quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GAFE DA FOTO


Foto de Sargento é trocado pela do Coronel Acusado
Sargento Bezerra é gente BOA!
Essa semana inocentemente republicamos matéria que acusava o comandante da PM de Itaituba Tem. Col. Julimar por assédio sexual e moral, até ai tudo bem, porém a foto colocada na denuncia inexplicavelmente não era do acusado e sim do Sargento da PM Bezerra que trabalha no município de Monte Alegre, aliás, em programas com menores naquele município, aonde presta relevantes serviços à comunidade.

Diante disso, mesmo não sendo o autor da Gafe da Foto estamos pedindo desculpa publicamente ao policial que com todo carinho e respeito nos pediu.
Veja a verdadeira história e foto do Tenente Coronel.

Comandante da PM de Itaituba denunciado por assédio sexual

Ten. Cel. Julimar foi denunciado pela mãe de uma das vítimas

Ten. Cel. Julimar foi denunciado pela mãe de uma das vítimas
Ten. Cel. Julimar foi denunciado pela mãe de uma das vítimas
Duas policiais militares femininas, das iniciais NLC e DKl denunciaram no CPRX e ao Ministério Público de Itaituba, Oeste do Pará, o comandante do 15º BPM de Itaituba, Ten. Cel. Julimar Gomes da Silva, por crime de assédio moral e sexual. As duas policiais militares, que são soldados e já estão há três anos na Polícia Militar, denunciaram histórias de verdadeiro terror psicológico que passaram nas mãos do Comandante.
Durante 9 meses elas teriam  sofrido  forte pressão de assédio, de tal gravidade que uma delas precisou se internar durante quatro dias na Policlínica Santana, com atendimento do psicólogo Dr. Maicon, ocasião em que a policial perdeu mais de cinco quilos nesse período.
Em Santarém as policiais militares foram atendidas pela psiquiatra Dra. Gisele, que diagnosticou que uma delas está com Síndrome de Pânico em face das pressões que teriam sido feitas pelo Comandante. A mãe de uma das PMs foi quem deu entrada na Justiça denunciando o comandante, que estaria promovendo assédio moral e sexual, criando um clima danoso a saúde física e psicológica das policiais, que para preservar a honra e dignidade, repudiaram os assédios quando passaram a sofrer mais ainda pela  atitude firme e corajosa.
Até mensagens indecorosas pelo celular o Ten. Cel. Julimar Gomes da Silva teria enviado para uma das policiais assediadas. Elas deram entrada nas denúncias no dia 19 de outubro de 2012, no CPRX de Itaituba e, no dia 25 de outubro do mesmo ano formalizaram a denúncia no Ministério Público. Já no dia 31 janeiro deste ano, aconteceram as primeiras audiências do inquérito policial em Itaituba, quando elas foram ouvidas pelo Ten. Cel. Santiago, a pedido da Promotoria Militar que está investigando a fundo todas as denúncias formuladas pelas vítimas.
A mãe de uma das policiais quer que tudo seja rigorosamente apurado e que o Comando Geral da Polícia do Estado tome as devidas providências, já que considera um absurdo tudo que vem ocorrendo ilegalmente no 15º BPM de Itaituba,  visto pelo comando como procedimento normal e nada estivesse acontecendo.

Por: Nazareno Santos

Iniciadas as atividades do primeiro doutorado da região Oeste do Pará



Ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2013 a aula inaugural do primeiro curso de doutorado da região Oeste do Pará, o Programa de Pós-graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da UFOPA, em Santarém. O evento, ocorrido no Auditório do Campus Tapajós, teve a participação de doutorandos da primeira turma, professores permanentes e colaboradores do curso, pró-reitores da UFOPA, convidados de outras instituições e comunidade acadêmica.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Dr. Marcos Ximenes, proferiu o discurso de abertura do doutorado, que, para ele, representa um momento histórico para a universidade. Segundo o professor, os programas de pós-graduação estimulados p
ela UFOPA estão alinhados às políticas nacionais para a área, que têm como uma de suas preocupações o desequilíbrio nacional. “A pós-graduação está concentrada no Sul e no Sudeste do Brasil. Criar programas de pós-graduação na região significa um passo muito forte na política nacional”. Ele citou, ainda, como elementos importantes a formação de recursos humanos para atender à demanda dos grandes programas do país, desenvolvendo políticas públicas em diversos setores, e para a atividade produtiva, tornando o país mais competitivo.
Professor associado da UFOPA, o Dr. David McGrath faz parte do quadro de docentes do doutorado. Sua intenção é trazer a experiência da abordagem interdisciplinar que ajudou a desenvolver no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Vim aqui com a expectativa de adaptar aquele modelo à realidade desta região, onde trabalho há 20 anos com vários tipos de iniciativas. Eu vejo o doutorado como uma oportunidade de trazer essas experiências para a sala de aula, e da sala de aula, com os projetos dos alunos, contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, disse. Segundo ele, uma das diferenças fundamentais é que o NAEA tem foco na Bacia Amazônica, enquanto na UFOPA o enfoque será na Bacia do Tapajós, no Oeste do Pará, dentro do contexto da Amazônia e do Brasil.

