terça-feira, 6 de setembro de 2011

A UM PASSO DO PARAÍSO

Galvão se apresenta à polícia de Altamira

"A prisão ainda não foi feita, pois o delegado de Altamira não possui o mandado de prisão. Se Galvão fosse preso sem o mandado, poderia se configurar abuso de autoridade. Assim que a ordem for expedida, a prisão será feita imediatamente"

(Foto: Cezar Magalhães / Arquivo)
Galvão se apresenta à polícia de Altamira (Foto: Cezar Magalhães / Arquivo)O fazendeiro Regivaldo Galvão, conhecido como “Taradão”, condenado pela morte da missionária Dorothy Stang, apresentou-se nesta tarde de terça-feira tarde à polícia de Altamira. O acusado aguarda a ordem judicial de prisão em sua própria casa, no município de Altamira, onde mora com sua família.
Segundo o advogado de Galvão, Jânio Siqueira, o acusado soube da ordem de prisão expedida pela 1ª Câmara Criminal logo após o julgamento, realizado na sede do Tribunal de Justiça do Pará, e se conformou com a decisão. "Ele ficou em Altamira na expectativa da decisão, mas quando o mandado de prisão saiu ele conformou e se apresentou espontaneamente à polícia", disse Jânio.
A prisão ainda não foi feita, pois o delegado de Altamira não possui o mandado de prisão. Se Galvão fosse preso sem o mandado, poderia se configurar abuso de autoridade. Assim que a ordem for expedida, a prisão será feita imediatamente.
O advogado Jânio Siqueira afirma que irá entrar com um recurso após a publicação da decisão. "Iremos entrar com um embargo de declaração no Tribunal de Justiça do Pará para questionar algumas contradições que ficaram bastante salientes nesse decisão. Depois encaminharemos à Brasília, perante o Superior Tribunal de Justiça", revelou o advogado. A declaração deverá ser publicada em até 10 dias.
O CASO
“Taradão” é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005. Condenado a 30 anos de prisão, Galvão tentava anular a sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém, proferida em abril de 2010.
Os demais condenados estão presos. São eles: Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado a 30 anos de prisão; Rayfran das Neves, o Fogoió, condenado a 27 anos; Clodoaldo Batista, o Eduardo, condenado a 17 anos; e Amair Feijoli, o Tato, sentenciado a 27 anos.
Defensora dos direitos de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA), área de intenso conflito fundiário, Dorothy Stang foi morta com seis tiros em fevereiro de 2005, na cidade de Anapu (PA).

Soltando as CACHORRAS

Prefeita DESABA com mentiras de Simão Jatene

Madalena: Situação complicada
Se não bastassem os NÃO comprimentos das promessas feitas em campanha, a população do município de Novo Progresso, região da Santarém-Cuiabá vem sendo obrigado a engolir as MENTIRAS do governador Simão Jatene.
Só este ano foram inúmeras feitas por ele, e novamente o Governador do Estado, SIMÃO JATENE (PSDB), não foi à Novo Progresso neste domingo, fato anunciado.
A prefeita Madalena Hoffermam estaria CHATEADA com seu líder MAIOR, já que vem perdendo terreno político, e acima de tudo a moral. A população já não mais acredita na história da IDA dele na cidade.
Enquanto o governo de Madalena vai por água a baixa, o ex-prefeito da cidade Tony Fábio leva cerca de 8 mil pessoas em seu aniversário. Segundo os seus correligionários mais próximo, o fato teria deixado a esposa e o marido, o também ex-prefeito Juscelino de MAL ESTAR.
O desgoverno de Madalena Hoffermam teria sido a causa da não IDA de JATENE em Novo Progresso. Recentemente o governo teria encomendado uma pesquisa que mostra a LOIRA em baixa.
No mesmo dia, Jatene esteve em Castelo de Sonho, bem próximo de Novo Progresso, e não foi prestigiar a prefeita TUCABA.

