terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Prefeito Nélio Aguiar anuncia implantação de 20 leitos exclussivos para covid-19 no Hospital Municipal

Oprefeito Nélio Aguiar anunciou na tarde desta terça-feira, 2, a implantação de 20 leitos exclusivos para covid-19, que devem ser abertos nas próximas 24 horas no Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo.
“Reuni pela manhã com a secretária de Saúde, Marcela Tolentino, e a diretora da Sespa, Aline Liberal, e nossa situação não pode esperar pelo Hospital de Campanha. Vamos agir de forma imediata e implantar 20 leitos exclusivos para receber pacientes de covid-19 no Hospital Municipal, numa área cuja entrada é pela avenida Presidente Vargas. Os pacientes serão transferidos da UPA 24 Horas para desafogá-la”, detalhou Nélio Aguiar, acrescentando que já estabeleceu contato com a direção da Unidade de saúde.
O gestor municipal informou ainda que recebeu ajuda dos prefeitos dos municípios de Belterra, Jociclélio Macedo, e de Aveiro, Vilson Gonçalves, que cederam 20 macas com colchonetes para o apoio na abertura dos leitos e transporte dos pacientes. (Foto de arquivo)
“Os 20 leitos serão necessários para o aguardo do Hospital de Campanha. A gente esbarra no fornecimento de equipamentos. A demanda é grande. Vários fornecedores não têm equipamentos para pronta entrega. A logística da Amazônia também é um fator que dificulta ainda mais. Não temos como esperar. Recebemos apoio dos prefeitos de Belterra e de Aveiro com 20 macas para o transporte dos pacientes”, informou o prefeito.
Para o gestor, a conscientização da população é um forte aliado na guerra contra a pandemia do novo coronavírus. “Faço um apelo para que possamos cumprir rigorosamente o lockdown. Do contrário, nenhum hospital vai suportar a demanda de pacientes em estado grave com o aumento da infecção”, finalizou o gestor.
Para vencer esse inimigo invisível é preciso conscientização. Siga as orientações de prevenção e ao apresentar qualquer sintoma gripal, não espere. Busque a unidade de saúde mais próxima. Fique em casa. Se precisar sair use máscara!

Ascom PMS

19 casos positivos e 4 mortes de Covid-19 em apenas um dia em Rurópolis

"Infelizmente, o problema está cada dia mais complicado e já está ficando difícil o controle", disse a secretaria de Saúde, Fernanda Cardoso. 
A Secretaria Municipal de Saúde de Rurópolis comunica que após realizar novos testes rápidos em pacientes suspeitos, em 07 deles foi detectada a presença de anticorpos contra corona vírus, portanto o resultado é POSITIVO.
Informamos ainda que ao realizar testes de antígenos em pacientes suspeitos, em 12 deles foi detectada a presença de proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, portanto o resultado é POSITIVO.
Ao todo, hoje foram confirmados mais 19 casos, totalizando 2.353 casos de COVID-19 registrados em Rurópolis.
É com pesar que a Secretaria Municipal de Saúde confirma mais 04 óbitos por COVID-19.
• Homem, 96 anos, Contato com Caso Positivo.
• Mulher, 21 anos, Fonte de Contaminação Desconhecida.
• Homem, 72 anos, Fonte de Contaminação Desconhecida.
• Homem, 60 anos, Fonte de Contaminação Desconhecida.
Ao todo, são 31 óbitos confirmados por COVID-19 no município de Rurópolis.
Em um único dia, 04 pessoas foram a óbitos, entre eles, uma menina de 21 anos!
Secretária Municipal de Saúde - Doutora Fernanda Cardoso

Acompanhe o desabafo da Secretária de Saude:

Aeroporto de Santarém é o principal ponto de disseminação da nova variante do Covid-19

Praticamente todos os municípios do Baixo Amazonas, no Pará, já aderiram ao Lockdown indicado pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (01), começou a valer o decreto estadual 800/2020, que alterou o bandeiramento de cor vermelha para preta, indicando zona de contaminação aguda para covid-19, com restrições mais severas na região. O bandeiramento segue pelos próximos 15 dias em Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.
PONTO DE CONTÁGIO
O Aeroporto de Santarém virou o principal ponto de contágio no município, com a circulação de pessoas vindas de todo o Brasil e principalmente de Manaus, onde surgiu a nova variante do novo Coronavírus. O município está em Lockdown, porém o Aeroporto Maestro Wilson Fonseca continua a circulação normal de voos.
O local está funcionando com uma grande movimentação de passageiros, causando muita aglomeração e servindo de ponto de contágio para a nova variante do Covid-19. 
Blog do Xarope via Tapajós Notícias.
Veja abaixo o vídeo.


Áreas indígenas voltarão a ter barreiras sanitárias contra covid-19

Áreas indígenas voltarão a ter barreiras sanitárias contra covid-19
O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) para restabelecer barreiras sanitárias protetivas contra a covid-19 em áreas indígenas. O texto, que foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º), autoriza a Fundação Nacional do Índio (Funai) a efetuar o pagamento de diárias a servidores e militares que atuarem nessas barreiras.
Segundo o governo, as barreiras sanitárias protetivas de áreas indígenas têm a finalidade de controlar o trânsito de pessoas e de mercadorias que se dirijam a essas localidades, como forma de evitar a propagação da pandemia. Caberá à própria Funai o planejamento dessas ações.

Apesar das medidas duras do Lockdown, a aglomeração continua dentro dos ônibus em Santarém

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e texto que diz "LOCKDOWN EM SANTARÉM, OESTE DO PARÁ"Nem mesmos as medidas duras adotadas pela prefeitura de Santarém, muitas pessoas saiam de suas casas e continuam praticando aglomerações.
Nesta terça-feira, alguns ônibus foram flagrados lotados de usuários, desrespeitando o Lockdown.
Veja a fotos que circula nas redes sociais.


