terça-feira, 21 de abril de 2015

Estado do Pará lidera pratica de violência no campo

A Comissão Pastoral da Terra divulgou ontem dados que destacam o Pará como o Estado onde mais se pratica a violência no campo. De acordo com os números, ocorreram 9 mortes em território paraense em 2014.Pará lidera em número de mortes no campo (Foto: Cezar Magalhães/DOL)
Em todo o Brasil, foram mortos 36 ativistas de causas da terra e do meio ambiente no país. Segundo a CPT, Maranhão e Rondônia empataram em segundo lugar no número de mortes, com 5 episódios cada. Para a Comissão Pastoral da Terra, os movimentos que lutam pela terra e os povos indígenas que também lutam por direito ao seu território não têm a quem recorrer.
A Comissão Pastoral faz, há 30 anos, o monitoramento da violência no campo. Para o representante da CPT, Rubens Siqueira, a falta de punição “incentiva” a violência no campo. Ele lembra o massacre de Eldorado de Carajás - quando 19 sem-terra foram mortos a tiros por policiais em uma marcha de protesto contra a demora em desocupação de terras em Eldorado dos Carajás.

Universitária obidense é encontrada morta com sinais de violência sexual em Belém

-Ao todo, o corpo tinha pelo menos 20 perfurações, feitas por faca. Um dos golpes quase degolou a vítima. As facadas estão concentradas na região do tórax, pescoço e nas mãos-
Ela cursava o último ano do curso de nutrição da Universidade Federal do Pará 
A universitária Ingred Kassia da Costa Tavares Israel, de 28 anos, foi atacada e morta dentro de sua casa, na Cidade Nova 5, em Belém do Pará. O corpo da vítima foi encontrado dentro do imóvel, na WE 58, com sinais de violência sexual. Ingred foi morta com pelo menos 20 facadas. O crime brutal chocou os moradores do bairro, que descreveram a estudante como uma pessoa discreta e extremamente estudiosa.
Ingred nasceu em Óbidos, oeste do Pará, e se mudou para Belém com o irmão para estudar. Ela cursava o último ano do curso de nutrição da Universidade Federal do Pará e morava com o irmão, a cunhada e o sobrinho. A última vez que foi vista com vida pela família foi às 7h30, mas a última postagem no seu perfil do Facebook foi pouco antes do meio-dia, que é a hora estimada para o crime. O corpo foi encontrado pelo irmão da vítima, que chegou em casa do trabalho por volta das 17h. Vizinhos relevaram que, desesperado, o irmão correu para a rua pedindo socorro.