terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Assassinato Leila Ximendes: Juiz ainda mantém o caso em segredo de justiça, a advogada abandona o caso, e a irmã de Leila pode estar sendo ameaçada de morte

Morte de Leila completa hoje dois anos, dois meses e 15 dias, e os familiares e a população quer uma resposta da justiça. 

 Completando hoje dois anos, dois meses e 15 dias que a sindicalista Leila Cleópatra Ximendes, foi assassinada a facadas numa emboscada no bairro serra do leitoso, no município de Ruropolis, quando retornava pra sua casa, depois de uma visita de campanha política, e ate agora as peças desse “quebra-cabeça”, ainda não se encaixaram.

A militante do Partido dos Trabalhadores (PT) foi morta no dia 1º de outubro de 2016 e o processo que vem sendo mantido em segredo de Justiça, está nas mãos do Juiz o Dr. Odinandro Garcia Cunha. 
Advogada deixa o caso Leila
O Blog do Xarope vem tentando manter contatos com a Irma de Leila, a Lilian Maria Ximendes, e lideranças do STTR e lideranças do PT, como deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro, mas os mesmo não atendem as insistentes ligações telefônicas. 
Todavia, foram obtidas informações extra-oficiais, de que a advogada, conhecida por “Vânia”, abandonou o caso, bem quando o processo de Leila começa a efervescer e surgir novas questões. O caso, inclusive, teve repercussão nacional, na época. 
O Blog também tentou vários contatos com a respectiva advogada sem êxito, para questionar sobre o porquê de ela deixar o caso, permitindo que a família fique totalmente desassistida de defesa jurídica. 
Por outro lado, Lilian Ximendes, diz estar satisfeita com o trabalho do Ministério Publico, pois o que a família quer é que a Justiça seja feita, disse em entrevista na Radio Rural recentemente. Descartada a hipótese de crime com motivações políticas pelo MP, ela afirma que a família não descarta essa possibilidade embora, segundo ela, o MP venha fazendo um excelente trabalho de investigações. 
Ressente-se apenas da falta de apoio do STTR sobre o caso, entidade a qual Leila trabalhava e que praticamente entregou toda a sua vida, nos últimos anos, assim como do Partido dos Trabalhadores também. “Nem STTR e nem PT nos deram apoio nenhum, se afastaram, e eu lamento muito esse comportamento deles, pois Leila fazia tudo pelo STTR e pelo PT” . 
“Ela era muito critica de tudo, não gostava de nada errado, incomodava muita gente pelo fato de ser digna e correta” diz a Irmã Lílian Ximendes que, nesse ínterim, também pode estar incomodando alguém, pois segundo informações extra-oficiais, estaria correndo risco de vida de acordo com prováveis ameaças que vem sofrendo e a família estaria apreensiva, pedindo garantias de vida para Lilian e querendo que a mesma se afaste de Ruropolis imediatamente. 
Se boatos ou não, o certo e que matou ou quem mandou matar continua a solta e ainda provavelmente ameaçando a família que só quer buscar justiça pelo assassinato de Leila, que era muito querida em toda a cidade, e especialmente para sua família, que a classifica como um ser admirável, com um futuro brilhante pela frente, e que não merecia ser covardemente assassinada. 
Com a advogada Vânia abandonando o processo de Leila, sem o devido apoio do STTR e do Partido dos Trabalhadores, e ainda a suspeita da Irma de Leila, Lilian Ximendes, estar sendo ameaçada de morte, um emaranhado de novas situações se envolvem nessa trama. 
Novamente, informações extra-oficiais conseguida pelo Blog do Xarope, dão conta que umas gravações foram feitas e estariam sendo entregues a promotora que acompanha o caso. 
Não se sabe ao certo se essas gravações seriam das ameaças de morte, ou sobre o porquê da advogada ter abandonado o caso, pois há também suspeitas de que ela, a advogada, teria sido pressionada por alguém para deixar a família Ximendes completamente desassistida juridicamente e assim, atrapalhar o caso. 
Contudo, assim como o Blog do Xarope já ajudou a elucidar vários casos de assassinatos na região, principalmente em Rurópolis, dentre eles, a do bandido, “Olho de gato”, retirado de dentro da delegacia e assassinado, e de “Almerindo Pedroso” “Ivam ... assim esta de olho também nesse caso e avisamos que apenas sossegaremos quando a Justiça for feita e, dessa forma, permitir que Leila Ximendes, descanse em paz.
Questionamento judicial: Agora, o que não podemos deixar de questionar é se ainda exista a necessidade de o juiz do caso manter o processo em segredo de justiça.
O fato como sabemos foi e continuando tendo grande repercussão, e a sociedade tem o direito de saber quem foram os mandantes desse crime bárbaro,  e o segredo de justiça somente impede que a população tenha acesso a essas informações. 