“INDÍO NÂO QUER APITO, QUER VOTO!

Carlos da Luz vai de 10 em Itaituba

Carlos da Luz, O INDÍO
Famoso por suas canções populares, no qual se destaca “ Eu vou mamãe, eu vou”, e “ Ela traiu o marido”, o cantor Carlos da LUZ, o índio solitário da Amazônia já bateu o MARTELO e vai tentar uma vaga na Câmara Municipal de Itaituba. Paraense de Redenção, ele é Candidato pelo PRB de Itaituba, onde tem domicílio eleitoral.
Está semana ele até ganhou um (presente do jornalista Thompson Mota, de quem é amigo) até o slogan de sua campanha já foi anunciado: “Índio não quer apito, quer voto”.
Carlos da LUZ pode estourar de votos, efeito TIRIRICA, já que a população não está nada satisfeita com o atual quadro de vereadores.
Todo material gráfico será bancado pelo blogueiro XAROPINHO. A candidatura do Índio Apaixonado promete. Quem viver VERÁ!   

Estamos de OLHO

CARA DE PAU
Jatene conspira contra os sonhos de emancipaçãp de seu povo sofredor

Ao contrario do que diz, que mostra-se de acordo com a consulta popular, posando como neutro ao assunto, Simão Jatene incorpora-se de corpo e alma na luta contra os anseios de emancipação do Estado do Tapajós e Carajás e mesmo sendo originário de Santarém seu Vice Governador, politico qual samba de uma nota só, omite-se à luta para não contrariar Jatene, e mostra-se ocupadissimo tal qual um criminoso construindo um álibi para fugir de sua responsabilidade.
Os tentaculos do poder emanado por Jatene, calam o Vice Goverador, Deputados e apaniguados.
Jatene não conseguiu "sintonizar" pelo NÃO Dudimar Paxiúba e criou animo em Zenaldo para destronar o primeiro Deputado Federal genuino da região do Tapajós.
-É MUITA CARA DE PAU DESSE GOVERNADOR... MANDEM ÓLEO DE PEROBA PARA LUSTRAR A CARA DELE. ja que caiu sua máscara.

Passarinho me CONTOU!
Nicias Ribeiro candidato do PSDB em Altamira

Um passarinho de BICO forte da ALA TUCANO anunciou que o ex-deputado federal Nicias Lopes Ribeiro é o pré-candidato da prefeita Odileida Sampaio do município de Altamira. Se nome para apontar e com a desistência de Wanderkolk Gonçalves, o jeito foi a indicação de Nicias.
Em minha opinião, o nome de Nicias Ribeiro é sem dúvida o gol de PLACA, já que o deputado tem relevantes serviços prestados a este município, e acima de tudo uma credibilidade de alto nível.
Nicias deve apontar o ex-prefeito e professor Claudomiro (PMDB).  
Essa seria uma primeira dobradinha entre PSDB e PMDB, ai vai se expandir em outros municípios, como Itaituba, Uruará, Novo Progresso e Santarém

