sábado, 23 de janeiro de 2021

ESTOQUE: Carregamento de OXIGÊNIO chega na UPA e no Hospital Municipal de Santarém

Carregamento chegou na noite de sábado no Hospital Municipal e UPA para estoque









Depois do surto, informação equivocada do G1 SANTARÉM, chegou na noite deste sábado um carregamento de oxigênio no HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM E UPA para estoque.

NÉLIO AGUIAR: " temos oxigênio para atender com segurança a Upa e Hospital Municipal".

O prefeito do município de Santarém, Nélio Aguiar(Dem), usou suas redes sociais para tranquilizar os munícipes, com relação a informação que poderia faltar oxigênio e que 100% de ocupação dos leitos clínicos já tinham sido atingidos. 

"Temos oxigênio para atender os pacientes da UPA e do Hospital Municipal de Santarém com segurança", disse o prefeito em Vídeo.

Nélio também disse que a prefeitura já mobilizou uma empresas de oxigênio para atender a demanda de oxigênio do Hospital de Campanha que estará funcionamento em 10 dias.

Assista o vídeo.





Mutação do novo coronavírus pode reinfectar quem já teve Covid-19, diz Sespa

A alerta a população paraense para que mantenha as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.







Secretaria reitera a necessidade de a população manter as normas preventivas, como isolamento social e uso de máscara e álcool em gel.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), alerta a população paraense para que mantenha as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, apesar do início da vacinação contra a Covid-19. O alerta não é apenas porque muitas pessoas ainda não foram acometidas pela Covid-19, mas também pelo fato de a nova variante do novo coronavírus poder causar uma segunda infecção em quem já foi diagnosticado com a doença.

Com essa informação, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, enfatizou a necessidade de a população continuar usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. “É importante não relaxar com as medidas preventivas até que toda a população tenha sido vacinada. Ainda temos um longo caminho pela frente”, afirmou.

HRBA atinge 100% de ocupação nos leitos clínicos para Covid-19; Monte Alegre fica em alerta para falta de oxigênio

A expectativa é que ainda neste sábado (23) pelo menos 38 cilindros com oxigênio cheguem na cidade.







Na sexta (22) mais 5 pacientes chegaram em Santarém, transferidos de Monte Alegre, que aguarda a chegada de 38 cilindros com oxigênio, ainda para este sábado (23). 

Na sexta-feira (22) mais 5 pacientes chegaram na cidade, transferidos de Monte Alegre. A expectativa é que ainda neste sábado (23) pelo menos 38 cilindros com oxigênio cheguem na cidade.
Ainda na sexta (22), os ministérios públicos federal e do estado cobraram da prefeitura providencias para evitar a falta de oxigênio hospitalar.
E por conta da demanda de leitos, o governo do Pará decidiu retornar com o Hospital de Campanha de Santarém a partir de segunda feira (25).

Aumenta pressão para prisão de Artur Lima que bêbado causou tragédia fatal

Artur Lima, suspeito de provocar o acidente – Crédito: Reprodução/Redes sociais














Hoje (23), o enterro do corpo de Maria Valentina Gomes Costa, 5 anos, morta às 5h30, ontem (22), no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, vítima de um acidente de trânsito, ocorrido na BR-222, domingo (17), vai dar o tom das cobranças pela prisão do motorista Artur Lima Gonçalves, 21 anos.
Ele foi preso, em flagrante, com sintomas de embriaguez, suspeito de provocar o acidente que matou Wasnor Gomes de Oliveira Neto, o “Zói”; Valentina Miranda de Araújo Resende, 6 anos, e Maria Valentina Gomes Costa, 5 anos, porém, durante uma audiência de custódia, na segunda-feira (18), foi colocado em liberdade provisória pelo juiz Marcelo Andrei Simão Santos, após o pagamento de fiança no valor de R$ 50.600,00 e diversas medidas cautelares.
O enterro, a partir de 9 horas, será marcado pelo fechamento da BR-222, pedidos para que o magistrado decrete a prisão de Artur Lima, protestos nas redes sociais e cobranças por um pedido de desculpa do vereador Márcio do São Félix (PSDB), pai do acusado, pois até o momento o parlamentar não se pronunciou sobre a tragédia causada pelo filho, mesmo o motorista sendo maior de idade.
O assunto que domina as “rodas de conversa” em Marabá é o ‘silêncio sepulcral’ do vereador Márcio do São Félix. A população entende que ele é um servidor público, pago com o dinheiro do povo, logo já deveria ter se pronunciado a respeito da desgraça provocada pelo filho Artur Lima, a despeito de tentar se esconder no famoso “anonimato de covardes”.
A maioria absoluta do povo de Marabá entende que o cidadão, Márcio do São Félix, não é uma pessoa anônima para se esconder e “deixar a batata esfriar”. Ele precisa vir a público e expressar seus sentimentos como pai, cidadão e homem público, pois a tendência daqui para frente é aumentar a pressão pela prisão de Artur Lima.
Blog do XAROPE via Portal Debate Carajás
Maria Valentina não resistiu aos ferimentos e morreu - Crédito: Reprodução