Prefeito Vilson ameaça vice-prefeita Concy Santiago e o fato esquenta os bastidores da política em Aveiro



Vice prefeita Concy Santiago e Vilson Gonsaveis em seus juramento na posse em Aveiro
“O prefeito Vilson relega o município as traças e ainda se dá ao direito de perseguir e ameaçar seus opositores”. 
Como se não bastassem os mil e uns problemas que vem acontecendo no município de Aveiro como os salários atrasados, zona urbana e rural abandonadas ao descaso, tanto na educação como na saúde, e em todos os outros aspectos de sobrevivência do município, o prefeito Vilson Gonçalves, vulgo Perna ainda se dispõe a ameaçar a vice-prefeita Conce Santiago, de acordo com boletim de ocorrência registrado por ela mesma na delegacia local. 
Conce Santiago em conversa por telefone, com o Blog do Xarope afirmou estar receosa e teme por sua vida ameaçada pelo prefeito que em vez de tentar buscar soluções para resolver os problemas do município que só vem se acumulando, resolve perseguir quem não concorda com o seu descaso administrativo, como e o seu caso e de seus familiares e quem se opor à ele, disse. 
“Não tenho como mais apoiar um prefeito que não liga para os problemas que o município vem enfrentando. 
A situação esta generalizada, e toda a população sofrendo com os salários atrasados, fornecedores sem pagamento, enfim, um caos total. 
Nós tentamos de todas as maneiras ajudar, apoiar, mas se tornou impossível sequer dialogar com prefeito. Não tenho como ficar cega diante do que está acontecendo
Acho que devo estar ao lado da população que nos elegeu. Também sou filha daqui e dói ver a situação que o nosso povo esta passando”, desabafa Conce. Santiago (PSDB) se opondo a forma truculenta de Vilson governar o município. 
Alem da truculência, o prefeito Vilson vem praticando represálias contra alguns familiares da vice, que são funcionários do executivo muito antes dele ser prefeito, demitindo-os ou transferindo-os da sede, numa clara perseguição.
 A “guerra” acirrada no final do ano passado quando Vilson perdeu a presidência do Poder Legislativo e ainda, de quebra, teve uma CPI contra ele, aprovada por unanimidade. 
As ameaças, feitas por mensagens de celular – “Te cuida” , “To na tua cola” , “Eu sei o que você anda fazendo” - são agora caso de policia, e a vice prefeita clama por segurança de vida, pois o referido prefeito em 2011, foi preso em Itaituba, acusado de homicídio,quando ocupava cargo de vice prefeito no município de Rurópolis.

Pênalti na trave: PSDB estadual anula expulsão de deputado eleito pelo partido

Imagem relacionada
Doutor Daniel tentou planejar sua saída, após eleição no PSDB
Pela cláusula da fidelidade partidária, o deputado Dr. DANIEL SANTOS do PSDB, somente poderá mudar, voluntariamente, de partido em 2022. 
Como ele é um pretenso candidato a prefeito de Ananindeua em 2020, tinha interesse em ser expulso, agora, porque assim não correria o risco de perder o mandato, e também poderia se filiar, logo, no MDB.
Dizem que a " jogada da expulsão " foi combinada com o atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, do PSDB, e Hélder Barbalho, do MDB. 
A jogada só não deu certo, pois, como diz a nota, quem pode expulsar é a diretoria estadual do PSDB e não a Municipal.


OAB promove mutirão carcerário para analisar processos na penitenciária de Santarém

OAB convoca advogados para dar apoio em processos de detentos da penitenciária de Santarém — Foto: Reprodução/Redes sociais
OAB convoca advogados para dar apoio em processos de detentos da penitenciária de Santarém — Foto: Reprodução/Redes sociais
A ação iniciou nesta segunda-feira (14) e deve continuar até o fim de semana.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém, no oeste do Pará, iniciou nesta segunda-feira (14) um mutirão carcerário no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm) com o objetivo de acelerar o andamento dos processos e rever possíveis irregularidades no sistema prisional.
“Estamos revendo os processos de presos que já cumpriram pena e permanecem lá, presos que permanecem há muito tempo e ainda não tiveram nenhuma audiência de custódia, nenhuma audiência de instrução e isso precisa ser impulsionado”, explicou o presidente da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes Filho
Advogados da OAB em mutirão na penitenciária de Santarém para analisar processos de detentos — Foto: Reprodução/Redes sociaisSergundo Ubirajara, como a instituição é parceria do sistema penitenciário, atendeu a um pedido do diretor Coronel Anderson Mardock. Ele ressaltou que o apoio se deve ao fato de o trabalho, que é do poder estadual, não estar sendo feito, por falta de estrutura em Santarém.

MPPA apresenta alegações finais do caso Renata Cardim

Resultado de imagem para O réu Hélio Gueiros Neto é acusado de feminicídioO réu Hélio Gueiros Neto é acusado de feminicídio qualificado, decorrente de violência doméstica e familiar contra a mulher, em 2015
O 4º promotor de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Franklin Lobato Prado, apresentou nesta 2ª feira (14) as alegações finais do Ministério Público do Estado no caso em que foi denunciado Hélio Gueiros Neto, acusado do crime de feminicídio praticado contra sua esposa Renata Cardim Lima Gueiros.

Sucuri de 4,5m é capturada pelos Bombeiros bem Santarém

Uma sucuri de 4,5m foi capturada por uma equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), em Santarém, oeste do Pará, no final da tarde de domingo (13). O animal foi avistado por populares em uma área na Br-163, bairro Matinha.
Assustadas, as pessoas que avistaram a sucuri acionaram o 4º GBM que enviou uma equipe até o local. A cobra foi capturada pelos bombeiros e encaminhada ao ZooUnama.
Ianny Posiadlo, médica veterinária do ZooUnama disse que cobra foi avaliada e está em boas condições.