Exclusivo:Diretora da SESPA Eliane Miranda acusada de desvio de verbas e outras falcatruas


Da redação do Blog do Xarope
No mesmo dia (25.02.2012) em que o médico Edson de Araújo Alves Ferreira foi exonerado do cargo de diretor da SESPA em Santarém, outra portaria nomeava novamente a farmacêutica bioquímica Eliane Caldas Miranda pra o cargo. Ela é filiada no PSDB, partido do governador Simão Jatene e do atual prefeito Alexandre Von, e que ainda tem o deputado federal Lira Maia como padrinho.  

Ela divide opiniões na mídia. Uma hora é a competente diretora, mas outra hora está às voltas com denuncias de desvios de verbas e improbidade administrativa. Há alguns anos atrás, teve inclusive a Policia Federal praticamente acampada na secretaria investigando várias denuncias sobre sua administração, mas parece que sem resultados nenhum.


Eliana Miranda com o secretário de Saúde do Estado Hélio Franco

AGORA outra denuncia vem à tona novamente colocando em xeque a honestidade da atual diretora Eliane Caldas Miranda. Um grupo de funcionários organizados e marginalizados por ela resolveu abrir a boca e contar o que vê lá dentro da SESPA. De posse de um calhamaço de notas, relatórios e comprovantes de despesas, confirmam que Eliane não está brincando de diretora não. “Ela quer mesmo é ficar rica aproveitando o dinheiro público, se ainda não está”, diz um deles.

Não vamos divulgar os nomes de ninguém para evitar retaliações dentro da instituição. Afinal dizem que ela não perdoa quem não está do seu lado, inclusive agindo com truculência. Suspeitam que Eliane Miranda venha agindo de má fé, “fazendo absurdos dentro do 9º Centro Regional de Saúde (SESPA), em Santarém e região”. O grupo que esteve no QG DO XAROPE conta que em novembro do ano passado foi feita uma compra de material de expediente no valor de 200 mil reais. Apenas 50% desse material foram entregue à senhora Maria da Silva (nome fictício) do almoxarifado que segundo as denuncias é conivente da diretora com as falcatruas realizadas por lá. A outra metade (50%) foi repartida entre duas assessoras de confiança de Eliana Miranda que fazem parte do grupo de apoio da diretora. Esse material teria sido comprado inclusive em Belém sem licitação pelas acima citadas.

Hoje muitos por lá, não tem sequer sabão para lavar as mãos de tão imunda que estão. Os banheiros sem manutenção, e pior, sem papel higiênico.

Contam ainda que funcionários ligados diretamente à diretora vez ou outra, recebem diárias e mais diárias de viagens que nunca são realizadas. “Somente no papel, sendo que os valores em espécie sempre caem na conta deles, enquanto outros que realmente viajam e não recebem sequer ajuda de custo”, dizem.  

Funcionários denunciantes afirmam que estranham sobre o porquê que até hoje ela ainda não foi punida por falcatruas denunciadas. “a gente acha que ela tem o poder de persuasão tão grande que acaba convencendo os demais de que ela não fez aquilo. Ou ela compra o pessoal, como sempre costuma fazer. Pois dinheiro é o que não falta na SESPA”, desabafa um deles.

Informam que são, ao todo, vinte e sete contas bancárias que movimentam o dinheiro enviado pelo Mistério da Saúde para a manutenção dos programas de saúde nos municípios da região Oeste do Pará, sendo que o menor valor às vezes chega em torno de 500 mil reais. Dinheiro este que duvidam que esteja senda sendo aplicado corretamente. “A assessoria técnica os 19 munícipios reclama da falta, além de que a capacitação que também é responsabilidade da SESPA faz três anos que não acontecem sequer um evento”, reclama.

Diz também que um bloco de denuncias foi entregue a um candidato a vareador do PT pelos funcionários revoltados com a atitude de improbidade dentro do órgão, mas este teria se apropriado do material e acabou recebendo ajuda financeira para sua campanha derrotada nas ultimas eleições.

Muitas denúncias já foram feitas. Mas, “as auditorias nunca são concluídas”, denuncia outro, “ou ela aborta ou suborna” completa. Enquanto os programas de saúde não acontecem por falta de recursos como sempre alega a diretora. Igualmente, eles reclamam dos maus tratos expelidos pelo estresse diário que é conviver com a diretora, sofrido pela maioria dos funcionários que já não aguentam mais tanta “sacanagem” praticados por ela, segundo as denuncias.  
Eliana Miranda não foi encontrada para se defender das acusações feita contra sua pessoa.