quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Suspeitas de possíveis desvios de recursos gera desconforto no Templo da Assembleia de Deus em Santarém, o clima está tenso

“A congregação entrou em guerra, e envolve a liderança maior, Pastor Enoch Pinheiro”.
Enock Pinheiro é alvo de graves denúncias
Uma das igrejas evangélicas mais tradicionais de Santarém está em Pé de guerra. Após o Presbitério da Igreja detectar inúmeras irregularidades nas finanças da igreja e alguns desmandos promovidos pelo Pastor Enoch Pinheiro que centralizou nele a administração da igreja tanto patrimonial quanto financeira, como se fosse sua fazenda, ou a própria conta correte. 
As contas de 2016 do primeiro semestres foram aprovadas pelo conselho fiscal com ressalvas daí iniciou - se um estado de insatisfação com o pastor presidente Enoch Pinheiro que em assembleia geral jogou a culpa da igreja por estar no vermelho ao então presidente Pastor Jaime Pires que teria deixado a direção com um rombo de cerca de 300 mil reais. 
Porém, o pastor Jaime Pires entregou a igreja a Enoch Pinheiro em 2016 tendo a prestação de contas aprovada pelo Conselho fiscal da igreja local. 
O caso foi parar na Convenção de pastores da AD no Pará que através de seu presidente Pr. Gilberto Marques pediu que Enoch Pinheiro entregasse o cargo devido aos constantes comentários que circulam nas redes sociais e documentos entregues por pastores e presbíteros que não aceitam mais Enoch no comando da igreja em Santarém. 
Só que Enoch Pinheiro não obedeceu ao líder maior da COMIEADEPA, e continua na presidência. 
Pastor Gilberto Marques 
A situação será resolvida nesta sexta feira dia 15 quando Gilberto Marques chega a Santarém com uma comissão da convenção para por um fim nessa guerra santa.
Por telefone, uma pessoa que não quis se identificar disse que existe dois grupos, um liderado de pastores e presbíteros que não aceitam essas irregularidades e o grupo de pastores que são pagos pela igreja e alguns funcionários e membros que não querem a saída do atual presidente pois consequentemente perderão os seus salários.
A redação do Blog do Xarope durante 3 dias entrou em ação para investigar o caso, assim como ouviu várias pessoas envolvida no trabalho evangelístico da Igreja.
Veja alguns trechos que temos gravados, mas que por medidas de segurança não serão citadas.
Gravação 1: “Se o Pastor foi um dia missionário, ele esqueceu desse compromisso, hoje ele passou a ser um mercenário, tem o salário de 20 mil, reais e ainda tem ajuda de custo de quase 10 mil reais, ele paga plano de Saúde de 2 mil todo mês, paga água, luz telefone, tudo isso por fora. Ele quando chegou não quis morar na casa pastoral que fica ao lado da igreja, por isso foi concordado que fosse alugado uma casa para ele de 3.500 reais, hoje a igreja paga 4 mil.
Ele exigiu também 40 mil de moveis modulado, a diretória concordo. Ele comprou na Casa dos Presentes, que é do CO Pastor 52 mil de prataria, eu não sei para onde foi, mas comprou”.

