segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Prefeito de Santarém presencia ataque de xenofobia contra nortistas e diz que vai processar passageira por ofensas. Assista videos


Ao blog do Xarope, o gestor municipal disse que se sentiu ofendido e que iria processar a passageira pelos ataques xenofóbicos. Nélio lembra que a mulher foi totalmente arrogante e preconceituosa. “Eu fiquei olhando pra essa mulher, xingando todo mundo, os nortistas. Não quis bater boca com ela. Me levantei, fui até a comissária e pedi o nome dela, pois iria processá-la. A comissária me passou o nome dela. E foi nesse momento que ela parou de xingar. O que ela fez horrível.
O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, presenciou nesta segunda-feia (16), quando embarcava para Brasília, em um voo da companhia aérea Latam, um ataque de xenofobia de uma passageira contra o povo da região Norte. A passageira começou proferir palavras ofensivas após ser barrada na máquina de Raio-X do aeroporto internacional Maestro Wilson Fonseca. O próprio prefeito gravou um vídeo relatando o ocorrido presenciado por vários outros passageiros que também se sentiram incomodados e ofendidos com a atitude preconceituosa da mulher.
A passageira foi impedida pelos seguranças de despachar sua bagagem de mão e foi orientada sobre como deveria proceder. Após isso, já no interior da aeronave, ela começou a proferir palavras ofensivas, dirigidas ao povo da região Norte. Segundo Nélio, ela estava ao telefone falando com alguém e em tom alto disse que as pessoas da região seriam todas burras.
“Dentro do avião, ao telefone, falando em voz alta, falas totalmente preconceituosas, discriminatórias contra os nortistas, dizendo que o pessoal de Santarém, pessoal do Norte é todo burro, que é por isso que aconteceu isso com ela, porque o pessoal do Norte é burro, que só tem um neurônio, que mesmo assim só usa metade de um neurônio", narrou o prefeito no vídeo que compartilhou em suas redes sociais.
Ao blog do Xarope, o gestor municipal disse que se sentiu ofendido e que iria processar a passageira pelos ataques xenofóbicos. Nélio lembra que a mulher foi totalmente arrogante e preconceituosa. “Eu fiquei olhando pra essa mulher, xingando todo mundo, os nortistas. Não quis bater boca com ela. Me levantei, fui até a comissária e pedi o nome dela, pois iria processá-la. A comissária me passou o nome dela. E foi nesse momento que ela parou de xingar. O que ela fez horrível. Fiquei muito indignado com essa atitude. Fui abordado em Brasília e muitas pessoas me abordaram, elogiando a minha atitude”, contou ao blog, o prefeito, que informou que já acionou dos advogados para processar a passageira.

A filha do prefeito, Gisele Aguiar, também manifestou repúdio à atitude da mulher e compartilhou um vídeo mostrando as ofensas da passageira.
Outros passageiros que presenciaram o episódio divulgaram vídeo repudiando a atitude da mulher. 
Várias mensagens de apoio ao prefeito também foram publicadas na postagem de Nélio Aguiar.

O crime de Injúria Racial, na interpretação da Lei nº 14.532/23, o Juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência.


Galeria da Desonra Nacional: conheça alguns dos extremistas dos ataques golpistas em Brasília


Fantástico mostra protagonistas entre os terroristas responsáveis pelas cenas que chocaram o país, com destaque para alguns golpistas radicais com um passado bastante comprometedor.
A democracia brasileira foi testada num domingo (8) de ataques terroristas aos prédios dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal –, mas resistiu. Ficaram para história registros la
mentáveis da barbárie, e o Fantástico apresenta alguns dos golpistas que já fazem parte da Galeria da Desonra Nacional. E que têm um passado bastante comprometedor.
Fábio Alexandre de Oliveira e Erlon Ferrite

O mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, 43 anos, é quem aparece nas imagens tomando a cadeira do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Empresa Destak vai divulgar pesquisas de avaliação política dos municípios da região


