segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Pelo segundo ano sem procissão, Círio das Crianças é marcado por santa missa celebrada na Catedral Metropolitana de Santarém


Domingo (21) foi dia das crianças terem um momento especial com a Nossa Senhora da Conceição. A 15ª edição do Círio das Crianças aconteceu em formato de carreata, percorrendo algumas ruas de Santarém, no oeste do Pará.
Este é o segundo ano consecutivo que a programação acontece sem a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Mesmo em forma de carreata, as famílias não deixaram de aproveitar o momento que é aguardado com muita ansiedade pela comunidade católica.

A programação iniciou às 7h da manhã com saída da Igreja São Antônio, no bairro Laguinho e chegada na Catedral Metropolitana, onde foi celebrada a santa missa, presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman.

O professor Jarilson Sousa participou da programação com a família e falou da importância de levar as crianças para o Círio das Crianças.

"Neste momento de dificuldade, Nossa Senhora nos traz esperança, fé, união, determinação para vencermos esse período ruins da nossa vida. Não só como indivíduo, mas no coletivo, como um todo, ela traz esperança para nós", contou Jarilson.

O Arcebispo Dom Irineu Roman também falou sobre a programação e destacou a participação de toda a família no Círio das Crianças.

"É um sinal muito bonito, muito positivo, porque assim a criança sai um pouco de casa ao encontro dos irmãos e de outras crianças e faz uma experiência bonita de oração, de fé, de comunicação e é isso que precisamos na nossa sociedade. O Círio das Crianças é um movimento que faz com que as pessoas se sintam unidas, em comunhão, na fraternidade e é nesse sentido que o Círio promove a experiencia de Deus", contou o Arcebispo.

Dom Irineu também usou Nossa Senhora como exemplo que a sociedade deve seguir para o cuidado e proteção com as crianças do mundo.

"Nossa Senhora cuidou de uma criança, do menino Jesus. Pegou no colo, amamentou, cuidou dele, do seu crescimento em estatura, sabedoria e graça, tanto diante de Deus, quanto diante dos homens. Assim vemos as mães e os pais, as famílias, muito preocupados com os cuidados que devem ter com os filhos", completou Dom Irineu Roman.

Este é o 15º Círio das Crianças e este ano ainda teve que ser realizado em forma de carreata por conta da Covid-19, uma oportunidade dos pequenos devotos de Maria rendeu graças em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Mesmo com as limitações, a programação contou com todos os elementos do grande círio, incluindo corda, a berlinda e o manto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.