quarta-feira, 9 de maio de 2018

Fake News e seus impacto nas eleições brasileiras


Estamos perto das eleições 2018 e diferentes instituições públicas brasileiras já se preocupam com as chamadas fake news. Ou seja, as notícias falsas que mexem com a opinião pública, o termo ganhou notoriedade em grandes fatos mundiais: eleições na França, eleições nos Estados Unidos, informações sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e por aí vai. 
Agora é o Brasil que se vê diante do dilema: como manter um processo eleitoral democrático e transparente, principalmente nas redes sociais. 
Para o publicitário Diego Pereira, sócio da agência de Marketing Político CincoCinco91, a fake news não é um fenômeno novo nos processos eleitorais, mas preocupa pela evolução das ferramentas que facilitam a distribuição desse conteúdo. “O uso de boataria para denegrir adversários, infelizmente, ainda é algo impregnado nos processos eleitorais, e a sensação de terra sem lei na internet contribuiu para o avanço dessa prática. Outro fator que tem colaborado para isso, é o avanço das tecnologias como o uso de robôs e bots -- softwares com tarefas online automatizadas -- que potencializam a proliferação de notícias falsas.” Explica o publicitário. 
Proteção e censura 
Em uma campanha eleitoral, os candidatos que forem alvos de notícias negativas e principalmente falsas podem ter a sua candidatura prejudicada. O Presidente do TSE, Gilmar Mendes, acredita que hoje em dia, a velocidade da disseminação dos boatos e notícias falsas são bem maiores em função das redes sociais. 
No Brasil, a Justiça Eleitoral e várias autoridades policiais defendem a criação de legislação específica. Mas afinal, quais serão os critérios para parametrizar uma fake news. "Todo esforço da Justiça Eleitoral para barrar o avanço de notícias falsas pelas redes é louvável, mas existe uma linha muito tênue entre regulação e censura”, pondera Pereira, que conclui “tão importante quanto uma legislação especifica nesse sentido, é atuarmos diretamente na conscientização sócio cultural de como nos comportamos nas redes.” 
Uma pesquisa realizada em 2016 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, identificou que as atividades mais comuns executadas na rede são o envio de mensagens instantâneas (89%) e uso de redes sociais (78%). Sendo que dessas redes, a mais usada é o facebook, que também controla o WhatsApp. 

Estudantes do Pará já podem se inscrever para mais de 50 mil bolsas de estudo


As vagas são para o segundo semestre e os descontos chegam a 70%. 
Comece estudar ainda este ano! O Educa Mais Brasil está inscrevendo estudantes interessados em bolsas para faculdades. Em todo o Brasil são ao menos 500 mil oportunidades disponíveis, o auxílio chega a 70% de desconto. 
As vagas abrangem cursos EAD e presenciais, em faculdades como Estácio, Unopar, Unip, Anhanguera, Uniasselvi, entre outras. No Pará são mais de 50 mil oportunidades. Confira as bolsas em Belém: https://www.educamaisbrasil.com.br/faculdades-e-universidades/pa/belem
“A bolsa de estudo é uma forma viável de formação e preparação para o mercado de trabalho, justamente porque traz mais segurança financeira: ao ser contemplado o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do programa. 

Alunos do Município de Uruará são classificados para Conferência Estadual Infanto-Juvenil

O prefeito Gilsinho Brandão e a equipe da SEMED estão apoiando os alunos e professores na efetivação do projeto
Alunos do Colégio Sistema Objetivo de Ensino do Município de Uruará, no Pará, foram classificados para a etapa Estadual da V Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que acontece no próximo dia 15 em Belém.
A classificação ocorreu na terça-feira (8), em Altamira, durante a Etapa Regional. Os alunos Jhon Carlos e Jonas Vargas do 9° ano manhã, foram os responsáveis para apresentarem o projeto escolar.
Com o tema: Gota em Gota, os alunos disputaram com outras seis cidades da região, uma das duas vagas na Conferência Estadual. Após avaliação da mesa, saiu o resultado que deixou professores e estudantes contentes, aonde Municípios de Uruará e Senador José Porfírio foram os selecionados.
A próxima Etapa será realizada em Belém no dia 15 de maio, e se aprovado o projeto dos estudantes, a equipe seguirá para a Etapa Nacional no mês de junho/2018.
As professoras Claudiane Morais Franqlim e Márcia Batista Rodrigues, a vice diretora Leda e a supervisora Kleiviane acompanham os estudantes.