Prefeito Marco Antonio de Mojui dos Campos faz visita técnica em escola da comunidade Bela Vista do Moju

Prefeito Marco Antonio do MDB é sua comitiva 









Prefeito de Mojuí dos Campos, Marco Antônio (MDB), realizou uma visita técnica nesta sexta-feira (22) na comunidade Vista Alegre do Moju.
O prefeito discutiu assuntos internos e administrativos. Durante a visita, estavam presentes o secretário de educação, vereador, diretor da escolas e líderes comunitários.
Escola visitadas
PA-433-Além da visita, o gestor municipal também monitorou a recuperação de um trecho da PA-433, em Santarém-Jabuti, na Baixa do Gato.

Durante a recuperação, estiveram presentes o secretário e entre outros funcionários e técnicos da prefeitura.
“Estamos trabalhando dentro de nossas possibilidades para melhor atender o povo de Mojuí dos Campos”, finalizou o prefeito.
O Prefeito também esteve monitorando a recuperação de estradas 


VÍDEO: Idoso faz ‘brincadeira’, cai de ponte e desaparece em rio do Pará

José Ribeiro de Cristo, de 64 anos, sumiu nas águas do Rio Itacaiúnas após se desequilibrar e despencar

José Ribeiro de Cristo, de 64 anos, sumiu nas águas do Rio Itacaiúnas, em Marabá, após se desequilibrar e cair durante uma “brincadeira” na ponte. O acidente ocorreu nesta sexta-feira (22), no município do sudeste paraense. A cena foi registrada em vídeo pela sobrinha da vítima, Nailda dos Santos, de 50 anos. Equipes do Corpo de Bombeiros estão em busca do idoso, que submergiu e não foi mais visto. 

As imagens mostram o momento em que o idoso se aproxima da contenção e pede para ser filmado pela familiar seguindo em direção à ponte. Em determinado momento, ele se debruça sobre a ponte e parece ter a ideia de ultrapassar a contenção.

Ele pede, então, para ser gravado “pisando do lado de fora” e chega a brincar com a possibilidade de cair no rio. Nailda aconselha que o tio não faça isso, mas ele sobe e consegue ir para o outro lado do guarda-corpo.

A mulher segue com a filmagem: “Olha onde está meu tio trepado”, diz ela, em certo momento. Segundos depois, o homem se desequilibra e a mulher se desespera com a situação e solta o celular no chão. Enquanto a mulher grita por socorro, o homem diz para que ela o “solte”. Depois, José parece cair e a mulher segue suplicando por ajuda.

De acordo com o portal Correio de Carajás, a sobrinha afirmou que a vítima não morreu durante a queda. A mulher alega ter visto José nadando alguns metros, antes de submergir e não ser mais visto. 

José Ribeiro é natural de Rio Branco do Sul, no Paraná. Aposentado, ele estava em Marabá para comprar uma casa, já que planejava se mudar para a cidade. Entretanto, diante da recusa da esposa em vir com ele, o homem já havia desistido da ideia e estava a caminho do aeroporto João Rocha para comprar uma passagem de volta. 

Foi nesse percurso que, acompanhado da sobrinha em um Uber, que ele pediu ao motorista que parasse para que fizessem umas fotos do Rio Itacaiúnas. 

As buscas continuam.

Assista ao vídeo:

Fonte: O Liberal