segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Investigações apontam para Arisson Sá, como principal suspeito de ter espancado jovem Davi no bairro Livramento

Arisson Santos procurou o irmão para cortar o cabelo, segundo informações levantadas pela polícia — Foto: Reprodução/Facebook
Arisson Sá Pedroso é de Manaus, mas está morando em Santarém. 
A Polícia Civil divulgou na tarde desta segunda-feira (18), a foto do principal suspeito de ter espancado o jovem Davi Silva Amaral, 18 anos, cuja morte encefálica foi confirmada pelo Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo, na noite de domingo (17), em Santarém, oeste do Pará. Arisson Sá Pedroso, 24 anos, está sendo procurado pela polícia que pede ajuda à população para encontrar o seu paradeiro.
De acordo com o delegado Dmitri Teles, titular da Delegacia de Homicídios, a polícia já representou pela prisão temporária de Arisson - que nas redes sociais, Arisson usa o sobrenome Santos e complemento "de Manaus" -, porque todos os elementos colhidos nas investigações até o momento, apontam para ele como suspeito.
Na tarde desta segunda-feira, a polícia esteve na casa da namorada de Arisson, e também localizou familiares dele no bairro Livramento. Um irmão confirmou que era Arisson nas filmagens do circuito de câmeras do bar, e informou havia sido procurado por ele para cortar o seu cabelo.
Polícia solicita exame sexológico para auxiliar nas investigações:O corpo de Davi Amaral, jovem que foi espancado e teve a morte encefálica confirmada no domingo (17), passou por necropsia e exames sexológicos no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC), em Santarém, no oeste do Pará, nesta segunda-feira (18).
O jovem Davi Silva Amaral
A solicitação foi feita pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Santarém, que passa assumir as investigações depois da confirmação da morte do jovem.
De acordo com o delegado que está à frente do caso, Dmitri Teles, os exames foram solicitados porque são pertinentes às investigações. Pela lei, o laudo deverá ser entregue à polícia em até 10 dias, mas pela complexidade o prazo pode ser estendido.
Blog do Xarope com informações do G1

Minuto de silêncio pela morte do jovem Davi Amaral marca plenária desta segunda (18), na Câmara Municipal de

Vereadores receberam a notícia do desligamento dos aparelhos que mantinham o rapaz vivo durante a sessão

A população santarena se comoveu nos últimos dias com o caso do jovem Davi Silva Amaral, de 18 anos de idade, vítima de uma violência brutal. Ele foi encontrado desacordado, na manhã de quinta-feira (14/02), com o rosto desfigurado, em uma área desabitada do bairro Livramento. 
E o assunto também chegou à Câmara de Vereadores de Santarém, onde alguns parlamentares se manifestaram durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18/02), quando, infelizmente, foi recebida a informação de que os aparelhos que ainda mantinham o paciente vivo teriam sido desligados. Por isso, a Mesa Executiva pediu um minuto de silêncio, o que foi realizado nesta tarde, na segunda parte da ordem do dia. 
O caso ganhou repercussão nos meios de comunicação e nas redes sociais, especialmente pelo fato de a vítima ser gay e os indícios levarem a um crime motivado por homofobia, o que está em investigação pela Polícia Civil. 
Desde que deu entrada no Hospital Municipal de Santarém, o quadro de saúde do rapaz passou a ser um dos assuntos mais comentados na cidade, e foi no último domingo (17/02) que a unidade hospitalar oficializou a morte cerebral de Davi, procedimento de verificação que começou na sexta-feira (15/02). 
Neste sentido, o Poder Legislativo externa todas as condolências à família e aos amigos do jovem Davi Silva Amaral.

Santarém realiza 1a. audiência especial para ouvir crianças vítimas de abuso sexual

Por Jota Ninos
Santarém - coube ao juiz Rômulo Nogueira de Brito (foto), titular da 2a. Vara Criminal, realizar na sexta-feira (15/02) a 1a. audiência especial para ouvir crianças vítimas de abuso sexual na Comarca de Santarém, atendendo a lei federal 13.431 de 2017, que obriga o Judiciário a realizar audiências com menores através de acompanhamento especial.
Duas irmãs, de 12 e 13 anos respectivamente, foram ouvidas em sala especial do Fórum, através de uma psicóloga que adequava perguntas das partes encaminhadas por vídeo conferência, da sala de audiências da Vara.
A psicóloga vinculada à Comarca, Margareth Muniz acompanhou o depoimento e recebia as perguntas do juiz, da promotora Maria Raimunda da Silva Tavares, da assistente de acusação Ana Leia Nascimento de Oliveira e das advogadas do réu, Maria de Nazaré de Oliveira Rabelo, Nádia Conceição Souza e Ingrid Tereza Franklin Rocha.
O caso, que corre sob sigilo, envolve como réu um agricultor que estuprava as duas filhas menores há cinco anos, numa localidade do interior, e que foi preso preventivamente em 12.12.18. 
Segundo informações do MP, o réu era separado da mulher e quando ficava com as meninas nos finais de semana abusava delas. O irmão das meninas flagrou a situação através de uma fresta na parede e levou a informação à mãe, que procurou a polícia. As meninas confirmaram as informações e o réu nega que tenha realizado tal ato.
Segundo o juiz, o processo foi instruído e aguarda memoriais finais das partes para a sentença, que deve sair dentro de 30 dias. O crime pode ser punido com até duas penas de 15 anos de reclusão.

