terça-feira, 8 de agosto de 2017

SANTARÉM: Operação “Perfuga” resulta em prisões e buscas de documentos



A Polícia Civil, Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), e Ministério Público Estadual, em Santarém, com auxílio do Centro de Pericias Científicas Renato Chaves, deflagraram na segunda-feira (7) a Operação Perfuga, para apurar crimes de peculato, falsificação de documento público, corrupção e associação criminosa, envolvendo agentes públicos. Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e cinco de condução coercitiva.
A operação decorreu de dois inquéritos policiais instaurados para apurar contratação de “servidores fantasmas” pela Câmara de Vereadores e desvio de combustível, referente ao período da presidência do vereador Reginaldo da Rocha Campos. A investigação da polícia Civil em relação aos “servidores fantasmas”, cruzou-se com a investigação do Ministério Público em Santarém relacionada ao desvio de combustível na Câmara de vereadores, na gestão de Reginaldo Campos.
Em virtude do comprometimento dos servidores da Sespa, em Santarém, houve determinação judicial para afastamento dos envolvidos até a conclusão das investigações. Foram cumpridas duas prisões preventivas, incluindo o vereador Reginaldo da Rocha Campos, seis temporárias, cinco conduções coercitivas, além de buscas em residências e na Câmara de vereadores de Santarém.Foi apurado ainda que o vereador Reginaldo Campos, também por meio de servidora pública - Sarah Campinas, lotada na Sespa em Santarém, conseguia marcação de consultas médicas, burlando a fila, tudo voltado para questões políticas-partidárias. As demandas eram repassadas para a técnica em enfermagem, que providenciava o agendamento por meio de outros servidores do Setor de Regulação. A servidora recebia salário da Câmara Municipal sem prestar serviço, vinculada ao vereador Reginaldo da Rocha Campos. A partir dessa investigação foram evidenciados outros casos de “servidores fantasmas”, todos atrelados ao mesmo vereador.
Outro inquérito apura o desvio de recurso público na distribuição de combustível durante a gestão do vereador Reginaldo da Rocha Campos na presidência da Câmara. Em 2016, foram gastos R$363.458,95 em combustível, sendo que a que a Câmara possui somente dois carros e uma motocicleta, e utilizou 958 diárias de veículos locados. A investigação iniciou por procedimento da 9ª Promotoria de Justiça de Santarém, solicitando que a Câmara informasse o ato normativo que embasava a distribuição de combustível, quando não utilizado em carro oficial.


Foi encaminhada em 13 de julho de 2017 ao MP, a Portaria 001/2015, assinada pelo então presidente Reginaldo Campos e demais integrantes da Mesa Diretora. No ano de 2017, foi editada uma Resolução com teor semelhante ao da Portaria, resultando no ajuizamento de ACP com pedido de liminar para suspensão imediata dos efeitos da Resolução. Foi requisitada, na época, a relação dos beneficiários a partir do ato normativo, sem prestação da informação. Nos cupons fiscais de abastecimento foi verificada pouca referência aos números das placas, mas somente o horário, com abastecimentos noturnos e nos finais de semana, portanto, fora do horário de funcionamento da Câmara. 
Na busca, apreenderam-se documentos em residências de servidores, e que deveriam estar na Câmara Municipal. O promotor de justiça José Augusto Nogueira Sarmento, que comandou a operação pelo Gaeco, informou que todo o material já foi encaminhado ao Centro de Pericias Renato Chaves. O nome da operação- “Perfuga”, significa, em latim, “o desertor”, ou “aquele que abandona suas convicções, sua religião, seu compromisso ou a causa de que era defensor”.
Lila Bemerguy, de Santarém/ Fotos: Gaeco e Blog do Jeso

