domingo, 27 de novembro de 2011

o pontapé inicial
Xarope reúne a elite dos Blogueiros em Itaituba

“O blogueiro Xarope escolheu a cidade do Ouro por ser hoje, sem dúvida a cidade capital da comunicação”.

Diogo, João, Pinga Fogo, Amaral, Gilson, Xarope, André e Junior
Bastou apenas dez minutos para que o Blogueiro e analista de economia multinacional Xarope reunisse via telefone a Nata dos Blogueiros de Itaituba. A finalidade principal foi oficializar a categoria que hoje vive na informalidade.
O ato importante serviu para que fosse dado o pontapé inicial para criação e instalação da Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará. Na ocasião nada de glamour nem muita divulgação, apenas colocações de idéias para que o resultado final não servisse de fiasco.
O encontro foi aberto com uma serie de colocações, “Diogo Mota que representa a API- Associação que congrega os profissionais da Imprensa em Itaituba argumentou que a idéia é louvável, e que a entidade viria reforçar os profissionais”. Junior Ribeiro que é blogueiro e também apresentador de televisão falou da necessidade da criação da associação, principalmente para a legalização da categoria. Ele criticou alguns blogs que divulgam notas, e que não mostram a cara, como é o caso de alguns que existem em Itaituba. Já João Paxiuba elogiou a atitude da idéia, e pediu que não ficasse só na conversa, “a criação tem que vim logo, completou. Francisco Amaral, um dos repórteres mais antigo da profissão fez louvor a iniciativa, porém criticou a postura de alguns colegas que ficam atrelados a políticos e muita das vezes fogem da verdade.
André, Gilson, Diego, Xarope, Junior e Pedro(Cagadas politica)
Além deles, também fizeram uso da palavra, Pinga Fogo, Cagada Política e André Paxiuba. Já Jota Parente se encontra em recuperação de sua saúde. Anderson Pantoja (Portal Buré) se encontrava em Santarém. Nazareno Santos e lamberto de Carvalho não foram encontrados. Neimias Cordeiro foi convidado, porém não fez questão de participar.    
Por fim, Xarope acha que foi superado toda expectativa, até porque foi uma reunião em convite tempo real conseguindo reunir em uma point famoso da Cidade a nata e a elite mais que perfeita dos Blogueiros de Itaituba e região. Gilson Vasconcelos foi o escolhido por unanimidade para tocar a próxima e esperada reunião.
Agulhada do Xarope: Esteve no evento o amigo Amaral, um dos mais polêmicos jornalistas, além de homem de imprensa e filho de Santo do Mestre Bruno, Gilson Vasconcelos, Clemerson, Pinga Fogo, Diego e Júnior, renomados blogueiros da região João Paxiúba também esteve presente, mas não aceitou participar da vaquinha para pagar a conta, alegando que estava de dieta e em jejum para pagar promessa e o popular Cagada, do Blog do Cagadas na política, que chegou depois que a conta foi paga. A reflexão sobre o sucesso do importante evento é que Xarope mais uma vez mostrou que tem prestígio, credibilidade e respeito dos amigos e parceiros Blogueiros de verdade, não os aventureiros que arrotam que são blogueiros, mas não tem a credibilidade necessária.

O Dinossauro da imprensa

Sem medo de dizer a verdade!!!

Amaral: “A Câmara municipal de Itaituba infelizmente hoje é toda comprometida com o prefeito Walmir Climaco”