Garapeira vai ser interditada enquanto aguarda recurso sobre demolição

Por Jota Ninos
Santarém - na sentença prolatada na sexta-feira passada (15/02) pelo juiz Claytoney Ferreira Passos (foto), titular da 6a.Vara Cível, que ordenou demolição da Garapeira do Qualhada, ficou determinada interdição imediata do estabelecimento enquanto corre o prazo recursal, já que o mesmo se encontra irregular perante o município.
O juiz falou que a decisão era irreversível e que já julgou outras Ações Civis Públicas movidas pelo Ministério Público do Pará, que visam regulamentar o uso dos espaços públicos da cidade.
Em entrevista, o juiz disse que considera normal a reação das pessoas nas redes sociais, e que posicionamentos mais ásperos são feitos por pessoas que desconhecem o funcionamento das instituições.
Resultado de imagem para garapeira do qualhada
A decisão da Justiça gerou indignação da população nas redes sociais e nas ruas. A garapeira do Coalhada tem 40 anos de existência e muita história em santarém

São Francisco vence São Raimundo por 2 a 1 e mantém tabu contra o rival

São Francisco e São Raimundo 2016 (Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com)
São Francisco e São Raimundo fizeram uma partida equilibrada no Colosso do Tapajós (Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com)
Equipe ainda não perdeu para o Pantera em Campeonatos Paraenses. Partida teve todos os ingredientes de um clássico, até mesmo confusão no fim de jogo.
Os que aguardavam ansiosamente pelo clássico Rai-Fran, não se decepcionaram. A partida, que não acontecia a mais de quatro anos, voltou a ser realizada – neste sábado (26) – no Colosso do Tapajós e como da última vez quem se deu bem foi o São Francisco. O Leão conseguiu a vitória por 2 a1 - válida pela terceira rodada da Taça Estado do Pará – com dois gols do meio-campo Samuel, que foi o principal nome da partida. Jeferson Monte Alegre fez o gol do Pantera.
O resultado manteve o tabu do São Francisco contra o maior rival. 
São Francisco e São Raimundo 2016 (Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com)
O Leão conseguiu a vitória com dois gols do meia Samuel 
Em Campeonatos Paraenses as duas equipes se enfrentaram nove vezes, sendo que o Leão venceu três e as outras seis terminaram empatadas. Agora, a equipe azulina está na liderança do grupo A1 e na terceira colocação da classificação geral. Já o São Raimundo, ainda permanece na liderança do A2, mas cai para o quarto lugar do Parazão. 
A partida começou com o São Raimundo tomando a iniciativa do jogo, ou pelo menos até os 10 minutos. Mas o São Francisco começou a equilibrar as ações e enquanto Balotelli tentava fazer o primeiro dos azulinos, Bilau e Jeferson puxavam os alvinegros para frente. O placar só foi aberto aos 26 minutos, com o meia Samuel, após contra-ataque do Leão e confusão na grande área do Pantera. 
Após isso, o São Raimundo foi para o ataque e aos 36 minutos a pressão surtiu efeito. A zaga do São Francisco falhou e Jeferson Monte recebeu a bola na cara do goleiro, tendo apenas o trabalho de manda-la para o fundo do gol. A partida continuou equilibrada após o gol e em cobrança de falta, aos 45 minutos, o goleiro Paulo Rafael quase que desempata o jogo.
Leão desempata e partida cai de ritmo
O segundo tempo começou do mesmo jeito que o primeiro havia terminado. As duas equipes tentavam o ataque a todo instante e quem se deu bem foi o Leão, que logo aos cinco minutos conseguiu marcar o segundo gol, novamente com Samuel. O meia acertou um belo chute de fora da grande área, após a zaga do São Raimundo corta mal um jogada de ataque dos azulinos.
Com o resultado e cansaço dos jogadores, principalmente os alvinegros, a partida caiu de ritmo e o São Francisco foi pouco ameaçado. As investidas do Pantera na segunda etapa se resumiram a um chute do “meio da rua” de Wanderlan e uma finalização ruim do atacante Bilau. O leão não foi tanto para o ataque, mas manteve a maior posse de bola até o fim da partida.
Após apito final do juiz, os jogadores das duas equipes acabaram se estranhando e uma pequena confusão começou em campo. O árbitro acabou expulsando, o já suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Balotelli.
São Francisco e São Raimundo 2016 (Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com)
O resultado deixa as duas equipes ainda na briga pela série D (Foto: Dominique Cavaleiro/ GloboEsporte.com

Hospital confirma morte encefálica de Davi Amaral

Davi foi encontrado desacordado, com várias fraturas no crânio e a 4 dias se encontra em coma profunda no Hospital Municipal.
O Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo (HMS), confirmou aos familiares de Davi Siulva Amaral de 18 anos, nesse domingo por volta das 18 horas, a morte encefálica do jovem.
O protocolo de Morte Encefálica (ME) iniciou na sexta-feira (15), um dia depois da internação e cirurgia dele, mas foi oficializado apenas nesta noite, após a realização de todos os exames necessários.
A morte encefálica é caracterizada pela perda completa e irreversível das funções do cérebro. O jovem era estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Rodrigues dos Santos. 
Ele foi espancado e teve fraturas na cabeça.