quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GUILHOTINA DA LEI

EX-PREFEITO DE URUARÁ TEM RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO NEGADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.


O ex-prefeito de Uruará, Mário Antônio Matias Lobo (PSDB), teve o recurso de reconsideração, que interpôs contra o Acórdão TCU - 5667/2010, não admitido pelo TCU – Tribunal de Contas da União (Acórdão 7697/2011 em 13/09), que alegou descumprimento do Art. 32, parágrafo único, da Lei 8.443/92, c/c os arts. 143, IV “b” e 285, § 2º, do RI/TCU.
O ex-prefeito uruaraense teve suas contas julgadas irregulares pelo TCU em 2010 (rejeitadas), não recorreu da decisão em tempo hábil (transitou em julgado) e agora tentava, desesperadamente, que o TCU admitisse a entrada do seu recurso de reconsideração para poder candidatar-se em 2012. A manobra não deu certo e o PSDB de Uruará terá que procurar outro candidato para disputar a eleição ou apoiar alguém de outro partido.

Homenagem ao cardiologista emociona familiares e amigos


"A cerimônia contou com a presença de mais de 60 pessoas".

Para homenagear o cardiologista Paulo Jennings que desapareceu nas águas do Rio Amazonas ao dar um mergulho, familiares e amigos do médico foram até o local nesta manhã (12) demonstrar o carinho por Jennings lançando flores, balões, velas em cuias e barquinhos de buriti no leito do rio.
A cerimônia contou com a presença de mais de 60 pessoas. Amigos, familiares e moradores da comunidade Januária participaram cantando músicas. A contribuição dos comunitários de Pinduri foi a contação de ‘causos’ do Dr. Paulo Jennings.


Amigos e família destacaram o espírito solidário do médico, mas ressaltaram que a lembrança principal será a alegria e a missão de servir ao próximo. Foi cogitada a possibilidade de criação de uma ONG com o Nome de Paulo Jennings. A ideia é continuar com o trabalho desenvolvido pelo médico - dar apoio para os santarenos que tem que se deslocar para São Paulo em busca de tratamento de saúde.

Um dos médicos que vieram para essa pescaria na Amazônia colocou-se a disposição para ajudar na capital paulista. Não foi possível o pastor e o padre estarem presentes, mas a família e amigos fizeram orações e agradeceram pela vida do médico. “Os comunitários desta região, falaram que aqui entre estas três ilhas existe um "encante", então prefiro acreditar que o tio Paulo não morreu, ele está encantado", disse Dr. Erik Jennings, primo do médico, a quem chamava de tio.

Laudo divulgado

Homem encontrado morto pode ter sido assasinado

"De acordo com o delegado de Polícia civil, Djalma Pereira, o documento aponta que ele sofreu agressões antes de morrer"

Laudo de corpo encontrado ao lado do cemitério é divulgadoSantarém - O Instituto Médico Legal (IML) entregou a polícia nesta terça-feira (11) o laudo sobre a causa da morte do homem que foi encontrado jogado na calçada ao lado do cemitério.
Apesar do laudo não esclarecer os motivos exatos, a suspeita é que o homem conhecido por Marco Antonio, 39 anos, tenha sido vítima de assassinato. De acordo com o delegado de Polícia civil, Djalma Pereira, o documento aponta que ele sofreu agressões antes de morrer.
“A descrição dos hematomas, dos baques, diz que ele recebeu baques de ação contundentes, e ele morreu de traumatismo craniano, mas não diz que foi proveniente das agressões sofridas antes da sua morte.”

“A descrição dos hematomas, dos baques, diz que ele recebeu baques de ação contundentes, e ele morreu de traumatismo craniano, mas não diz que foi proveniente das agressões sofridas antes da sua morte.”

A polícia civil informou que está coletando depoimentos de novas testemunhas e deverá observar um vídeo que exibe o momento em a vítima teria sido espancada.
Até o momento as investigações levaram a informação de que um dos principais suspeitos pode ser o homem conhecido por ‘galo cego’.

Estamos de OLHO!


PRÉ CONFERENCIA DA EDUCAÇÃO MOVIMENTA O DESTRITO DE BRASILIA LEGAL

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO DO MUNICIPIO DE AVEIRO ESTA REALIZANDO POR TODO ESSES MESES AS PRÉ CONFERENCIAS EDUCACIONAIS POR POLO, PARA DESCURTIR DE FORMA DEMOCATRICA AS DEMANDAS EDUCACIONAIS DO MUNICIPIO, POIS ENTENDEMOS QUE ASSIM ESTAREMOS CONTEMPLANDO TODAS AS UNIDADES EDUCACIONAIS.
A CONTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É UM PLANO ESTRATÉGICO QUE AUXILIA E ORIENTA AS DECISÕES E AS AÇÕES DE TODOS OS SEGMENTOS EDUCACIONAIS DO MUNICIPIO, RESPEITANDO O PRINCIPIO CONSTITUCINAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PUBLICO, VISANDO ATENDER OS ANSEIOS DA COMUNIDADE LOCAL.

COM AS DISCUSÕES ESTAREMOS FORTALECENDO O PAR ( QUE UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO), O ONDE DIRENCIONAMOS AS DEMANDAS EDUCACIONAL DO MUNICIPIO.