Parecer do Conselho Fiscal
Gravação 2: “Trabalhar, ele não trabalha, não abre Igreja, ele fecha. Não presta conta. Ele tem uma Pajero importada que exigiu no valor de 80 mil reais. A Igreja está devendo na cidade. Só de programa em uma canal de TV e Rádio local é 2 meses, 12 mil mensal, dia 30 completa outro mês, eu mesma fui lá.
Ele está devendo para a viúva do nosso querido Pastor Daniel Brás 2 meses, que serviu 20 anos a igreja. Já vai vencer a terceira. A igreja está quebrada, mal administrada, os membros não estão dizimando por que não vendo obra cresceu. E as dividas estão acumulados”.
Gravação 3: “Foi feito uma proposta para ele deixar o comando da Igreja ao presidente Pastor Gilberto Marques, que prometeu afasta-lo até a convenção, fato que não aconteceu. Ele na verdade se recusou a sair, dizendo que tem apoio, ele usa meia dúzias de gente como porteiro, tesoureiro, contadores, pastores assalariados para fazer movimento tentando enganar as nossas lideranças. Nós temos uma Igreja de avivamento na cidade, muita gente”.
Gravação:“Nós precisamos de um homem de Deus, de um administrador. Administrar a assembléia é administrar uma cidade. Não é fácil administrar a nossa financias, sãos muitas comunidades, e centenas de Igreja. Desde de 1970, a igreja nunca tinha visto um pastor mal administrador, incompetente na igreja de Santarém. 
A demanda da igreja oscilam em terno 350 a 400 mil mensais, mas ela já caiu muito. Ele já está aqui quase 2 anos. 
Ele não pode comprar patrimônio para igreja, sem que a assembleia geral autorize, ele comprou carro, móveis, modulou o gabinete da esposa dele, vendeu um carro Fiat Uno, sem autorização da igreja, não passou pela assembleia geral. 
Comunicado
Ele está administrando a igreja, como se fosse a fazenda dele, ou a conta correte dele, e não é”
Tentamos localizar o Pastor Enoch Pinheiro durante os três dias, porém as nossas ligações não foram atendidas. 
Também estivemos na igreja por 2 vezes, e não encontramos para se defender das acusações.
Nessa sexta-feira está chegando a Santarém, uma comissão para decidir a situação, se Enock fica, ou se outro pastor assume a administração da igreja.
O certo é que o clima está muito tenso.    

Cabo da PM é preso por Estupro de Vulnerável contra um menino de 10 anos, em Rurópolis

O Cabo Ludelmar foi preso pela própria PM, depois de ser acusado de Estupro  de Vulnerável  
O Cabo Ludelmar Batista Rodrigues, natural da cidade de Monte Alegre, acaba de ser preso pelas Polícias Civil e Militar de Rurópolis, onde exercia a função no comando da policial Militar, por prática de Estupro de Vulnerável contra um menino de 10 anos. 

O Major Abud que comandou as investigações, explicou que o abuso por parte do cabo acontecia na própria residência da vítima.

O comandante da PM, disse ainda que ficou surpreso ao receber a ligação de outro Cabo explicando que a Avó do menor teria denunciado a ele os fatos, contando toda a história, e que inclusive os abusos já tinham cerca de três anos. `´Imediatamente tomamos todas as providências, comunicamos ao comando geral em Itaituba, que nos orientou que fossem efetuado a prisão do Cabo. Dois Tenentes foi quem deram a voz de prisão para Ludelmar Batista``, afirmou Abud.
Por telefone o Delegado Ariosnaldo Vital, disse que fez representação preventiva do policial. ´´ Descobrimos que o menino suportava calado os abusos do policial, pois estava sob ameaças de morte``. Falou o delegado. 
Diante das provas, o Juiz de direito da Comarca de Rurópolis, Odiandro Garcia Cunha já decretou a custódia preventiva no Artigo 217-A do CPB, do Cabo e solicitou transferência para o presídio Anastácio das Neves em Belém.
O Major disse que o militar se encontra preso e será encaminhado ainda hoje para o comando geral no município de Itaituba, região Oeste do Pará.
Agora a polícia vai ter que explicar porque o ex-comandante do destacamento da PM em Rurópolis, Major Alexandre, não tomou providências em relação ao caso, já que a avó da vítima sustenta que a criança era violentada a 3 anos. 

.

