terça-feira, 22 de junho de 2021

Tarado é flagrado por câmeras de segurança da CDP e é preso em flagrante por estupro de vulnerável em Santarém

O suspeito é primo das vítimas e já praticava os abusos há alguns anos, segundo relatos acompanhados pelo Conselho Tutelar.
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA


Câmeras de segurança flagraram momento em que homem abusava de duas crianças dentro do carro — Foto: Reprodução
Um homem foi preso na noite de segunda-feira (21), após ter sido flagrado por câmeras se segurança da Companhia Docas do Pará (CDP), abusado de duas crianças dentro de um veículo em uma área às proximidades do campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do pará, em Santarém.
De acordo com informações do delegado plantonista Herbert Farias, era por volta das 20h40 quando a polícia foi acionada pela guarda portuária. "A guarda portuária nos apresentou um indivíduo, assim como, imagens das câmeras externas de vigilância da CDP que têm alcance de 5 mil metros. O homem estava dentro de um veículo com duas crianças de 8 e 10 anos. Elas estavam praticando sexo oral no adulto. Por essa razão, o adulto foi apresentado por estupro de vulnerável", explicou.

Ainda de acordo com o delegado, o Conselho Tutelar foi chamado até a 16ª Seccional de Polícia Civil para acompanhar os relatos das crianças. Elas contaram que os abusos já acontecem há alguns anos, inclusive com penetração em algumas ocasiões.


"Nós chamamos o Conselho Tutelar para subsidiar o procedimento policial. E para nossa surpresa, as crianças relataram que desde os 5 anos eram abusadas pelo primo que é adulto. Solicitamos o exame sexológico forense, coleta de esperma no veículo, que está apreendido e será levado ao CPC para verificação de resíduos de esperma no veículo. E o adulto será autuado por estupro de vulnerável", informou delegado Herbert Farias.



No levantamento inicial, a polícia descobriu que o homem era pessoa de confiança dos pais da criança, que sempre ficava com elas com eles viajavam para o interior do município. As crianças, por sua vez, por já terem sido abusadas tantas vezes, já encaravam o ato com naturalidade. Elas eram aliciadas pelo primo com brinquedos.

Em Santarém, Governo do Pará enfatiza importância da vacinação contra Covid

Governador Helder Barbalho também vai entregar obras e serviços nas comemorações pelos 360 anos de fundação do municípioO governador Helder Barbalho chegou nesta segunda-feira (21) a Santarém, no Oeste do Pará, para participar com a entrega de obras e serviços das celebrações pelos 360 anos de fundação do município – Foto: Marco Santos/Ag. Pará
O governador Helder Barbalho chegou nesta segunda-feira (21) a Santarém, no Oeste do Pará, para participar com a entrega de obras e serviços das celebrações pelos 360 anos de fundação do município. Ao conferir a Maratona de Vacinação 360 contra Covid-19, promovido pela prefeitura na noite desta segunda-feira, na Praça de Eventos da sede municipal, na Rua Anysio Chaves, o governador enfatizou a importância da vacinação, ao afirmar que tomar as vacinas disponíveis no País é o único meio de enfrentar a pandemia.
“A vacina representa vida, esperança, vira a página do sofrimento, pois perdemos muitos amigos e familiares para a Covid-19, e não temos outro caminho a não ser a vacinação. A poucas horas do aniversário de Santarém, estamos chamando todas as pessoas com 35 anos pra vacinar, para que juntos possamos fazer frente à vida”, ressaltou o governador, que esteve acompanhado pelo prefeito do município, Nélio Aguiar, e pelo secretário de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto.A Maratona de Vacinação 360 integra as comemorações pelo aniversário de fundação do município – Marco Santos/Ag. Pará
Nesta terça-feira (22), Helder Barbalho participa de uma série de ações do governo do Estado em Santarém – cidade fundada às margens do Rio Tapajós em 22 de Junho de 1661 -, incluindo a entrega do Ginásio Poliesportivo, do Terminal Hidroviário de Santana do Tapará, da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, entrega de cestas de alimentos para famílias atingidas por alagamentos e outros serviços nas áreas de infraestrutura e saúde.

Vitima de Covid 19, ex-prefeito de Santarém Paulo Lisboa está sendo sepultado em Belém

Enterro de ex-prefeito de Santarém vítima de covid-19 será em Belém; tinha 84 anosPrevisto para hoje (22), em Belém, onde estava radicado há décadas, o enterro do ex-prefeito de Santarém Paulo Lisboa, mais uma vítima da covid-19. Ele tinha 84 anos e estava internado em hospital particular, em luta contra a doença.
Velório e enterro, devido à segurança sanitária, será restrito aos familiares. Lisboa era casado com Socorro, com quem teve 3 filhas – Elizabeth, Etelvina e Elizeth. Que deram ao caso 3 netos.
Nascido em Santarém, Paulo Imbiriba Lisboa exerceu o cargo de prefeito interventor em plena ditadura militar, entre os anos de 1975 e 1978, por nomeação do então governador do Pará Aloysio Chaves.
Antecederam-no no cargo os prefeitos Oswaldo Aliverti e Adilson Siraiama. E depois dele assumiu Antônio Guerreiro.
Paulo Lisboa também foi vereador e deputado estadual.
Por contrair a covid-19, Paulo Lisboa foi internado no Hospital Belém há 20 dias. Ontem à noite, por volta das 20h30, o quadro dele se agravou e veio, então, a óbito.
A família ainda decidirá nesta manhã onde será realizado o sepultamento de Lisboa.
Posse de Paulo Lisboa no cargo de prefeito. Ao lado dele, o então governador Aloysio Chaves. Foto: Reprodução/Blog Sidney Canto


Em más condições, passarela que liga os bairros Maracanã e Mapiri é objeto de pedido de vereadora

 A vereadora Alba Leal (MDB) apresentou, nesta segunda-feira (21), durante sessão ordinária, requerimento ao Poder Executivo para a revitalização da passarela de madeira que liga os bairros Maracanã e Mapiri. Segundo a parlamentar, as más condições atuais da estrutura podem causar acidentes.
“Visitei o local e observei que a ponte está muito deteriorada, prejudicando o acesso entre os bairros mencionados e precisa urgente de revitalização, pois nas condições em que se encontra, oferece risco para as pessoas, inclusive crianças e idosos que passam pelo local diariamente”, afirma.
A matéria foi aprovada pelos parlamentares e será direcionada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).