segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

DOXA: Dr. Daniel consolida liderança e eleição em Ananindeua pode ser definida no 1º turno

Os deputados Daniel do MDB, e Miro Sanava do PDT disputam eleição no município de Ananindeua 
Se a eleição fosse hoje, o deputado estadual, Dr. Daniel (MDB), ganharia a eleição com mais de 57,0% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deptuado estadual, Miro Sanova (PDT) com 4,2%. Jeferson Lima está com 2,1%; o vice-prefeito, Carlito Begot tem 1,6%; Newton do PT, Beto e Alan Bitar, ambos, aparecem com 0,2% das intenções de voto.
É o que aponta a primeira pesqusa registrada no TRE nº PA-04653/2020 da DOXA realizada no período de 28 a 31 de janeiro de 2020, com 600 entrevistados em todos os bairros de Ananindeua.
A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa teve o objetivo de avaliar o governo de Pioneiro, Helder Barbalho e Bolsonaro. Além disso a pesquisa mostra as perspectivas eleitorais para 2020.
ESPONTÂNEA: 
Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Dr. Daniel (MDB) aparece na frente com 26,9% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deputado estadual, Miro Sanova (PDT) com apenas 4,2%. Jeferson Lima está com 2,1%; o vice-prefeito, Carlito Begot tem apenas 1,6%; Newton do PT, Beto e Alan Bitar, ambos, aparecem com 0,2% das intenções de voto. Os eleitores indecisos representam 52,8%, enquanto 10,5% tem intenção de anular ou votar em branco.
ESTIMULADA: Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Dr. Daniel (MDB) vai para 57,5%. O deputado Miro Sanova fica em segundo lugar com 8,2%. Newton do PT e Carlito Begot aparecem com 3,3% cada. Capitão Marcony tem 2,8%, Beto Andrade, 1,6% e Alan Bittar, 0,7%. Branco/Nulo somam 10,3; e indecisos, 12,3%.

VOTOS VÁLIDOS: Quando se faz a intenção de voto por apenas os votos válidos, isto é, retiram-se os votos Brancos e Nulos, deixando apenas os votos nominais, que é como o T.R.E calcula na eleição, encontramos o seguinte resultado: Dr. Daniel (MDB) desponta com 74,3%; Miro Sanova, 10,6%. Carlito Begot e Newton do PT, ambos ficam com 4,3%. Capitão Marcony aparece com 3,6%. Beto Andrade fica com 2,1% e Allan Bitar, 0,9%.

Rejeição: Em se tratando de rejeição, Carlito Bergot e Newton do PT são os mais rejeitados, 11,5% e 11,3%, respectivamente. Depois vem Capitão Marcony com 8,0% de rejeição. Miro Sanova tem 6,3% de rejeição, seguido de Alan Bitar, 6,1%. Beto Andrade possui 4,5%. Dr. Daniel é o menos rejeitado com apenas 2,6%. Outros 40,1% não opinaram.

AVALIAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL: O governo do prefeito Pioneiro é avaliado negativamente por 44,2% dos eleitores (Ruim/péssimo); enquanto que sua avaliação positiva é de 29,9% (excelente/bom). A avaliação Regular soma 25,3%.

AVALIAÇÃO GOVERNO HELDER BARBALHO: Em se tratando de avaliação do Governo Helder Barbalho, a sua avaliação positiva é de 42,0% (excelente/bom); enquanto sua avaliação negativa é de 26,2%. A avaliação Regular soma 30,2%. Ainda aparecem 1,6% que não quiseram avaliar o governo de Helder.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO: A avaliação do Governo de Jair Bolsonaro está sendo avaliado negativamente por 31,1% dos eleitores de Ananindeua. E 32,9% avaliam positivamente seu governo. A avaliação Regular soma 33,0%.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Ananindeua-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.
Execução: Doxa Pesquisa
Período de coleta: 29/01 A 01/02/2020
Registrada no T.R.E nº PA-00120/2020
Local: Ananindeua – PA
Amostra: Foram entrevistados 600 eleitores.

Pesquisa em Mojui mostra PSDB na frente, e influência do prefeito Jailson na sua sucessão

Pesquisa em Mojuí mostra PSDB à frente e influência de Jailson na sua sucessão
Everaldo, Juvenal, Jailson, Marco Antônio e Izailton: nomes na pesquisa
A primeira pesquisa da Destak de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, registrada na Justiça Eleitoral, mostra o PSDB à frente da disputa e o poder de influência junto ao eleitor do prefeito tucano Jailson Alves na sua sucessão.