Amaral meteu o pau no PODER LEGISLATIVO
Amaral desce a taca nos vereadores itaitubenses, segundo ele;“Os vereadores só fazem o que o prefeito Walmir ordena, 99% estão comprometidos com a administração municipal”, disse Amaral, “prova disso é que na última terça feira o único vereador de Oposição, César apresentou requerimento solicitando que fosse realizado concurso público no município, que há mais de uma ano está vencido”, falou Amaral. A resposta foi os vereadores esvaziarem o plenário para não provarem o projeto que seria de interesse de grande parte da população. “As pessoas que conheceram Itaituba antes, hoje se assustam ao ver a cidade com lixo nas ruas, os urubus tomando conta da cidade”. “O urubu está tão acostumando na cidade que não se assustam mais com os carros nem com as pessoas”, disse Amaral. “A cidade está abandonada por conta da irresponsabilidade do atual governo”, disse o polêmico homem de imprensa e líder comunitário.
“Nós vemos a Alcoa, a Mineração Rio do Norte investindo no social; o que a Itacipasa investe em Itaituba, não investe nada! A antiga Caima, hoje Itacipasa, é um projeto zero”. Segundo Amaral, “o Itaitubense está pagando cimento mais caro que em Santarém”. Amaral se revolta e afirma que mesmo sendo produtora de Cimento a Caiman, atual Itacipasa, é inútil para Itaituba. A alternativa, segundo ele, é a hidrelétrica de São Luís, “que se for bem planejada e projetada, trará muitos benefícios para Itaituba, com certeza”, afirmou Amaral.
Amaral lembra que na década de 90, na administração do prefeito Edilson Botelho, os vereadores da época aprovaram uma isenção de 20 anos para a Caima, “na verdade a isenção era para os cofres públicos, mas os vereadores pegaram milhares de sacas de cimento”, disse Amaral, “todo mundo sabe que os vereadores daquela época venderam o município a troco de cimento”, afirmou o jornalista. “Estamos em 2011, o contrato de 20 anos com a Caiman está vencendo, é hora de nossas autoridades e associações se unirem e começar a discutir esta situação”, falou. “A Caima tem que começar a pagar impostos e investir no social”, afirmou Amaral.
Francisco José Santos Amaral se considera mais um batalhador pelas causas sociais do que propriamente um jornalista dinâmico., conseguindo ser as duas coisas. Se bem que as duas qualidades se unem para traçar um perfil de um homem que tem um passado de lutas estudantis quando fazia o curso secundário em Santarém. Há 27 anos em Itaituba, cidade que adotou, mesmo tendo nascido em Belterra, ele está consolidada através das lutas que o glorificaram no passado e hoje segue no presente político do município, Francisco Amaral, ou simplesmente Amaral, pilota seu Blog do Amaral que atualiza sempre e o jornal Folha do Oeste, um dos mais combatentes da região. Foi em seu QG que ele concedeu estas declarações exclusivas.

A violência e a prostituição estão aumentando no município de Itaituba? O jornalista Amaral diz que não. “o alto índice de violência em Itaituba praticamente acabou; a violência acontecia em Itaituba na época do ouro, por que havia muitos acertos de contas entre pessoas que vinham de outros estados com rixas de família e aqui se encontravam de maneira fatal.
Segundo o homem de comunicações Amaral, outro fator que elevava o índice de violência era a ambição pelo Ouro; “o cidadão que possuía um barranco, um garimpo onde existia ouro, era alvejado pela inveja que levava outro a querer tirar a vida desse dono de garimpo, fato que infelizmente sempre acontecia. Amaral traça um perfil atual da onda de violência, conceituando que “hoje a violência é conseqüência da prostituição e do uso e comércio da droga”, disse ele.
Ressaca do garimpo- O ciclo do ouro acabou, deixou em Itaituba e região um rastro de impacto ambiental e muitos traumas familiares. “Mas ainda existe muito ouro na região do Tapajós, que eu considero a maior reserva aurífera do mundo; ocorre que nossos políticos, tanto a nível federal quanto a nível estadual, os políticos municipais e também os Sindicatos de garimpeiros não tiveram cuidado em cuidar e manter o profissional do garimpo na região, ao contrário criaram leis que abriram espaço para as grandes empresas mineradoras que expulsaram o garimpeiro do garimpo. A garimpagem manual desapareceu de forma drástica do garimpo. E quais foram estas conseqüências? Pergunta Xarope. “O pequeno garimpeiro teve que procurar outras alternativas de ganhar a vida com o ouro,  foi para o Oiapoque, pro Suriname, Guiana Francesa e deixou a família, principalmente os filhos ainda crianças que cresceram desamparados pelos pais e pelo próprio governo, caíram no caminho das drogas que para sustentar o vício são obrigados a praticar pequenos furtos, o que acontece bastante hoje em dia em Itaituba; quanto as meninas, são obrigadas a cair na prostituição por falta muitas vezes de estudo e qualificação profissional”, finalizou o jornalista e Blogueiro Amaral.