segunda-feira, 7 de novembro de 2022

MPPA vê conduta criminosa do presidente do Prorural Ricardo Guimarães

Ricardo Guimarães presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, instiga a população a comparecer e juntar-se a manifestação

Em vídeo, Ricardo Guimarães, instiga a população a comparecer em manifestação por não aceitar o resultado das urnas
A promotora de Justiça do Ministério Público do Pará, Jane Cleide Silva Souza, emitiu um despacho administrativo após a divulgação de um vídeo, divulgado nas redes sociais, onde Ricardo Guimarães presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, instiga a população a comparecer e juntar-se a manifestação, tendo em vista a não aceitação dos resultados nas urnas, alegando que o presidente eleito é corrupto.
Segundo Jane Cleide, o representante do sindicato verbaliza falas às pessoas para que em “nome da família e em nome dos que lutam pelo que é bom no país” participem dos atos.
Para ela, a conduta atenta contra a ordem pública ao rejeitar o resultado final e concreto das eleições democráticas.
“Nesse sentido, a liberdade de manifestação não deve ser compreendida com o poder de alguns particulares”.
Jane Cleide encaminhou ao procurador-geral da Justiça do MPPA a notícia fato e sugeriu que seja criado um gabinete ou comissão de gerenciamento estratégico de enfrentamento de crise, com o objetivo de atuar no tratamento das manifestações antidemocráticas coletivas como as que se projetam no atual momento.
A reportagem do Correio de Carajás entrou em contato com Ricardo Guimarães e questionou se ele acredita que teve uma conduta criminosa.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais afirma que não. “Direito de opinião e de se manifestar é legítimo. Esse direito e essa opinião não são só meus, é de um grupo muito forte, muito grande. Acho que a lei existe pra todos, mas também existe nossos direitos”.
(Ana Mangas)

Motorista morre ao tombar carreta carregada com biscoitos na BR-230 próximo à zona rural de Placas


André Henrique Alves Ribeiro é natural de Anápolis (GO) e seguia no sentido Rurópolis-Santarém quando perdeu o controle do veículo. O caso aconteceu por volta das 3h20 da madrugada deste sábado (5).
O motorista de uma carreta tanque que transportava biscoitos morreu em um acidente neste sábado (5). O veículo tombou na BR-230 próximo à comunidade Novo Paraíso zona rural do município de Placas, no oeste do Pará.
De acordo com informações da polícia, populares informaram que a vítima identificada como André Henrique Alves Ribeiro é natural de Anápolis (GO) e seguia no sentido Rurópolis-Santarém quando perdeu o controle do veículo por volta das 3h20.
Ainda segundo a polícia, o motorista ficou preso às ferragens e ainda chegou a ser socorrido por profissionais de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
Policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma guarnição da Polícia Militar (PM) estiveram no local do acidente. O caso foi registrado na delegacia de Rurópolis que solicitou a remoção do corpo junto à Polícia Cientifica de Santarém.
O corpo da vítima deve ser transladado para Anápolis nas próximas horas, onde a família vai realizar os procedimentos de velório e funeral.
Blog do Xarope via G 1 Santarém 

Micrônibus perde freio em descida para balsa, cai no rio e causa mortes em Santana do Tapará


Um micrônibus, com passageiros a bordo, caiu no rio ao tentar descer a serra em direção à balsa que faz a travessia em Santana do Tapará na manhã desta segunda-feira (7) em Santarém (PA). Pelo menos 5 pessoas morreram afogadas, presas dentro do veículo.

Conforme o JC apurou, o micrônibus de transporte de passageiros teria perdido o freio ao iniciar o trajeto de descida em direção à balsa que faz a travessia do rio Amazonas, entre as cidades de Santarém e Monte Alegre, no oeste do estado, e acabou caindo no rio Amazonas.

JC também apurou que 9 pessoas estavam no micrônibus no momento em que o veículo iniciou a descida rumo à balsa.

Antes que ele afundasse no rio, ainda em movimento e desgovernado, 3 pessoas se atiraram para fora do ônibus – conseguindo se salvar.

Os outros 6 passageiros foram ao fundo do rio Amazonas junto com o veículo. Os corpos de 5, todos mortos, já foram resgatados. Uma pessoa está desaparecida.

Os corpos de 5 passageiros do micrônibus já foram resgatados.

O micrônibus fazia a linha Monte Alegre/Santarém, com travessia do rio Amazonas feita por balsa no distrito portuário de Santana do Tapará, em Santarém.

Vista aérea do porto de Santana do Tapará, onde ocorreu o acidente nesta manhã. Foto: Ag.PA

CDL abriga pessoas que não trabalham no ramo de comércio, denuncia nº 1 da entidade

Gentil Lima, presidente da CDL: mudança ilegal do estatuto feita por seu antecessor. Foto: JC












É grave a denúncia feita pelo atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santarém (PA), Gentil Lima, de que seu antecessor no cargo, Sidnei Baumann, abriu a porteira da entidade para ingresso de pessoas sem qualquer vinculação com o ramo lojista.

A brecha, conforme explicou Gentil no podcast do JCque foi ao ar neste domingo (5), se deu com mudanças ilegais no estatuto da CDL, sem o ok, por exemplo, de uma assembleia geral com maioria qualificada de associados.

Conclusão: hoje a entidade abriga advogados, contadores, entre outros profissionais liberais que não são dono sequer de uma quitanda. Pior, segundo Gentil Lima: eles têm direito a voto nas decisões da câmara lojista.

A alteração estatutária com as digitais de Baumann teria também produzido outra aberração: a duração do mandato da diretoria eleita para comandar a CDL, reduzido para 1 ano.

Nas entidades coirmãs no Pará, como a CDL de Belém, e no país, a de São Paulo, as diretorias são eleitas para 3 anos de mandato, com direito à reeleição.