quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Estupidez gera indignação   
INCRA fecha em Itaituba a maior unidade avançada do Brasil

“A decisão partiu de políticos que vivem em Brasilia que não conhece a realidade da nossa região”.

Peninha, Ranilson, Valmir, Andre e Adalberto com Carneiro
Após 30 anos servidos a milhares de famílias de agricultores que vivem em toda região da Transamazônica e Santarém-Cuibá, especialmente as que vivem exclusivamente da reforma agrária, a Unidade Avançada do INCRA na região de Itaituba acaba de fechar.
A falta de respeito, a atitude irresponsável partiu diretamente do presidente do INCRA em Brasilia, Celso Lacerda que alega inoperância do órgão para a região.
A atitude de Celso Lacerda e seus comandados lá de Brasília causou revolta geral, inclusive nos políticos que representam parte dos 100 mil agricultores assentados em 7 municípios, Itaituba, Novo Progresso, Jacareacanga, Aveiro, Trairão e Rurópolis.
Nesta terça-feira, os prefeitos de Itaituba Valmir Climaco e de Aveiro Ranilson Prado, acompanhados do vereador Luiz Fernando Sadeck, o popular Peninha estiveram em audiência com o Superintendente do INCRA Francisco Carneiro  quando pediram a reativação da unidade do Incra em Itaituba.
Em tom de indignação, o vereador Peninha pediu que o presidente do INCRA revise com muito cuidado a decisão, que em sua opinião foi causado por políticos que não conhecem a realidade da região que tem milhares de agricultores que depende da Unidade Avançada.
Ele disse que vai fazer uma mobilização com a classe política, sindicatos com a finalidade de alertar os deputados e senadores para o tamanho da aberração que foi cometida contra os pobres colonos. ”Como um colono, ou um assentado vai sair de Jacareacanga ou Novo Progresso para tirar sua carteira em Santarém, já que Itaituba já era quase impossível”, disse o vereador do PMDB.
A Unidade Avançada de Itaituba foi a única a ser fechada no Estado do Pará, entre as 13 no Brasil.