segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Alcoa emite nota sobre erosão de barreira de contenção da mina 25 em Juruti

Um incidente provocado pela chuva foi registrado sábado (26) na mina da Alcoa, em Juruti, oeste do Pará, com erosão de uma barreira de contenção da borda do Platô Guaraná. Uma nota foi emitida pela mineradora explicando sobre o evento e as providências. Veja abaixo:
"Informamos a ocorrência de um evento na frente da Mina 25 (Platô Guaraná), neste sábado (26). As fortes chuvas dos últimos dias causaram a erosão de uma leira da borda do platô que carregou a água da chuva e parte do material vegetal (solo galhadas) para a região próxima à borda do platô.

Aumenta as restrições para as regiões do Xingu e Tapajós, por causa do Covid-19


As regiões do Xingu e do Tapajós saíram da bandeira amarela para a laranja, classificação de segurança que exige mais restrições às atividades diante dos dados de três inquéritos epidemiológicos da Universidade do Estado (Uepa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da quantidade de leitos disponíveis na região para Covid-19 e a capacidade do sistema de saúde para atender à demanda.

Em pesquisa realizada pelo IBGE, caiu o número de pessoas afastadas do trabalho pela pandemia


Dados são do último boletim da PNAD Covid 19, pesquisa que o IBGE realizou de maio a novembro para aferir os efeitos da pandemia na economia do país
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o último boletim da PNAD Covid 19, pesquisa criada em maio para avaliar os impactos da pandemia no mercado de trabalho, bem como investigar comportamentos de saúde da população em relação aos casos suspeitos da doença. A pesquisa encerrou revelando que, no Pará, de maio até novembro, houve queda expressiva na quantidade de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social. Eram 28,5% em maio, mas em novembro apenas 2,7% dos ocupados no estado estavam afastados por conta da pandemia. O estado foi um dos que mais recebeu auxílio emergencial.
No Pará, a pesquisa registrou que, em maio, 852 mil pessoas tiveram que se afastar de seu local de trabalho por conta das exigências de distanciamento social (28,5% da população ocupada em todo o estado). Em novembro, o dado caiu para 83 mil (2,7% dos ocupados).