Paulinho Montalvão da Rádio Clube, morre por complicações da Covid-19

Oprodutor e apresentador Paulinho Montalvão, de 58 anos, que atuava há nove anos na Rádio Clube do Pará, do grupo RBA, faleceu, nesta terça-feira (2), por complicações da Covid-19. O jornalista ficou internado por aproximadamente um mês, lutando contra a doença.
Paulo Montalvão entrou para a Rádio Clube no dia 02 de janeiro de 2012. Ele era produtor da rádio e apresentador do programa “Linha de Frente”, que era transmitido de segunda a sexta-feira na Clube.
"O jornalismo da Rádio Clube, mais um vez, em tão pouco tempo, se depara com uma perda.

Presidente do Remo fala sobre reformulação do elenco e confirma saída de Eduardo Ramos

Akira Onuma / OLiberalO presidente do Remo, Fábio Bentes, confirmou a saída do meia Eduardo Ramos. Após as primeiras informações da não renovação com o atleta e diante da pressão da torcida nas redes sociais, o dirigente comentou sobre a decisão - tomada em conjunto com a comissão técnica, liderada por Paulo Bonamigo.

Vacina Sputnik V é 91,6% eficaz contra covid-19, diz a revista The Lancet

Tatyana Makeyeva/ReutersAnticorpos provocados pelo imunizante chegam a proteger 50% mais que os advindos pela infecção
A Sputnik V, vacina desenvolvida pelo instituto Gamaleya e fabricada no Distrito Federal, tem eficácia de 91,6% contra o novo coronavírus, de acordo com estudo publicado nesta terça-feira, 2, na prestigiada revista científica The Lancet. A proteção chega a 100% em quadros moderado e grave.
Os dados foram avaliados a partir dos resultados da fase 3 do estudo clínico do imunizante. Foram duas doses, com intervalo de 21 dias, aplicadas em 19.866 voluntários.

Oposição, na bronca contra 1º ato de novo presidente da Câmara, entra no STF

Oposição, na bronca contra 1º ato de novo presidente da Câmara, entra no STF
Onze partidos da Câmara anunciaram na madrugada desta terça-feira, 2, que vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o primeiro ato de Arthur Lira (Progressistas-AL) como presidente da Casa. Minutos após assumir a cadeira e fazer um discurso de conciliação, Lira anulou um ato de seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), numa tentativa de esvaziar o poder do grupo de seu adversário.
O novo presidente da Câmara decidiu não considerar a formação do bloco de dez partidos que apoiou Baleia Rossi (MDB-SP), seu adversário na disputa. Além de eleger o presidente, os deputados iriam definir a composição da chamada Mesa Diretora, grupo formado por outros seis parlamentares – sem contar os suplentes – que participam das decisões de comando do Legislativo, desde medidas administrativas a questões políticas, como a aceitação de um pedido de cassação.

Cinco pacientes morrem na UPA em menos de 24 horas; três à espera de leitos no Hospital Regional

HMS e UPA 24 horas registram aumento de 302% nos casos de síndromes gripais  e respiratórias | Santarém e Região | G1
Três mortes foram registradas na segunda-feira (1º) e outras duas na madrugada desta terça-feira (2).
Em menos de 24 horas, cinco pacientes morreram na única Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santarém, oeste do Pará. Três desses pacientes estavam intubados e testaram positivo para Covid-19 e aguardavam transferência para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o único com leitos de UTI no Baixo Amazonas.

Pandemia: Prefeito de Santarém tem 70% de Avaliação positiva da população; Veja Helder Barbalho e Jair Bolsonaro

Pandemia: Nélio conta com avaliação positiva de 70% da população; veja Helder e Bolsonaro
Os números são da Destak/ Blog do Jeso junto a 900 entrevistado
O desempenho do governo Nélio Aguiar (DEM), prefeito de Santarém, frente à pandemia da covid-19 tem a aprovação de 70% da população, que cravou ótimo/bom para ações do gestor na prevenção e combate à doença neste início de segundo mandato.
Os números são da pesquisa Destak/Blog do Jeso junto a 900 entrevistados, realizadas no período de 28 a 30 de janeiro deste ano.
O levantamento foi feito através de questionário eletrônico do aplicativo QuestionPro, com filtro em que apenas uma pessoa por ID (aparelho) pode responder.
Outros 30% dos entrevistados avaliaram como “regular” o desempenho de Nélio em relação à pandemia.
Dentre o entrevistados, 90% disseram que têm intenção de se vacinar contra a doença. 10% ainda estão em dúvida.
Quanto ao desempenho do governador Helder Barbalho e do presidente Jair Bolsonaro no tocante à pandemia, o primeiro tem aprovação de 70% (ótimo/bom) e o segundo registra reprovação de 60% (ruim/péssimo) dos santarenos.
Outros 5 números da pesquisa sobre a pandemia 40%
Dos entrevistados responderam que já haviam contraído covid-19. 60%
Cravaram bom/ótimo para o desempenho da Semsa em ações de prevenção e combate ao coronavírus. A pasta, neste segundo mandato de Nélio Aguiar, é dirigida pela enfermeira (e ex-vereadora) Marcela Tolentino.
90% Respondeu que é favorável às decisões por decreto (estadual ou municipal) como forma de conter o avanço da covid-19 em Santarém (PA).
ACOMPANHE OUTROS NÚMEROS:
VOCÊ TEM INTENÇÃO DE SE VACINAR?















VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA AS DECISÕES DOS DECRETOS COMO FORMA DE COMBATER O COVID-19?