Manifesto do MP

Promotor deu parecer favorável a prefeitura de Uruará

Prefeito Eraldo Pimenta de Uruará
O Ministério Público do Estado, por meio do Promotor de justiça Arlindo Jorge Cabral Junior, deu parecer e se manifestou favorável ao pedido do Município que, em ação civil pública, pediu à justiça que considere ilegal e abusiva a greve dos professores de Uruará, município localizado no sudeste paraense.
Segundo consta na ação da prefeitura, os professores iniciaram a greve no dia 25 de maio deste ano e não informaram à população que iriam paralisar. As reivindicações salariais também não seriam devidas, pois os servidores da educação são remunerados em percentual superior a 60% do Fundeb e que a folha de pagamento está muito próxima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para os grevistas, o Município, até hoje, não obedece o percentual de 60% e nem institui o piso salarial da categoria.
A prefeitura alega ainda que já remeteu à Câmara Municipal o projeto de lei do plano de carreira dos servidores, que só está parado devido a discordâncias do Sintepp. Já os professores dizem que solicitaram várias vezes por ofício que fosse reformulada a proposta de plano de cargos do município, o que ainda não foi feito.
Após analisar a ação da prefeitura e os argumentos dos trabalhadores da educação, o promotor de justiça Arlindo Cabral considerou, em sua manifestação, a ilegalidade e abusividade da greve.
E ainda, de acordo com o promotor, a greve é considerada “absurda, ilegal, imoral e abusiva”, pois comprometeu toda a folha salarial do município além de impedir que outros professores, que não aderiram a greve, pudessem a vir exercer sua função.
“O abuso de direito a greve poderá ocorrer quando o sindicato ou os grevistas utilizarem de meios violentos para aliciar trabalhadores, violando-lhes os direitos fundamentais causando ameaça ou danos a propriedade e à pessoa, ou quando o sindicato organizar piquetes obstativos de livre acesso ao trabalho, retirando do local os empregados que não aderiram a greve”, destacou o promotor.
A Justiça Estadual decidiu, por meio do juiz Vinícius de Amorim Pedrassoli, declarar a greve dos servidores da área de educação abusiva e ilegal, determinando o retorno imediato e integral dos servidores às atividades normais, caso não obedecidas, o sindicato terá que pagar multa diária no valor de dez mil reais. (Com informações do MPE)

Já era HORA
Cosanpa promete obras para ampliar atendimento em Itaituba
“Apenas 5% da população é servida com a água destinada pela empresa. A maioria já tem poço artesiano e não paga o liquido. A obra deve ser um fiasco, o resultado será um grande prejuízo para os cofres públicos

Jatene fala sobre o olhar de Valmir, Hilton e Alexandre Von
O governador Simão Jatene assinou, ontem (5) o contrato que dará início, dentro de aproximadamente 20 dias, às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) em Itaituba. O município, localizado no sudoeste paraense, foi um dos pontos de parada do governador durante a viagem da “Rota da Integração”, uma caravana organizada pelos governos do Pará e Mato Grosso para mostrar a importância do eixo logístico da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá).
A obra representa um investimento de R$ 9,8 milhões e será a primeira fase da expansão do serviço de abastecimento de água no município. “No total, estão previstos dois outros módulos de ampliação, sendo que o terceiro módulo foi dimensionado para um horizonte de 20 anos”, informou o presidente da Cosanpa, Antônio Braga. “O percentual de população atendida na sede do município com água tratada aumentará de 12% para 25%”, ressaltou Braga. Durante a cerimônia em Itaituba, a Prefeitura também assinou com a Cosanpa um convênio de cooperação renovando a concessão para os serviços de abastecimento de água e esgoto do município.
População já se acustumou com poços artesianos
De acordo com o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, o início das obras atende a um desejo antigo da população. “A carência de água é muito grande em Itaituba, e há anos esperamos essa ampliação. No governo anterior a obra foi licitada duas vezes e não saiu do papel”, disse Climaco.
Compromisso - O governador Simão Jatene fez questão de dizer que, desta vez, a obra será concluída. “Eu sempre digo que o governo é o momento de resgatar os compromissos assumidos durante a campanha, e eu estou resgatando os meus. Em Itaituba, por exemplo, já vamos iniciar os estudos para a construção de um hospital e também esperamos poder construir uma escola de Ensino Médio em Miritituba (distrito de Itaituba). Quanto à ampliação da Cosanpa asseguro à população que essa é a última vez que assinamos esse contrato. Essa é a grande diferença do nosso governo”, afirmou o governador.
Segundo Jatene, as obras que começarão agora não resolverão integralmente o problema de fornecimento de água em Itaituba. “Vamos atingir ainda apenas 25% da população, e a carência continuará grande, mas um passo importante está sendo dando e nosso governo trabalha com responsabilidade, dando passos do tamanho das pernas, mas caminhando sempre para a frente”, afirmou.
Dentro de dois anos, prazo previsto para a conclusão das obras físicas, Itaituba ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) completa, um novo reservatório com capacidade para 2 mil metros cúbicos, além de uma adutora de 240 metros com 55 metros de adução e uma nova estação elevatória. Também serão implantados 20,4 quilômetros de rede doméstica e feitas 1.950 novas ligações para unidades consumidoras, que beneficiarão 8.970 pessoas.
Segurança e cidadania - Simão Jatene também esteve no Quartel do Corpo de Bombeiros em Itaituba, onde garantiu que as obras de reforma do prédio serão concluídas nos próximos dois meses.
Ao lado do quartel, o governador visitou a área onde o destacamento local da Polícia Militar desenvolve há vários anos o projeto "Bom Menino", voltado a estudantes da rede pública de ensino, com atividades extracurriculares, como ensino de música e práticas ambientais. Atualmente, o projeto beneficia 150 crianças e adolescentes.
Em seguida, o governador foi conhecer vários terrenos, já visando definir um área para a construção do hospital.Vários políticos estiveram presentes, entre eles o deputado federal Lira Maia, o presidente da Assembléia Legislativa Manoel Pioneiro, deputado Alexandre Von, Hilton Aguiar, o prefeito de Aveiro Ranilson Prado, vários ex-prefeitos, e vereadores da região.
Com informações de Simone Romero -

