas. LIDERES ACORDEM! Por que senão pode ser tarde, se essa realidade não mudar, mudem para outra cidade. Acorde, João rocha, Macedo, acorde EDNA, risadinha o povo já ta cansado, espero não ter falado besteira, pois sei que não gostam das minhas idéias, mais peso para o pessoal que trabalharam pra vos, de graça. Não olhem pra mim olhem para o pai de família que não tem o dinheiro de comprar o pão, olhem para as pessoas que a Celpa massacra, olhem para as mães de família que vestiram o 25, olhem para os doentes como olhavam antes, olhem para o pai desempregado, e parem de olhar o próprio bolso. Não falo Mal simplesmente falo a verdade." 
Continui lendo, agora em miúdos..