O vereador Marco Antônio (PSDB) lidera em todos os cenários. Outro pré-candidato do partido, vereador Izailton Sousa, aparece em 3º lugar. O PSDB ainda não oficializou quem será o nome a prefeito da sigla neste ano. Juvenal Arruda (DEM), vice-prefeito, está 2º lugar.
Espontânea – cenário 1 
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com quase 24%, seguido por Juvenal Arruda (14,5%) e Izailton Sousa (10,9%).
Vereador do MDB, Everaldo Cordeiro (7,3%) está em 4º lugar. O oposicionista Emerson Silveira (PSB) surge logo a seguir com 4,2%. O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a quase 30%.
Estimulada – cenário 2 
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados), em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 32%. Em 2º, Juvenal Arruda (24%) e Izailton Sousa (17%) em 3º.
Everaldo Camilo, com 10%, está em 4º, seguido por Emerson Silveira (45). Os indecisos somam 8%, enquanto que os eleitores que irão votar em branco chega a 5%.
Estimulada – cenário 3 
Em um cenário com 4 candidatos (sem Everaldo Camilo), a pesquisa estimulada da Destak de janeiro mostra o tucano Marco Antônio (37%) com 9 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Juvenal Arruda (28%).
O também tucano Izailton Sousa cravou a 3ª colocação com 21% e Emerson Silveira a 4ª, com 3%. Os indecisos (não sabe/sem resposta) somam 8%.



Rejeição dos candidatos 
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados na pesquisa da Destak é o de Emerson Silveira, que lidera com 17%
Logo atrás dele, com 13%, aparece Izailton Sousa, seguido de Juvenal Arruda (11%).
Marco Antônio (8%) e Everaldo Camilo (9%) estão empatados tecnicamente na 4ª posição. Os 2 são os que têm a menor rejeição.
Influência de Jailson A Destak aferiu também a influência do prefeito Jailson Alves sobre o eleitorado do município. 34% disse que votaria em um candidato apoiado por ele, e 26% respondeu que “poderia votar”. A somatória desses dois tipos de eleitor sob influência do gestor de Mojuí chega a 60%.
Por outro lado, 36% dos entrevistados revelou que “não votaria” em candidato apoiado pelo prefeito. Até agora Jailson não se manifestou publicamente qual o candidato que irá apoiar para sucedê-lo no cargo.

“Operação Lemniscata” combate fraudes em licitações

Ouvidor-Geral do município lidera organização criminosa que fraudava documentos de licitações da prefeitura
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por intermédio da Promotoria de Justiça de São Félix do Xingu, deflagrou esta manhã (30) a “Operação Lemniscata”, para cumprir três mandados de prisão e outros nove de busca e apreensão de bens. De acordo com as investigações, o Ouvidor Geral do município fraudava documentos para que a empresa da qual ele é sócio-de-fato ganhasse processos licitatórios.
Dois mandados de prisão foram cumpridos contra duas pessoas também envolvidas no esquema. As investigações apontam que Maximino Gomes, Ouvidor-Geral de São Félix do Xingu, forjou documentos para que a pessoa jurídica Greentech Informática, empresa da qual também é sócio, participasse e ganhasse procedimentos licitatórios da prefeitura. O Ouvidor está foragido.
As investigações iniciaram após a Ouvidoria do MPPA receber denúncia anônima indicando que Maximino Gomes usava nomes de terceiros (laranjas) para fraudar documentos e assim participar de licitações da gestão municipal. A empresa do Ouvidor ganhou processos licitatórios para diversos serviços, inclusive alguns que não é capaz de realizar.
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Carlos Fernando Cruz da Silva, durante a investigação foram identificados os crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa, direcionamento de licitação e peculato. 
Ao todo, 11 procedimentos licitatórios da prefeitura municipal foram manipulados. “As investigações concluíram que os crimes foram perpetrados por um grupo liderado pelo Ouvidor-Geral do Município de São Félix do Xingu, Maximino Gomes, o qual forjou a documentação de pessoas jurídicas para viabilizar sua participação em procedimentos licitatórios”, esclarece o promotor.

Foram presos Everton Fernandes Reis e Manuel Ribeiro da Silva. Ambos são sócios da Greentech Informática e estão envolvidos nas fraudes. Durante a operação uma terceira pessoa foi detida por posse irregular de arma de fogo. Os mandados de prisão foram cumpridos pela Promotoria de Justiça de São Félix do Xingu em conjunto com Grupo de Atuação Especial de Segurança Institucional e Inteligência (GSI).