quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Lider do PSL pede a instalação de delegacia de crime cibernéticos em Santarém

Líder do PSL pede a instalação de delegacia de crimes cibernéticos em SantarémO líder do PSL na Câmara dos Vereadores de Santarém (PA) apresentou matéria, do tipo indicação, a ser encaminhada ao Governo do Pará, para que seja implantada uma delegacia especializada em crimes cibernéticos (internet) na cidade. A proposta foi aprovada nesta terça (10) pelo plenário da Casa. À unanimidade.Para o vereador Aguinaldo Promissória, a delegacia é uma alternativa equilibrada de repressão a condutas virtuais socialmente indesejáveis, praticadas nas redes sociais, em particular, e na internet, no geral, para atacar nocivamente cidadãos de bem.
“Esse tipo de prática criminosa precisa ser combatida de modo eficaz e célere, e a delegacia especializada se insere neste contexto de amplo debate nacional que busca meios para, ao menos, minimizar os impactos do uso nocivo de tecnologias digitais”, justificou o parlamentar.
Aprovada, a matéria será agora encaminhada ao Walter Resende de Almeida, delegado geral da Polícia Civil do Pará, a fim de que ele possa avaliar a possibilidade de implantação em Santarém da delegacia especializada em crimes cibernéticos.
O Pará foi o primeiro estado brasileiro a ter uma Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), criada em abril deste ano, iniciativa considerada fundamental para combater essa prática.
Sediada em Belém, a delegacia geral é composta pelas seguintes subunidades administrativas: Secretaria; Divisão de Combate a Crimes contra Direitos Individuais Praticados por Meios Cibernéticos; Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos e Divisão de Combate a Crimes contra Vulneráveis Praticados por Meios cosméticos.
Não há, ainda, nenhuma unidade dessa delegacia especializada em funcionamento no interior do estado.

Câmara de Oriximiná tem 90 dias e precisa de 10 votos para cassar o prefeito

A Câmara de Vereadores de Oriximiná (PA) tem até 90 dias para encerrar o processo sobre a cassação do prefeito William Fonseca (PRTB), acusado de crime de responsabilidade e infração político-administrativa por um cidadão da cidade. O pedido foi acatado nesta terça-feira, por 10 votos a 4, pela Casa.
“O processo [de cassação do mandato de prefeito pela Câmara] deverá estar concluído dentro em noventa dias, contados da data em que se efetivar a notificação do acusado. Transcorrido o prazo sem o julgamento, o processo será arquivado, sem prejuízo de nova denúncia ainda que sobre os mesmos fatos”, determina a lei, em seu artigo 5º, inciso VII.
William Fonseca ainda não foi notificado.
Ontem (10), a Câmara de Vereadores, além de aprovar o pedido feito por José Maria Calderaro Filho, 52 anos, escolheu imediatamente os 3 membros da comissão processante. Que, por sua vez, decidiram os cargos de cada um na comissão, a saber: Marta Godinho (presidente), Mauro Wanzeller (relator) e Deybson Rasch (membro).
De acordo ainda com decreto-lei 201/1967, para afastar em definitivo o prefeito William Fonseca são necessários o voto de “dois terços, pelo menos, dos membros da Câmara”.
Oriximiná tem 15 vereadores. Portanto, 10 votos são suficientes para cassar o mandato de Fonseca. O substituto dele no cargo, se cassado, será o vice-prefeito Argemiro Diniz.

Com gols de Nicolas e Gorne, Remo e Goiás empatam na Série B

Renan Gorne empatou aos 38 minutos do segundo tempo.Azulinos chegam aos 20 pontos e permanecem na 13ª colocação, já o Verdão deixa o G-4 e cai para sexto; Próximo compromisso do Leão será contra o Vasco, no Baenão. Felipe Gedoz está suspenso.
Pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro, o Clube do Remo conseguiu um importante resultado fora de casa, após empatar em 1 a 1 contra o Goiás. Com o feito, os azulinos chegam aos 20 pontos conquistados e permanecem na 13ª colocação na tabela de classificação. Já o Esmeraldino sai do G-4 e cai para sexto com 28 pontos.

Três pessoas são presas pela Polícia Federal por envolvimento com droga encontrada em navio

Responsáveis por entorpecentes devem responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. 'Carregamento' de 85kg de cocaína foi encontrado em casco de navio, em abril. 
85kg de entorpecentes foram encontrados em casco de navio que ia para Grécia, na Europa — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A operação "Scuba Diver" da Polícia Federal, que investiga a apreensão de 85kg de cocaína que foram encontrados no casco de um navio em um porto de Santarém, no oeste do Pará, no dia 5 de abril, prendeu três pessoas na segunda-feira (9) no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo.Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva em combate aos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.No mesmo dia que o carregamento de entorpecentes foi encontrado, dois homens foram presos. Segundo a Polícia, o compartimento do casco do navio Sea Chest (Caixa de Mar), é uma abertura que permanece sempre submersa.