quinta-feira, 23 de abril de 2015

MENORES CADA VEZ MAIS ENVOLVIDOS NO MUNDO DO CRIME

"Nem maioridade penal, muito menos ação policial mais enérgica consegue coibir a sanha criminosa dos menores de idade nos quatro cantos da cidade sem Lei".
O mundo do crime revela sua face mais obscura, com jovens que deveriam estar nas escolas, mas ocupam a vida agindo no mundo das drogas, cometendo crimes até hediondos, e ocultos sob o véu da impunidade. Recrutados por facções criminosas organizadas e bem armadas, os menores de idade contam com as benesses da justiça para praticar furtos e até matar, acobertados por maus profissionais da justiça. Advogados corruptos que por uma quantia irrisória se vendem, dando habeas Corpus e colocando elementos nocivos á sociedade em plena liberdade.
As discussões sobre a diminuição ou não da maioridade penal atingem todas as camadas da sociedade, quando o problema deve ser resolvido dando aos jovens o respeito que merecem, com trabalho social mais intenso por parte das instituições governamentais ou particulares. Enquanto isso não for feito, o cenário horripilante e tenebroso que mostram jovens reinando absolutos no mundo obscuro do tráfico de drogas deve se arrastar ainda por muitas décadas futuras.

DEPUTADO DO PMDB TENTA APROVAR PROJETO DE LEI RIDÍCULO E INCOERENTE NO ESTADO DO AMAZONAS

Um projeto de lei do deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB) vem causando constrangimento entre as comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). O incômodo é tanto que o deputado Orlando Cidade (PTN) apresentou, na quinta-feira, 16, um projeto para que a CCJR tenha o poder de vetar a tramitação de matérias que, na avaliação dele, ridicularizam o parlamento. 
No projeto (nº 341/2012), Dallas quer reconhecer como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Amazonas palavras, segundo ele, comuns no vocabulário regional local, como: “cabaçuda”, “cabaço”, “dedada”, “gala”, “pimba”, “pinguelo”, “piroca”, “pomba”, “xibiu”, entre outras (Veja mais palavras na lista abaixo).
Na justificativa da matéria, o parlamentar afirma que se inspirou na obra “Amazonês – Termos Usados no Amazonas”, do escritor Sérgio Freire, doutor em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Incoerente e equivocado: 
DEPUTADO AMAZONENSE CRIA PROJETO DE LEI RIDÍCULO E CONSTRANGE A ASSEMBLEIAPara o professor e escritor amazonense Tenório Teles, o projeto de lei proposto por Dallas é incoerente e equivocado. “Esse é um projeto de lei sem muito sentido, porque querer estabelecer como algo permanente aquilo (a linguagem) que é impermanente, acredito que seja uma incongruência”, observou Tenório.

Voto distrital: projeto muda eleição em Belém, Ananindeua e Santarém

O Senado aprovou nesta quarta (22) um projeto que institui voto distrital para a eleição de vereadores nos municípios com mais de 200 mil eleitores [como é o caso, no Pará, de Belém, Ananindeua e Santarém]. Pela proposta, cada município será dividido em distritos; e cada um deles elegerá um representante para a Câmara Municipal.
O projeto diz que o número de distritos de cada município será igual ao número de vagas na Câmara [em Santarém, seria 21 distritos]. Cada partido pode inscrever só um candidato por distrito.
De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), o projeto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça. Se não houver recurso para ir ao plenário da Casa, segue para análise da Câmara dos Deputados,

Ministério Público de olho vivo na venda de boxes do Mercado municipal de Santarém






Uma investigação apurada do órgão judiciário pode revelar irregularidades na transação feita entre camelôs e membros do governo municipal, que se estende desde os tempos da petista Maria do Carmo e pode respingar lama da corrupção na administração de Alexandre Von.
O QG do Xarope constatou que tem muita gente com as barbas de molho e que prometeu que se for pego, vai entregar o resto da galera. “sozinho é que eu não vou responder o pepino”, disse um dos envolvidos, que pediu para não ser identificado.
O que se sabe é que o Ministério Público está tendo muito trabalho em ouvir os depoimentos das pessoas envolvidas no fato, que pode ganhar contornos maiores do que o famoso Lava Jato nacional. As lentes investigativas do Xarope estão acompanhando o caso de forma minuciosa para poder divulgar à seus leitores.