terça-feira, 26 de julho de 2022

’Macucauá: Celebrar a vida’ e ‘Amor que faz a tradição’ são temas dos Botos para o Çairé 2022


Este ano, as apresentações dos Botos serão em dias diferentes
Os Botos Cor de Rosa e Tucuxi já apresentaram os temas para o festival, no Çairé 2022. ‘Macucauá: Celebrar a vida’ é o tema do Boto Cor de Rosa, que será apresentado no dia 16 de setembro (sexta-feira), no Lago dos Botos.
Para o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Wanghan, a apresentação do tema já é uma prévia do que a população vai apreciar em setembro. “Foi uma noite linda e agora os brincantes vão trabalhar mais nas coreografias. Esse ano nosso tema será ‘Macucauá: celebrar a vida’, porque queremos levar alegria para o povo e mostrar nossa cultura. Além disso, queremos destacar o poder que a arte pode fazer na vida das pessoas. Por dois anos não apresentamos por conta da pandemia, agora vamos voltar com toda força e amor que temos”, destacou.

Já o Boto Tucuxi este ano vai defender o tema “Amor que faz a tradição”. Segundo o presidente Toninho Araújo, serão feitas várias homenagens e uma delas será para um dos fundadores do Boto Tucuxi, o Mestre Chuica. “Para este ano, prometemos realizar um espetáculo, levando em consideração que a tradicional disputa dos botos no Çairé não aconteceu por conta dos problemas enfrentados pela pandemia, o que causou muitos malefícios para as agremiações e para própria população conterrânea. No entanto, a diretoria não se deixou abalar, contando com um grandioso time que irá defender seus respectivos itens”, frisou.
Novo Formato
Este ano, o Festival dos Botos será realizado em dois dias. A apresentação da Associação Folclórica Boto Cor de Rosa será no dia 16 de setembro (sexta-feira), e do Grupo Sociocultural Boto Tucuxi no dia 17 (sábado).
Çairé
A Festa Çairé é considerada por muitos estudiosos a maior expressão cultural da Amazônia. Congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, com o confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que foi introduzido na festa em 1997.
O Çairé está sob a responsabilidade da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém. A programação será realizada no período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, em Santarém|PA.
Assessoria de Imprensa
Ailanda Tavares (93) 99164 9484
Fabriane Ramos (93) 99200 0828


Prefeitura de Santarém lança licitação para duplicação de trecho municipalizado da Br-163

A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, vai dar início à duplicação em trecho
municipalizado da Br-163, compreendido entre as avenidas Tancredo Neves ao viaduto da Fernando Guilhon. Na segunda-feira (25) foi publicado o edital da licitação para a escolha da empresa especializada para tocar o serviço. O processo licitatório será na modalidade concorrência pública, tipo menor preço.
O trecho urbano de 8 quilômetros da Br-163, da Serra do Piquiatuba até a Av. Tapajós, foi municipalizado pelo DNIT no dia 15 de dezemvro de 2022, passando sua jurisdição para o município de Santarém. Essa obra é a primeira etapa da duplicação.
O recebimento das propostas com documentação de habilitação e proposta financeira ocorrerá no próximo dia 24 de agosto, às 10h00, na sala de licitações do Núcleo de Licitações e Contratos da Seminfra. O edital e seus anexos estão disponíveis do site da prefeitura (www.santarem.pa.gov.br), no site do TCM - Geo Obras (www.geoobras.tcm.pa.gov.br/cidadao). Os projetos também poderão ser retirados por meio magnético, presencialmente na própria Secretaria de Infraestrutura.

Radialista Hélio Nogueira de Santarém é denunciado à Justiça pela prática de discurso de ódio e racismo

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na segunda-feira (18/7) com duas ações contra o radialista Hélio José Nogueira Alves pela prática de discurso de ódio e racismo contra indígenas e quilombolas de Santarém, no oeste do Pará.
Em um dos vários ataques feitos este ano pelo radialista, Nogueira disse que indígenas têm que ser “extirpados” da região.