MP acompanha cumprimento das condicionantes de Belo Monte em Altamira

O Grupo de Atuação Especial de Belo Monte (Gabem), instituído pela Procuradoria-Geral de Justiça para a tutela coletiva das demandas desencadeadas pelos impactos socioambientais causados pela implantação da obra e funcionamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, reuniu nesta terça-feira (8), na cidade de Altamira.
Sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), por meio da promotora de Justiça Myrna Gouveia, o Gabem retomou os trabalhos de monitoramento das medidas de abrandamento e compensatórias, demandadas nas condicionantes do licenciamento ambiental, bem como, dos projetos de desenvolvimento propostos para a região.
O procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, participou ativamente dos debates, contribuindo com as discussões e apoiando as deliberações e atividades propostas pelo Grupo.
A reunião se estendeu durante a manhã e a tarde desta terça-feira, sendo um importante passo para o planejamento da atuação do Ministério Público na região.
Estiveram presentes ao encontro e participaram dos debates os promotores de justiça Sumaya Pereira (Cao Cível), José Godofredo Santos (Caoma), Antônio Manoel Dias (Altamira), Thiago Sanandres (Altamira), Helem Talita Bedim (Altamira), Bruna Rebeca Moraes (Altamira), Daniel Bona (Altamira), Sabrina Daibes Sanchez (Altamira), Vanessa Ribeiro (Brasil Novo), Daliana Souza (Medicilândia), Pedro Brasil (Uruará/Placas), Bruno Freitas (Anapu/Pacajá), Ducival Pereira (Senador José Porfírio), Juliana Félix (Porto de Moz) e David Pinheiro (Gurupá).  
Texto e fotos: Cao Cível e Caoma
Edição: Assessoria de Comunicação

AVC mata Empresário que recebeu dois balaços de bandidos em Santarém

O empresário Bené do supermercado Baratotal
Faleceu nessa terça-feira, vítima de um fulminante AVC, o empresário Bené do Supermercado Baratotal.
O empresário sentiu fortes dores de cabeça, e foi levado a UPA, e em seguida para o Hospital Municipal de Santarém, onde veio a óbito na UTI.
Boné vinha se sentido mal, desde que foi assaltado no dia 10 de maio, no bairro da Matinha, ocasião que levou dos tiros dos assaltantes. Na época, ele foi levado até o (PSM) Pronto Socorro Municipal, e conseguiu sobreviver. Porém, vinha sentido muitas dores na cabeça e depressão.
O empresário era muito conhecido em Santarém, e deve ser sepultado nessa quarta-feira.
Blog do Xarope com informações do Blog do Carpe

A TENTAÇÃO PROCURA ATACAR OS NOSSOS PONTOS FRACOS

Resultado de imagem para A TENTAÇÃO PROCURA ATACAR OS NOSSOS PONTOS FRACOSEle dizia que Sara, sua mulher, era sua irmã. Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si. Gênesis 20.2
Diz a Palavra de Deus que, quando Abraão morou em Gerar, dizia que Sara era a sua irmã e não a sua mulher.
Ele tomou esta atitude porque Sara era muito bonita e, então, ficou com medo de dizer que ela era sua esposa, supondo que o rei iria matá-lo para ficar com ela.
O fato de ele ter dito esta mentira levou o rei daquele lugar a tomar Sara para si, porém a verdade acabou aparecendo e, depois de tudo esclarecido, o rei acabou devolvendo Sara a Abraão.
O que gostaríamos de focar neste texto é o fato de Abraão ter mentido e, tendo em vista ele já ter se utilizado deste procedimento anteriormente, chegamos à conclusão de que todas às vezes que ele se sentia em perigo, ficava tentado a agir assim.
Este texto serve para nos mostrar que até um homem como Abraão, um dos heróis da fé, pode cair quando se vê tentado em um de seus pontos fracos.
Isto mesmo, todos nós temos os nossos pontos fortes e fracos e entendamos como fortes e fracos aqueles pontos do nosso caráter que formam o conjunto de características relativo à nossa maneira de agir e de reagir, ou seja, o grupo de qualidades e defeitos que determina a nossa conduta moral.
No caso de Abraão um de seus pontos fracos era a mentira, ou seja, toda a vez que ele se via pressionado por algum motivo utilizava-se desse expediente para tentar resolver a situação.
Onde estamos querendo chegar? O que estamos pretendendo? A resposta é mostrar que o inimigo explora os nossos pontos fracos para conseguir o seu intento, ele nos tenta justamente naquelas questões onde não somos muito firmes e podemos fraquejar.
Por exemplo, se temos o “pavio curto” ele nos tentará em situações em que venhamos a perder a calma, se temos facilidade em mentir, como Abraão, ele nos tentará nos jogar em situações em que essa atitude seja uma saída, isto é, ele sempre irá explorar os nossos defeitos.
Então o que fazer? Em primeiro lugar ter a consciência do que ele sempre pretende e lutarmos para evitar cair na cilada e em segundo lugar procurarmos evitar todas as situações em que possam aflorar esse nosso lado negativo, tendo em mente que isso faz parte da essência do nosso caráter e, sendo assim, é melhor fugirmos do que acharmos que conseguiremos resistir à tentação, pois, infelizmente, não conseguiremos.