Morre Graça Gonçalves aos 67 anos um dos ícones do colunismo Social do Pará

Por Jeso Carneiro
Morre Graça Gonçalves, um dos ícones do colunismo social do Pará, Graça GonçalvesGraça Gonçalves, 67 anos, não resistiu ao câncer ósseo contra o qual lutava, e morreu ontem, 8, por volta das 18h45 em um dos leitos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Um dos ícones do colunismo social no Pará, ela era a decana dessa área jornalística na região oeste do Pará, tendo iniciado sua carreira há 43 anos. O corpo da co da colunista está sendo velado na igreja Matriz de Santarém (N. S. da Conceição), centro da cidade. O sepultamento da jornalista está previsto para hoje, no cemitério N.S. dos Mártires, às 16h. A santarena Maria da Graça de Almeida Gonçalves estava em tratamento contra um câncer ósseo há pouco mais de 30 dias. 
Esteve internada no hospital da Unimed e, quando o quadro dela se agravou, foi transferida para o HRBA, onde faleceu ontem à tarde.
CARREIRA 
Graça Gonçalves iniciou no colunismo social em 1975. Também se destacou como promotora de grandes eventos sociais – shows e festas. Escreveu para vários jornais, entre os quais Gazeta de Santarém, A Província do Pará, Diário do Pará e o Jornal de Santarém e Baixo Amazonas, seu último reduto jornalístico. Era solteira e morava com seus com seus familiares.

Professores do Estado fazem manifestação em Santarém

O manifesto dos professores da rede estadual iniciou por volta de 8h30, desta quarta-feira (19), na Praça de São Sebastião, em Santarém, oeste do Pará.
A professora Zenilda Bentes, que faz parte do Sintepp, em contato com nossa reportagem falou do objetivo da paralisação, que é descaso do governo do estado com a classe dos professores.
“Nós em Santarém estamos em estado greve, sendo que em Belém os professores estão em greve desde o dia 02 de maio. Estamos numa luta há muito tempo, desde 2016 que o governo de Simão Jatene não atualiza o Piso Nacional, que é uma Lei para todos os trabalhadores da educação básica do Brasil. 
SFB NÃO CUMPRE ACORDO E MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA ASSIBAMA FARÁ PROTESTO
Canpo do ASIBAMA.
O SFB - Serviço Florestal Brasileiro não vem cumprindo com o acordo feito para a limpeza da área do Campo da ASSIBAMA que ficaria com a Comunidade, nos termos do acordo firmado em Brasília entre o SFB, a Prefeitura de Santarém e o Movimento de Resistência ASSIBAMA.

COISAS DA POLÍTICA: Artur volta em Tucuruí; Úrsula Vidal próxima aos Barbalho; Xarope na eleição do Senado