Rota da Integração

Ferrovia: Pará e Mato Grosso mais próximos

De acordo com o projeto, a ferrovia terá uma extensão de cerca de 2 mil quilômetros e deverá custar algo em torno de R$ 10 bilhões, que serão patrocinados pelos Estados do Pará e Mato Grosso, além do governo chinês.

Os governadores do Pará, Simão Jatene, e do Mato Grosso, Silval Barbosa, voltaram a se encontrar ontem, em Itaituba, durante a caravana da “Rota da Integração”, movimento organizado pelos dois Estados para mostrar a importância da consolidação do eixo logístico da rodovia BR-163, a rodovia Santarém-Cuiabá, para o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Além da rodovia, a implantação da hidrovia do Tapajós e a ferrovia Cuiabá-Santarém também estiveram na pauta do encontro.
Para Jatene, o asfaltamento da BR-163 é o resgate histórico de uma dívida acumulada pelo Brasil com os amazônidas. “O asfaltamento está resgatando a dívida do país com uma parcela dos brasileiros que acreditou na perspectiva de colonizar a Amazônia, e para cá veio ajudar a consolidar a região”, frisou.
O próximo passo, de acordo com o governador paraense, é pensar na integração da rodovia com outros modais de transporte, para assegurar ainda mais poder de competitividade para os produtos da região.
Dentro dessa perspectiva, uma ferrovia seria um complemento logístico importante. “Essa é uma briga que precisamos comprar juntos e por isso a importância da caravana”, avaliou o governador, acrescentando que a intermodalidade de transporte se complementa com a implantação de hidrovias e portos ao longo do eixo Santarém-Cuiabá.
Segundo o secretário de Logística Intermodal de Transportes do Mato Grosso, Francisco Vuolo, será o maior projeto integrado para o setor de transportes já visto nesta região. De acordo com o projeto, a ferrovia terá uma extensão de cerca de 2 mil quilômetros e deverá custar algo em torno de R$ 10 bilhões, que serão patrocinados pelos Estados do Pará e Mato Grosso, além do governo chinês.
O governador do Mato Grosso defendeu o projeto e ressaltou a integração entre os dois Estados como um grande incremento à economia. Silval Barbosa também destacou que os projetos têm o objetivo de baratear custos e reduzir o tempo gasto para exportar os produtos, além de incentivar o cultivo de grãos nos municípios próximos à divisa dos dois Estados. Com informações da Agência Pará e de Mauro Torres, de Itaituba.FOTO: CRISTINO MARTINS/ AG. PARÁ