Poder Legislativo encerra atividades com entrega de títulos e Honra em Santarém

A solenidade que reconheceu o trabalho de profissionais e instituições para o crescimento de Santarém marcou a última sessão do ano de 2017 na sede do poder legislativo. Cada vereador indicou uma personalidade de honra ao mérito e outra para receber o título de Cidadão Santareno.
Várias personalidades que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do município de Santarém,  foram homenageados. Foram 21 com o título de 'Cidadão de Santarém'. Outras 19 pessoas, uma empresa, uma loja maçônica e o Conselho de Segurança do Maicá receberam título de Honra ao Mérito.
Empresa de Construção Naval – Estaleiro Gamboa; esteve presente com seus familiares, entre os quais sua matriarca.
A mesa foi composta por representantes de órgãos públicos. 
Estiveram presente o perfeito de Santarém Nélio Aguiar, o presidente da Câmara Municipal Antônio Rocha, e representantes de órgãos como a Polícia Militar e a Capitania Fluvial. Em seguida, a banda do 3º Batalhão da Polícia Militar tocou o Hino Nacional, dando início às homenagens.
O atual secretário de Turismo, o jovem Pablo Henrique Lima da Silva Barrudada também foi homenageado, e teve a companhia dos pais Paulo e Fabricía Barrudada.
Foram homenageados com o título de cidadão santareno:
José Megale, Helder Barbalho e Márcio Miranda, como já se esperavam não comapreceram.
Emanuel Júlio Leite da Silva; Paulo Leite da Silva;Maria de Fátima Coelho Azevedo; Adriano Gab;riel Maraschin
Mizael Lehann; Anna Isabel Teixeira Silva de Amaral; Flávio Augusto Ferreira da Silva; Desembargador Federal Antonio Sousa Prudente; Izaías de Silva Pantoja; Dep. Est. Márcio Miranda
Jucelino Rocco Cella; José Megale Filho; Vivian Silva da Costa Pontes; Ministro Helder Zahluth Barbalho; Orlando Peixoto Marques; Deliana Maria dos Santos; Ten. Cel. Carlos Arthur dos Santos; Delegado Maurício Antonio Lisboa Cohen; Alan Alberto Maciel Soares; Dr. Edinho Gomes Tenório; Érico Rodrigo Freitas Pinheiro
Homenageados com título de Honra ao Mérito: Juscelino Kubistchek Campos de Sousa, o blogueiro JK também foi agraciado. JK é filho do saudoso ex-prefeito de santarém, Ronaldo Campos, 
Antonio Júnior Amorim dos Santos; Antonio Germano de Sousa; Francisco Alves Aguiar; Romy Eduardo Ferreira Castro; Raimunda Dourado de Sousa; Domingos Ferreira Campos; Maria de Nazaré Repolho dos Santos; José Edinaldo Rocha da Silva
Manoel Charlete Pereira; Pablo Henrique Lima da Silva Barrudada; Luciano José Imbiriba Carneiro; Dr. Everaldo de Sousa Martins Filho; Juscelino Kubistchek Campos de Sousa
João Colares de Sousa; Fernando de Sousa Flexa Ribeiro
Conselho de Segurança da Grande Área do Maicá;
Empresa de Construção Naval – Estaleiro Gamboa;
Antonio dos Santos Dezincourt;
Loja Maçônica Firmeza e Harmonia Santarena;
Alberto Portela dos Santos;
Francisco de Andrade Lopes Filho (Inacinho);
Verena Pereira Maia Miranda;
Rosângela Maria Queiroz Pinto.

Semed entrega cédulas de votação para escolha dos novos gestores em Santarém

As cédulas de votação que serão utilizadas na eleição de sexta-feira (15) em todas as escolas municipais de Santarém, já foram entregues.Distribuição de cédulas de votação começou a ser feitas na terça-feira (12) (Foto: PMS/Divulgação)
Vão poder votar alunos com idade igual ou superior a 12 anos, pais e servidores das escolas. 
As cédulas foram distribuídas pela comissão eleitoral central da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que acompanha o processo de escolha democrática dos novos gestores das escolas municipais e dos coordenadores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei's).
Foram enviadas as cédulas de votação para as comissões eleitorais das 60 escolas da região de rios (Arapixuna, Lago Grande, Arapiuns e Tapajós).