Deu no blog do João Carlos
De volta
Do jeitinho que o Blog previu, na coluna Coisas da Política da última quinta-feira (3), o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) decidiu pela reintegração do prefeito de Tucuruí, Artur de Jesus Brito (PV), ao cargo. A decisão foi da desembargadora Ezilda Pastana Mutran, em concessão de medida liminar. O prefeito foi reconduzido ao cargo no último sábado (5), na Câmara Municipal (foto principal da Coluna).
Liminar
Brito estava afastado do cargo desde novembro do ano passado, por decisão do Poder Judiciário em Tucuruí. Além de dois afastamentos judiciais, ambos anulados por decisões de instâncias superiores, o prefeito teve o mandado cassado pela Câmara de Vereadores, medida agora suspensa pela liminar de Ezilda Mutran.
Reviravolta
A volta de Artur Brito ao cargo ocasionou outras importantes mudanças no cenário político e administrativo de Tucuruí. O primeiro, o retorno de Bena Navegantes (PROS), que estava prefeito interino, à presidência da Câmara. O vereador Weber Galvão (MDB), que estava secretário de Saúde, também retomou sua cadeira no Legislativo. E, por fim, a eleição suplementar marcada pela Justiça Eleitoral para 3 de junho foi suspensa. Pelo menos por ora.
Barulho
As negociações em torno da ida do PSD para a coligação de Helder Barbalho (MDB) não têm sido muito pacíficas como alguns querem fazer parecer. Fonte do Blog informa que o deputado estadual Júnior Ferrari não aceita o casamento de sua legenda com o emedebista e já anunciou que seguirá apoiando Márcio Miranda, pré-candidato do DEM ao governo do Estado.
Ataque
E por falar em Helder Barbalho, o pré-candidato emedebista ao governo tem corrido muito para tentar reverter a derrota que teve em Ananindeua na última eleição. E, segundo dizem, tem atacado especialmente lideranças ligadas ao prefeito Manoel Pioneiro, do PSDB, tentando desestabilizar o grupo tucano no município. Barbalho foi prefeito de Ananindeua por dois mandatos, o que não impediu que fosse derrotado na cidade em 2014.
Bolada
Ao contrário do que dissemos na Coluna de quinta-feira, não são R$ 14 milhões os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para Parauapebas, através da intervenção do deputado Beto Salame (PP-PA) e do diretor do DAB, João Salame. Na verdade, o município contará com R$ 16 milhões a mais no caixa da Secretaria de Saúde, para investimentos daqui até o fim do mandato do prefeito Darci Lermen (MDB).
Tapete vermelho
Na sexta-feira (4), os irmãos Salame estiveram em Parauapebas para assinar os convênios. Foram recebidos com festa pelo prefeito, vereadores, secretários e outras lideranças do município.
Namoro…
E a jornalista Úrsula Vidal, hem? Deu o que falar a entrevista concedida pela pré-candidata do PSOL ao Senado à emissora de TV dos Barbalho em Santarém, a RBA. Ela estava acompanhada do pré-candidato a governador psolista, Fernando Carneiro, também entrevistado pela emissora. Úrsula não aparece nada bem nas pesquisas feitas naquela região, precisa muito ganhar visibilidade por lá e recebeu esse presentão dos Barbalho.
… Ou amizade?
Mas não é só isso. Há poucos dias, Úrsula Vidal iniciou programa de rádio na Rádio Clube de Belém, emissora também pertencente ao clã dos Barbalho. No meio político, a pergunta que muitos fazem é se o PSOL, sempre tão radical nas suas jornadas políticas, teria algum acerto com Helder Barbalho para a eleição deste ano, numa possível composição de segundo turno na corrida ao governo. Será?
Rede em conflito
A Rede Sustentabilidade, partido da presidenciável Marina Silva, decidiu lançar o jovem Fábio Júnior como pré-candidato ao governo do Pará. Mas a decisão, tomada em plenária do partido, não foi tranquila. O professor Ivanildo Gomes, que já foi candidato em outras eleições, queria a vaga, perdeu para Júnior, mas está tentando reverter tudo no tapetão.
Novo
Resultado de imagem para blogueiro xaropinhoAlguém, entre os leitores do Blog, já ouviu falar de Hiromar Cardoso? E um tal de Xaropinho, alguém conhece? Jornalista e blogueiro no oeste do Pará, o cidadão aparece bem nas pesquisas para senador em vários municípios daquela região.
Antipolítica
Filiado ao PPL (Partido Pátria Livre), Xaropinho chamou a atenção de pessoas importantes pelo seu bom desempenho nas pesquisas. E já tem gente articulando para lançá-lo como uma espécie de antipolítico na eleição ao Senado. Para fazer contraponto a nomes da política tradicional que devem ser candidatos ao cargo. A ideia é tentar eleger Xaropinho no segundo voto para senador.
Lançamento
Falando em candidatura ao Senado, será no dia 19 deste mês, às 13h, o lançamento da pré-candidatura do vice-governador Zequinha Marinho (PSC), em Marabá. O evento será no plenário da Câmara Municipal e os aliados do político no município pretendem lotar o local, com lideranças e apoiadores de Marinho em toda a região.
Pré-federal
Outro que passa por Marabá para lançar sua pré-candidatura, mas à Camara Federal, é o ex-deputado Giovanni Queiroz (PDT). Será na próxima quinta-feira (10), a partir das 19h, em evento na Marabá Pioneira, na Travessa Três de Outubro, próximo ao Colégio Futuro, segundo o que foi divulgado pela assessoria do pré-candidato.

Sem previsão para funcionamento, agência do BB continua fechada em Brasil Novo


Desde que foi assaltada na madrugada do dia (01) de maio, a agência do Banco do Brasil em Brasil Novo no Sudoeste do Pará, permanece fechada para prejuízo dos correntistas e de toda a população . 
Nós conversamos hoje com funcionários do Banco que nos passou a seguinte informação " Sem previsão para funcionamento", isso mesmo, a população passará pelo menos 2 meses nesse sufoco . A falta de funcionamento vem causando grandes prejuízos à população e ao comércio que dependem de seus serviços, uma vez que esta é a única agência do banco da cidade”. Muitos clientes estão sendo obrigados a se deslocarem para outros municípios, como Altamira e Medicilândia, para fazer suas transações bancárias, o detalhe é que essas cidades ainda passam por situações difíceis, devido assaltos que aconteceram recentementes em suas agências. Numa conversa informal com alguns comerciantes da cidade de Brasil Novo, sentimos de perto a indignação dos empresários. Segundo eles, a venda caiu muito após o fechamento do Banco.
Por : Junior Oliveira
Foto: Reprodução
 

Dois mil novos PM’s entram na reta final do Curso de Formação de Praças

“A sociedade está prestes a receber novos policiais, profissionais prontos e treinados para defender o cidadão. Mesmo com o curso em andamento, já me sinto um PM. 
A instituição pode ter certeza que estarei sempre de pronto-emprego para atender no que ela precisar”. A fala é de Aurélio Rosa, aluno do Curso de Formação de Praças (CFP), e demonstra o sentimento dos 2 mil homens e mulheres que estão próximos de encerrar o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Pará e iniciar seus trabalhos nas ruas.
Em Belém, na sede do CFAP, estão em fase de conclusão da formação 500 alunos. Já no interior do Estado, outros 1.500 passam pelo curso que também acontece nos municípios de Conceição do Araguaia, Itaituba, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Bragança, Altamira, Barcarena, Soure e Breves. A previsão é que no início de agosto deste ano, todos já estejam efetivamente nas ruas.