quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Helder Barbalho anuncia Iran Lima, e abre vaga para primeiro suplente da coligação Osório Juvenil do MDB de Altamira

Resultado de imagem para Iran lima deputado
O TSE iniciou julgamento do Processo de Impugnação do Registro de Candidatura do deputado estadual Iran Lima.
Meio a indicação, uma ingrisilha, Iran Lima responde processo que já se encontra no TSE, e a coligação MDB, DC, PSD pode perder até 2 vagas.
Resultado de imagem para ozorio juvenil
Osório Juvenil primeiro suplente
Helder Barbalho (MDB) anunciou no Twitter, na tarde desta quinta-feira (27), que Lutfala Bitar assumirá a Companhia de Desenvolvimento Econômico e Iran Lima a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. 
O governador eleito informou ainda que a Secretaria de Turismo irá fazer parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, enxugando, dessa forma, a máquina. Ele afirma que essa também é uma forma de fortaleza a vocação econômica de cada região.
Ingrisilha: Porém, o Blog do Xarope apurou que a indicação de Helder Barbalho teria um sério motivo, Iran Lima responde processo que se encontra nas mãos do Ministro do TSE. 
O ministro pediu vista e em 90 dias deve ser julgado, fato que pode atrapalhar os planos da coligação Esperança Renovada composta por MDB, DC e PSD que pode perder os votos de Iran Lima 39.585 votos, com isso perdendo duas vagas.
Helder sabe disso e tentar uma manobra para resolver o grande problema, já que o próprio Osório Juvenil já vinha articulando em Brasília essa possível vaga.
Entenda: Caso Iran Lima: Fachin cassa registro e Ademar pede vista no TSE
O TSE iniciou julgamento do Processo de Impugnação do Registro de Candidatura do deputado estadual Iran Lima.
Foram apresentadas na tribuna da Corte Superior as razões dos impugnantes pelo Dr. Inocêncio Mártires e Alano Pinheiro.
E reforçadas pelos argumentos do Procurador Geral Eleitoral, que também pediu provimento ao recurso contra o deputado.
A defesa patrocinada pelo escritório do Dr. Nelson Jobin buscou explorar fatos favoráveis ao deferimento da candidatura de Iran Lima, conforme decidiu o TRE no Pará.
Em longo voto o Ministro Edson Fachin pediu a cassação do registro de candidatura do ex-prefeito do Moju e hoje deputado, elencando gravidades e ilícitos que teriam sido detectados pelo TCU ao analisar a compra de 2 ambulâncias, alvos da Operação Sanguessuga.
O caso nem chegou a ir a debate, pois o Ministro Admar Gonzaga pediu vista para preparar seu voto.
E assim, provavelmente não haverá impedimento para que Iran Lima possa ser diplomado como Deputado Estadual no próximo dia 18 de dezembro, conforme programação do TRE do Pará.
E no dia 20 de dezembro inicia o recesso da Justiça Eleitoral.
Já se aposta que o caso fique para 2019.
O primeiro suplente do MDB é Ozório Juvenil, mas se Iran Lima for cassado os votos não serão contabilizados ao partido e um novo cálculo pode alterar o resultado do pleito.

Prefeito de Itaituba Valmir Clímaco pode ser preso a pedido do MPF

valmir
MPF quer a cabeça do prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar do MDB

“O prefeito também é arrolado em outros processos, alguns deles já com condenação”. 
Valmir Climaco de Aguiar, prefeito da cidade de Itaituba, região do Tapajós que possui vários processos na Justiça, teve solicitação de prisão preventiva solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), decorrente da Ação Penal nº 0027816-93.2017.4.01.0000/PA. 
Segundo a denúncia, o suposto desvio de recursos públicos do FNDE, aconteceu na penúltima gestão de Climaco. A suposta prática dos crimes previstos no art. 1º, I, do DL 201/67; art. 90 da Lei n. 8.666/93; e arts. 288, 299 e 305 do Código Penal, teriam acontecido por meio de ’contratação de empresas registradas em nome de interpostas pessoas para a realização de obras na área da educação infantil, fatos (supostamente) ocorridos durante a gestão do então Prefeito (período de 26/04/2010 a 31/12/2012)‘. 
Após a decisão por declínio de competência determinada pelo TRF-1, no início do mês de dezembro, o pedido retornou à primeira instância, com baixa na distribuição, ou seja, para arquivamento. 
CONDENADO POR IMPROBIDADE:

Prefeito de Vitória do Xingu tenta iludir a população com premiação fajuta.

Caetano com o troféu que virou chacota na cidade
Essa semana os munícipes da pequena e pacata cidade de Vitória do Xingu foram surpreendidos com os gritos e festejo patrocinado pelo governo municipal, que estranhamente parecia comemorar uma grande vitória.
O que pareceria uma coisa normal, tornou-se ridículo, pois o festejado, o prefeito José Caetano de Oliveira, que teria recebido a premiação de melhor prefeito do Brasil, com divulgações até nos grupos de Whatssap e Face Book, é considerado, nos meios sociais de Vitória do Xingu como o pior gestor da história do município.
Como não poderia ser diferente a festa se tornou a maior gozação entre os moradores da cidade, já que todos sãos conhecedores que esse tipo de premiação é dada a quem paga.
Filho do município, e foi considerado a solução para resolver os graves problemas que afetava a população, Caetano hoje é visto como um péssimo exemplo de administrador e o pior que já passou para administrar a cidade.
Correm nos bastidores que a premiação teria custado o olho da cara para os cofres públicos.
Recententemente um dono de uma empresa que fazia esse tipo de festa foi preso em Portugal acusado de vender premiação por 35 mil reais, como o melhor prefeito internacional. 

Homem morre eletrocutado após receber descarga de fio de alta tensão da Celpa Equatorial na região do Eixo Forte de Santarém

Motocicleta ficou completamente queimada após ser atingida por cabos de energia — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
A vítima tentou passar pelo local e caiu da motocicleta em cima dos cabos energizados. A motocicleta explodiu e o homem morreu carbonizado.  Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
O acidente aconteceu após a queda de uma árvore, que derrubou cabos energizados na vicinal. O homem, que não foi identificado, morreu carbonizado e ficou irreconhecível. A equipe do CPC foi chamada para realizar a remoção e necropsia do corpo. 
Em nota, a Celpa informou que uma árvore caiu próximo ao balneário de Ponta de Pedras e danificou dois postes, o que provocou o rompimento de cabos da rede de distribuição de energia elétrica.

Vereadores são presos em operação contra fraudes em licitações

Polícia Civil cumpre nove mandados de prisão contra parlamentares, empresários e servidores públicos.
Policiais cumprem mandados de prisão contra vereadores, servidores e empresários — Foto: ReproduçãoTrês vereadores e o secretário municipal de governo de Porto Nacional, cidade a 66 km de Palmas, foram presos nesta quinta-feria (27), em uma operação contra fraudes em licitações da câmara municipal. Foram detidos os vereadores Adael Oliveira Guimarães (PSDB), Emivaldo Pires de Souza (PTB), Jean Carlos da Silva (PV) e o secretário Geylson Neres Gomes (MDB), que também integrava a Câmara e está licenciado.
Porto Nacional fica na região central do estado. A Câmara de Vereadores é composta por 11 parlamentares.