Após o desempenho de acerto nas pesquisas eleitorais nas eleições de 2020 e de 2022, a Destak Publicidade e Marketing, com forte atuação nas cidades das regiões oeste, sudoeste, Transamazônica e Xingu, retoma suas atividades de pesquisas de opinião a partir desta semana, com uma sequencia de levantamentos de dados de vários municípios do oeste paraense.
Há menos de dois anos para as eleições municipais de 2024, a empresa Destak vai ouvir moradores de Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra, Aveiro e Rurópolis pelos próximos dias com o objetivo de avaliar o cenário político sob o ponto de vista da própria população, seus anseios e perspectivas para as eleições de 2024, quando serão escolhidos os próximos vereadores e prefeitos e vice-prefeitos.
As pesquisas serão custeadas com recursos próprios e com a finalidade de mostrar a realidade das cidades paraenses e a opinião dos moradores sobre os setores que necessitam de maior investimento, além de mensurar também o grau de satisfação, aprovação e rejeição com os atuais gestores municipais e parlamentares.
No campo político, o levantamento vai elencar perguntas junto aos eleitores que vão identificar não apenas quem poderia ser eleito prefeito dessas cidades, se a eleição fosse, hoje, mas também a avaliação que a população faz dos gestores. 
Além disso, a Destak vai ouvir quem, para os moradores, são os vereadores com melhor desempenho no atual mandato legislativo.

Prefeitura investe em obras que vão garantir mais produtividade no campo e ao agronegócio

Investimentos em São Félix do Xingu:Os investimentos são custeados com recursos do próprio município. As pontes de concretos era um anseio antigo das pessoas que vivem às margens do rio São Francisco.
Obras de construção de pontes de concretos e galerias estão sendo realizadas em várias frentes de serviços pela Prefeitura de São Félix do Xingu, Mesorregião do Sudeste do Pará. 
O objetivo é garantir melhorias ao produtor rural e também ao setor do agronegócio. Os investimentos são custeados com recursos do próprio município. As pontes de concretos era um anseio antigo das pessoas que vivem às margens do rio São Francisco.
Com esses serviços, as expectativas de crescimento e desenvolvimento só aumentam em São Félix do Xingu. O prefeito João Cleber destaca que todas as obras em andamento no município são pagas com o imposto arrecadado do contribuinte.

Chefe da máfia mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido

Matto Messina Denaro é preso na Sicília após 30 anos foragido — Foto: Carabinieri Military Police/via Reuters
Matteo Messina Denaro, investigado como um dos líderes da máfia Cosa Nostra, era considerado foragido desde 1993. Ele foi preso enquanto esperava consulta de terapia, segundo a polícia.
A polícia da Itália prendeu nesta segunda-feira (16) o chefe da máfia mais buscado no país. Matteo Messina Denaro, acusado de ser um dos três principais líderes do grupo mafioso Cosa Nostra, estava foragido havia 30 anos e foi encontrado na região da Sicília.
Denaro é acusado de uma ser responsável direta ou indiretamente por uma série de assassinatos ao longo da década de 1990. Ele enfrenta uma sentença de prisão perpétua por seu papel em ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, que mataram dez pessoas.

Morador de Novo Progresso levou bombas, estilingues e materiais usados para fazer coquetel molotov em acampamento de Brasília

Morador da cidade de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, Antônio Geovane Sousa de Sousa, de 23 anos, é um dos presos listados pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap-DF).

A prisão do morador de Novo Progresso foragido da justiça foi destaque no Fantástico deste domingo (15) na rede Globo. -Foto:Reprodução)
Morador de Novo Progresso levou estilingue para atos, anti democrático em Brasília.

Quem são os deputados federais do PA que minimizaram os atos terroristas de 8/1, segundo site Intercept

Eder Mauro e Joaquim Passarinho, ambos do PL, aparecem no levantamento como parlamentares que minimizaram os atos
O site Intercept Brasil fez
um levantamento que apontou 46 deputados federais eleitos em 2022 que defenderam, incentivaram ou ao menos tentaram justificar de alguma forma os ataques terroristas de 8/1.