segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Tribunal decide manter na cadeia policiais acusados de integrar facção criminosa

Os desembargadores integrantes da Seção de Direito Penal, em reunião realizada nesta segunda-feira, 29, à unanimidade de votos, mantiveram a prisão dos policiais militares Josafá Pinheiro da Silva, Jonas Cardos Farias e Rony Marcelo Alves Paiva e de Railson Oliveira da Luz, denunciados pelo Ministério Público como integrantes de organização criminosa atuante no Município de Itupiranga.
Tribunal manteve na cadeia os policiais  militares acusados de fazer parte de facção criminosa
Ao todo, o MP denunciou nove pessoas, que estariam envolvidas em uma série de homicídios e de tentativas de homicídio. Dentre os referidos crimes, está a execução do conselheiro tutelar Rondinele Salomão Maracaípe, ocorrida em janeiro de 2017.
Rondinele Salomão 
A defesa dos acusados alegou a ocorrência de constrangimento ilegal por falta de justa causa na decretação da prisão preventiva, negando a participação no grupo de extermínio, afirmando ainda tratar-se de pessoas idôneas. 
No entanto, a relatora do Habeas Corpus, juíza convocada Rosi Maria Farias, analisando as informações prestadas pelo Juízo de Itupiranga, entendeu estarem as prisões devidamente fundamentadas na garantia da ordem pública, da aplicação da lei penal e da instrução criminal.

Justiça manda soltar delegado e dois policiais civis acusados de cobrar dinheiro

A Seção de Direito Penal concedeu , à unanimidade, liberdade provisória ao delegado da Polícia Civil Bruno Fernandes de Lima, e aos investigadores Cláudio Márcio do Nascimento e Sérgio de Sousa Lago, que respondem à ação penal sob a acusação de suposta associação criminosa que atuava na comercialização de bens apreendidos e não registrados no sistema da Polícia Civil. 
Os três acusados deverão cumprir medidas cautelares, que deverão ser definidas pelo Juízo de Canaã dos Carajás.

A relatora do Habeas Corpus, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, acatou os argumentos da defesa, entendendo que os civis denunciados pelo Ministério Público não oferecem risco à ordem pública nem à instrução processual, considerando estar essa na fase final, restando a oitiva de apenas uma testemunha.
Conforme os autos do processo, as acusações abrangem a prática de crimes de peculato e corrupção passiva e ativa. O suposto esquema criminoso caracterizava-se em vender bens alheios apreendidos, em geral motocicletas. A acusação também aponta a não lavratura de autos de prisão em flagrante mediante pagamentos.

Briga de presos em cadeia do Ceará deixa 10 mortos

Dez presos foram mortos na manhã desta segunda-feira (29) durante uma rebelião na cadeia pública de Itapajé (CE), a 125 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. 
O motim começou por volta das 8h30 (horário local), de acordo com a Polícia Militar (PM), opondo detentos de facções rivais.

De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), Cláudio Justa, o conflito teria ligação com a chacina ocorrida no sábado, na capital, quando catorze pessoas foram mortas a tiros numa casa de forró, no bairro Cajazeiras.
De acordo com Justa, a rebelião desta segunda já foi controlada. Para tanto, foi preciso pedir reforço policial às cidades vizinhas, como Irauçuba, Uruburetama, Umirim e Itapipoca.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) ainda não se manifestou sobre o assunto. Apenas confirmou que houve o conflito, mas ainda não revelou o número de mortos e feridos.
Na noite deste domingo, a situação da Segurança Pública no Ceará foi motivo de troca de críticas públicas entre o governador, Camilo Santana (PT), e o governo federal, representado pelo ministro da Justiça Torquato Jardim. Após uma reunião com entidades do sistema de Justiça, Santana cobrou “ações mais efetivas do governo federal em relação ao crime organizado e ao tráfico de drogas” e atribuiu à ineficácia do governo federal os problemas que o Ceará enfrenta com facções criminosas.

Santareno Eliélton marca no final do jogo, e Remo vence de virada no clássico do Parazão

A virada de 2x1 do Remo sobre seu principal rival, o Papão que saiu na frente com Diego Ivo, foi o principal assunto desta segunda-feira na capipal paraense. Mas o golaço do santareno Elielton aos 47 do segundo tempo, não ficou atrás. 
Elielton, que havia acabado de entrar no confronto, fez o que quis com a zaga do Paysandu e marcou o gol da virada remista: 2 a 1.
Elielton entrou aos 46 e marcou o gol da vitória aos 47. (Foto: Fábio Will/Ascom Remo
O clássico Re-Pa de número 742 terminou com a vitória do Remo, de virada, por 2 a 1 diante do Paysandu, em confronto realizado na tarde deste domingo, no Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém, debaixo de muita chuva e com um grande público. 
Os bicolores saíram na frente com Diego Ivo, no primeiro tempo. Na segunda metade da partida, Isac e Elielton, no último minuto, fizeram os gols que deram a vitória ao time azulino (Clique e veja os gols).
Com o resultado, o Paysandu segue na liderança do Grupo A1 com nove pontos. O Remo tem a mesma pontuação e também é líder no A2. O Leão volta a campo na próxima quarta-feira, diante do Manaus, na Arena da Amazônia, no Amazonas, a partir das 21h, pela Copa Verde. O Papão joga um dia depois, na quinta-feira, quando enfrenta o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, no Rio Grande do Sul, às 20h30, pela Copa do Brasil. As partidas estão no horário de Belém.

Cantor Leonardo nega autoria de áudio no WhatsApp com críticas a Lula

O cantor Leonardo negou ser o autor de um áudio atribuído a ele, que circula no WhatsApp e que tem no conteúdo críticas ao ex-presidente Lula.
“Alô, meu povo brasileiro. Quem fala com vocês é o cantor Leonardo. Eu, como pecuarista e produtor rural desse Brasil, estou aqui comemorando que a casa do Lula caiu, todo mundo está feliz. E hoje, aqui na fazenda Talismã, nós vamos comemorar bebendo todas. E o Lula também vai beber, vai beber igual a um condenado, só que na cadeia”, diz o áudio.
Em vídeo publicado na rede social, o sertanejo diz que não julga políticos e que "não tem nada a ver com isso", referindo-se ao áudio. "Eu só torço para que o nosso Brasil seja bem melhor do que está, porque nós merecemos", afirma.
Confira o vídeo: