segunda-feira, 26 de junho de 2023

Pitbull é morto por populares ao atacar criança de 8 anos no bairro Uruará, em Santarém


Sophia Pena Palheta, que é autista, foi atacada pelo cachorro na tarde de domingo (25), enquanto brincava em frente a sua casa; Testemunhas relataram que matar o animal foi necessário para conter a agressão.
Na tarde deste domingo (25), uma criança de 8 anos foi vítima de um ataque de um cachorro da raça pitbull na rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Uruará, em Santarém, Oeste do Pará. O incidente ocorreu, enquanto a criança brincava em frente à sua residência, sendo violentamente atacada pelo animal.
Segundo o músico Dernilton Perna Palheta, pai da criança, Sophia Pena Palheta, que possui 8 anos e é autista, estava brincando em frente à casa quando o cachorro a atacou de maneira agressiva. Vale ressaltar que a irmã mais nova da vítima, de apenas 6 anos, também já havia sido atacada pelo mesmo cachorro anteriormente.
Dernilton Palheta, ainda de acordo com informações fornecidas, afirmou que o tutor do animal é seu sobrinho, Gilberto Ferreira, também músico. Ele já havia sido alertado sobre os riscos que o cachorro representava, porém ignorou as advertências.
Moradores locais presenciaram o ataque e, com o intuito de salvar a vida da criança, precisaram matar o animal. Testemunhas relataram que tal medida drástica foi necessária para conter a agressão.

Colisão entre ônibus da linha Porto Alegre-Santarém e carreta que transportava soja deixa dois mortos e seis feridos na BR-163


Um grave acidente foi registrado na tarde de domingo(25), na BR-163, no trecho entre Jamanxim e Três Bueiros, no município de Trairão, no sudoeste do Pará. O acidente ocorreu por volta das 16 horas, quando o caminhão tipo carreta de placas RXV 6J66 foi atingido lateralmente por um ônibus (placas IWX 0685), no sentido oposto, que vinha de Porto Alegre(RS) com destino a Santarém(PA).
Segundo apurou o Portal OESTADONET, a colisão provocou a morte de dois passageiros da Viação Ouro e Prata: José dos Santos Ribeiro e Maria Santa Cândida do Nascimento. Seis passageiros ficaram feridos e foram levados para o hospital municipal de Trairão.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e chegou ao local do acidente, próximo ao distrito de Caracol ‘Vila Planalto’, e até às 21h3O permanecia no local.
De acordo com testemunhas, o ônibus da empresa Viação Ouro e Prata seguia no sentido à cidade de Novo Progresso quando bateu na lateral de uma carreta, que viajava em direção ao município de Itaituba.
Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram a violência do choque entre os dois veículos. As imagens mostram a frente do ônibus toda destruída e uma pessoa ferida caída no asfalto.

Justiça aceita denúncia e ex-prefeito vira réu por falsificação de documentos públicos


A Justiça de Alenquer (PA) aceitou denúncia contra o ex-prefeito Josino Alves da Costa em ação penal por crime de falsificação de documentos públicos.
Com a decisão, o político ximango virou réu. Se condenado, Josino pode pegar pena de prisão superior a 5 anos, além de pagar multa.
A denúncia contra Josino foi feita pelo MPPA (Ministério Público do Pará) no ano passado. Esse não é o único processo que o alenquerense – derrotado na reeleição para prefeito em 2020 – responde na Justiça.
A decisão do juiz Clemilton de Oliveira foi proferida há cerca de 1 mês (dia 25 de maio). Também figuram como réus na ação penal Juraci Estevam, ex-prefeito, e o advogado Valdir Fontes, ex-coordenador jurídico da Prefeitura de Alenquer.Como e por que Josino Filho falsificava documentos públicos:
Josino Alves da Costa, 51 anos, segundo o promotor Pedro Cajado Brasil, que assina a denúncia, teria alterado documento público, “de forma fraudulenta”, por meio de falsificação, para criar e justificar a contratação de assessores e servidores públicos temporários – cerca de 50.
Além de ordenar e efetuar, por diversas vezes, despesa não autorizada por lei. Na época, 2017, Josino Filho ocupava o cargo de vice-prefeito.
A falsificação
O documento falsificado foi, ainda segundo o MP, o artigo 55 da lei municipal 1.147, aprovado pela Câmara de Alenquer em dezembro de 2016 e que alterou a organização administrativa da estrutura de órgãos da Prefeitura de Alenquer.
No no seguinte, em janeiro, a lei foi sancionada pelo prefeito.
A partir dessa fraude, Josino e os demais denunciados de participação no esquema criaram decretos com nomeação de assessores. A remuneração deles foi de livre escolha, gerando despesas, no total, de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos municipais.
“Além de adulterarem documento público, os denunciados ordenaram despesa não autorizada por lei, 46 (quarenta e seis) vezes”, detalhou à Justiça o promotor Pedro Cajado Brasil.
Os denunciados a quem ele se refere são, além de Josino Filho, o ex-prefeito Juraci Estevam e o advogado Valdir Fontes.
“Os denunciados incorreram na prática dos crimes previstos no art. 297 do CP e artigo 1º, inc V, do Decreto Lei 201/1967, este último, por 46 (quarenta e seis) vezes, de forma continuada, nos termos do artigo 71 do CP, na medida que foram contratados 46 servidores de forma ilegal”, enquadrou Pedro Brasil.
O artigo 297 do Código Penal prevê pena de 2 a 6 anos de prisão, e multa. Se o praticante do crime for funcionário público, a pena é ainda maior.