segunda-feira, 5 de abril de 2010

Visite antes que acabe

Abandono e desmando administrativo em Prainha

O descaso é visível no município, que há décadas sofre com os desmandos de seus governantes

Um dos municípios mais antigos da região da Calha Norte, a cidade de Prainha está em completo estado de abandono. A situação decadente se arrasta ao longo de várias décadas. E, desde que duas tradicionais famílias chegaram ao poder, nenhuma benfeitoria foi realizada no sentido de melhorar a vida daquela população, que está indignada. Ruas, praças públicas, escolas e prédios públicos estão em condições precárias. Recai sobre a atual administração queixas dos populares e reclamações diárias, sobretudo por causa do comprometimento do prefeito Sérgio Pingarilho apenas com seus aliados políticos, padrinhos, amigos e familiares, que são os únicos beneficiados com os ‘investimentos’ do governo.
Mas foi nas administrações das famílias Arruda e Hage, que o município retrocedeu. Antes, Prainha era considerada uma cidade em ascensão, contudo, após os governos dos poderosos, ela foi ficando pra trás e se afundou numa crise administrativa sem precedentes. O município parou no tempo e nada mais foi feito para melhorar as áreas da infraestrutrua, saúde, educação, agricultura e lazer, que se encontram completamente esquecidas pelo Poder Executivo.
As dívidas deixadas pelas administrações de Élson Arruda, Gandor Hage e Joaquim Nunes passam de governo para governo e isso impede qualquer investimento pesado por parte da Prefeitura. Entra prefeito, sai prefeito e é sempre a mesma desculpa: a falta de recursos para investir nas áreas mais carentes do município. Os gestores sempre usam a dívida do INSS, de mais de R$ 6 milhões, para justificar a falta de investimentos na cidade.
Em Prainha, a população não sabe reconhecer qual prefeito foi o melhor para o município. Porém, todos são unanimes em afirmar que todos que passaram pela Prefeitura deixaram um rastro de desmando e inércia administrativa, além de grandes rombos nos cofres públicos municipais.
Atualmente, o prefeito Sérgio Pingarilho é apontado como o sucessor dos Hage e Arruda, pois no seu primeiro mandato (e o povo espera que seja o último) ainda não fez nenhuma importante obra para o município. Nenhum banheiro público ele construiu, frustrando os interesses do povo e também decepcionando os eleitores, que o elegeram justamente apostando na mudança que ele poderia trazer à cidade.
Assim como seus antecessores, Pingarilho visa apenas seu bolso e o bolso de seus assessores, aliados, padrinhos políticos, amigos e familiares, que são os únicos que recebem algum tipo de benefício da Prefeitura. O povo está indignado e cobra dos órgãos responsáveis uma fiscalização no sentido de detectar os motivos pelos quais a cidade não recebe investimentos.
Ruas inteiras estão abandonadas. Há buracos e matos em todas as vias públicas do município. Os prédios públicos estão caindo sobre a cabeça do povo e ninguém do governo justifica essa carência de melhorias para a cidade.
A exemplo dos antigos gestores, Sérgio Pingarilho (PMDB) e seu vice, Adamor Malcher (PT), segundo os próprios moradores, vivem uma vida de luxo, com suas fazendas e imóveis imponentes. E o povo? O que será do povo de Prainha diante de tanto descaso e abandono? Essa pergunta só o atual prefeito e seus antecessores podem responder.
Visite Prainha, antes que acabem com a cidade!



PRB e PSL se fortalecem na região

Líderes do PRB e PSL em visita aos municípios de Alenquer e Curuá no último final de semana

As principais lideranças do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do PSL estiveram no último final de semana visitando vários municípios das regiões da Transamazônica, BR-163, Baixo Amazonas e Calha Norte.
Foram visitados os municípios de Itaituba, Rurópolis, Belterra, Mojuí dos Campos, Santarém, Alenquer, Curuá, Monte Alegre e Prainha. O objetivo é fortalecer a sigla nestas cidades, criando as comissões provisórias.



Um fato novo em Rurópolis
Rômulo Alves não é mais secretário de Meio Ambiente de Rurópolis. Ele entregou o cargo no último final de semana. Ele se desincompatibilizou da função visando uma possível candidatura à Câmara dos Deputados pelo PRB. O nome dele cresce entre as lideranças jovens da região, sobretudo no seu município, carente de representatividade. Rômulo recebeu convite do seu partido para encarar este grande desafio político. Contudo, a resposta ainda não foi dada. O clima é de expectativa por sua decisão ao convite.

Desculpa aos leitores

Por motivos particulares, durante uma semana deixei de atualizar o blog. Volto a movimentar o mais acessado blog da região a partir de hoje e sem interrupção. Agradeço aos milhares de leitores que passaram por aqui, deixando seus comentários e mandando suas sugestões de matérias. Todas, após análise, serão devidamente publicadas. Um forte abraço e obrigado pela audiência.

Hiromar Cardoso, o popular Xaropinho.