A PRE CONFERENCIA EM BRASILIA LEGAL FOI MUITO PRODUTIVA, POIS TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO INTEGRAL DE TODOS OS PROFESSORES E COMUNITARIOS DAQUELE PÓLO. O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFESSORES GILMAR LIRA, FEZ A ABERTURA DOS TRABALHOS E FALOU DA IMPORTACIA DO ACONTENCIAMENTO E FALOU TAMBEM QUE O PREFEITO RANILSON PRADO TEM CONTRIBUIDO DE UMA FORMA IMPAR PARA QUE TUDO ACONTEÇAR DE FORMA LIMPA E TRANSPARENTE, POIS ESSE GOVERNO TEM A RESPOSABILIDADE COM A EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO, AGRADECEU A PRESENÇA DE TODOS QUE ESTAVÃO PARTICIPANDO DA PRÉ CONFERENCIA. ALÉM DO PREFEITO, ESTIVERAM PRESENTES AS VEREADORAS NEIDE MOURA E CONCE SANTIAGO.
 
MANAUS APÓIA ESTADO DO TAPAJÓS
SOMOS IRMÃOS DO ESTADO DO TAPAJÓS, MAS NÃO SOMOS DO PARÁ


Evento Canta Tapajós em Manaus‏
No próximo dia 21 de outubro a UNASP- União das Associações Paraenses em Manaus, realizará no Amazon City Hall às 22 horas, um evento denominado Canta Tapajós, para comemorar o aniversário de Manaus e divulgar informações sobre o plebiscito que ocorrerá no Pará dia 11 de dezembro. No evento se apresentarão artistas regionais, entre eles estão: Cristina Caetano, Val Luc, João Otaviano, Nicolas Junior, Banda Amazon Beach, Nelson Vinenci e muito mais.
Em Manaus, segundo os últimos levantamentos do IBGE, moram mais de 300 mil paraenses oriundos principalmente do oeste do Pará. Segundo os depoimentos de quem veio morar no Amazonas, um dos motivos para essa migração se dá por conta da falta de oportunidades na terra natal. Hoje o Pará vive um momento histórico ao passar por um processo democrático em que o povo decidirá no dia 11 de dezembro se divide ou não o estado em mais duas novas unidades federativas, o Tapajós e Carajás. Aqui em Manaus a mobilização está intensa por parte dos paraenses que ainda sonham em um dia voltar para suas terras caso seja criado o Estado do Tapajós.
A expedição “Revisitando cultura e biodiversidade entre o rio e a floresta: do Guamá ao Tapajós” sairá de Belém rumo a Santarém hoje, dia 13, e contará, pela primeira vez, com a participação de professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).  A expedição vai realizar atividades científicas e culturais em Santarém, Óbidos, Alenquer, Oriximiná e Monte Alegre. Essas atividades estão sendo realizadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do programa integrado “Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Pa­raense” (IFNOPAP) e do programa “Campus Flutuante”; pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e pelo programa “Expedições” do Centro de Formação Interdisciplinar da UFOPA.
O projeto integrado “Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Pa­raense” (IFNOPAP) está na 15ª edição e já é considerado uma das mais importantes ações educacionais, culturais e ambientais do estado do Pará. Em 2011, o Encontro Internacional IFNOPAP/Campus Flutuante contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do Pará, de outros estados e também de outros países.
Na programação, que ocorrerá de 13 a 22 de outubro, estão previstas conferências, oficinas, minicursos e mesas-redondas que abordarão os diversos temas ligados à cultura e à biodiversidade amazônica, considerando as peculiaridades de cada microrregião.  As atividades serão realizadas dentro da embarcação e também em terra firme. Entre os convidados estão Leonor C. Osorio Granado, consulesa da Venezuela, e Ana Elisa Osorio Granado, deputada venezuelana, que irão participar da mesa-redonda “Transformações Sociais e Culturais na Amazônia Venezuelana”, a ser realizada na manhã do dia 14, durante a viagem em direção a Santarém.

Tubarão engole Leão
Bragantino é campeão da segudinha

 “A péssima mexida do treinador Osvaldo Monte Alegre e o time limitado tirou da boca do Leão o bi-campeonato da segudinha”.

O time do Leão jogou e perdeu a chance de levar o BI-Camp
Ao empatar com o São Francisco em 2 a 2 o Bragantino levou o título de Campeão da segunda divisão do Campeonato Paraense. A torcida que lotou o Colosso do Tapajós, atendendo um convite da imprensa e dos diretores do clube saíram decepcionado com o jogo apresentado pela equipe.
Primeiro Tempo
O “Braga” começou o jogo não tomando conhecimento dos donos da casa e abriu o placar logo aos seis minutos de jogo.
Após cobrança de escanteio, Fernando Caranga pulou mais alto que a zaga do São Francisco e cabeceou sem chances de defesa do goleiro Flávio que estava irreconhecível na partida, levando a torcida à loucura com suas falhas.
O São Francisco empatou minutos mais tarde através de uma cobrança de pênalti do meio campista Michel.
O jogo seguiu com o Braga tendo as melhores chances no primeiro tempo até o apito final, para o intervalo. A péssima mexida do treinador Osvaldo Monte Alegre contribuir para o melhor rendimento da equipe de Bragança.
Segundo Tempo
Mantendo o ritmo do primeiro tempo, o Bragantino continuou melhor em campo e logo no início do segundo tempo, chegou ao segundo gol.
Roma entrou na área do São Francisco, passou por um marcador e tocou para Fernando Caranga, que girou e bateu de esquerda para marcar um golaço.
Após o gol o São Francisco equilibrou o jogo, mas não conseguia empatar a partida.
O gol de empate dos donos da casa saiu no final do jogo, através do jovem atacante André.Aos 44 do segundo tempo, após bate e rebate na área do Bragantino, Maurian cruzou para André se livrar da marcação e empatar o jogo.