terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Jader Filho assume o Ministério das Cidades e anuncia ‘retomada urgente’ do Minha Casa, Minha Vida

Jader assumiu o compromisso de manter abertas as portas do ministério e de seu gabinete para os movimentos sociais.


O novo ministro também assumiu o compromisso de manter abertas as portas da pasta e de seu gabinete para os movimentos sociais.
O novo ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu o cargo nesta terça-feira 3, durante cerimônia em Brasília. Além de tratar de temas como saneamento, habitação e mobilidade, a pasta gerenciará a execução do Minha Casa, Minha Vida no governo de Luiz.
Em seu discurso, afirmou que conversará com governadores, prefeitos e parlamentares, diante do desafio de “realizar um governo participativo, que esteja aberto aos movimentos sociais”.
“São vocês que trazem novas experiências e a demanda organizada de parcela da população que ficou desassistida nos últimos anos”, disse. Ele confirmou a criação da Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, a fim de “azeitar esse dialogo.
Ele também afirmou ser necessário retomar “o mais rápido possível” as obras paralisadas e continuar aquelas em curso. Segundo o novo ministro, está em desenvolvimento um inventário para conhecer em detalhes o status de cada obra.
“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, a começar pelo Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante, reconhecido pela população, mas que infelizmente havia sido descontinuado. A minha marca será a das reconquistas na área social, e nela.
Jader declarou que o déficit habitacional se tornou ainda mais crítico na pandemia e classificou como “desastroso” o fim do programa no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Um dos principais caminhos para resolver essa chaga nacional é a retomada urgente do Minha Casa, Minha Vida. Os números passados atestam a importância do programa. Mais que os números, existem pessoas e famílias. A gente não pode dormir tranquilo enquanto milhões de brasileiros estão nas ruas, sem abrigo.”
Filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB, Jader Filho preside o diretório estadual da legenda desde setembro de 2021.

Corpo de Pelé é sepultado em cemitério vertical em Santos


O corpo do Rei do Futebol foi velado ao longo de dois dias e foi sepultado no primeiro andar do Memorial Necrópole Ecumênica, após decisão da família.
O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi sepultado, na tarde desta terça-feira (3), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral de São Paulo. A cerimônia foi fechada para 120 familiares e convidados.
O velório do Rei ocorreu no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, com início na segunda-feira (2) às 10h, e foi encerrado nesta terça-feira (3), no mesmo horário.
Segundo a assessoria do Santos Futebol Clube, mais de 230 mil pessoas foram se despedir do Rei. O velório contou com a presença de amigos, torcedores, jogadores, ex-jogadores e autoridades, como prefeitos, presidentes de associações do futebol e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Além deles, o presidente Lula também compareceu ao velório, na manhã desta terça-feira, acompanhado de Janja, a primeira-dama. A esposa de Pelé, Marcia Aoki, e os filhos do ídolo, Joshua Arantes, Edinho, Flavia e Kelly Nascimento, estiveram presentes ao longo dos dois dias de cerimônia.

Quem é Jader Filho, o escolhido por Lula para o Ministério das Cidades


Político é filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito Helder Barbalho
Empresário do setor das comunicações, ele é filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho.
Filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB, ele preside o diretório estadual da legenda desde setembro de 2021 e atua no setor de comunicações.
A indicação do emedebista para a pasta foi levado a Lula por parlamentares da sigla na Câmara. O martelo foi batido em reunião na tarde desta quarta-feira 28, como informou Carta Capital. No encontro, além de Jader, estiveram presentes o senador eleitos.
O principal fator para a escolha do empresário para a pasta foi de que o Pará tem a maior representação dentro da bancada: 9 dos 42 deputados federais eleitos pelo MDB são do estado.
Jader Filho é de uma família com longa tradição no estado. Assim como o pai e o irmão, seu avô, Laércio Barbalho, foi uma figura de expressão. Ele foi deputado estadual em várias legislaturas e idealizou o projeto do Diário do Pará, que hoje Jader dirige.
O jornal pertence ao Grupo Rede Brasil Amazônia (RBA), que também possui emissoras de rádio e televisão em seu guarda-chuva. O controle acionário do conglomerado está com a família Barbalho.
Além do foco no desenvolvimento da política habitacional do País e a redução das desigualdades urbanas, a nova pasta de Jader Filho também deve ser responsável pela promoção da transição ecológica nas cidades, segundo relatório final do gabinete de transição governamental.
Filiado ao MDB, Jader Filho assumiu a presidência do partido no Estado em 2019, após o fim do mandato de seu pai, e permanece até hoje.
Biografia
Jader Filho, nasceu em Belém do Pará, filho do ex-governador do Pará Jader Barbalho, integrante do MDB, e da deputada federal Elcione Barbalho, e irmão do herdeiro político da família Helder Barbalho é, respectivamente, sobrinho e primo dos atores Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho
Primo do Deputado Federal no seu sexto mandato, José Priante e de Igor Normando Deputado estadual do Pará.
Jader Filho é empresário da área da comunicação, sendo presidente do Grupo RBA, cujo controle acionário é detido pelo seu pai.
Além de parente de importantes lideranças do MDB no Pará, ele também preside, desde 2019, o partido no estado.
Em 29 de dezembro de 2022 foi anunciado como titular do Ministério das Cidades, importante pasta que coordena programas como o Minha Casa, Minha Vida e foi recriada a partir do Ministério do Desenvolvimento Regional.[13] Jader Filho foi uma das três indicações do MDB para o gabinete do terceiro mandato de Lula.
Tancredo Neves com Jader Filho e Helder Barbalho


Puty deve ser o indicado para presidência do Banco da Amazônia

Está na mesa do ministro da Economia, 
a indicação do economista e professor doutor para a presidência do @bancoamazonia
Dono de currículo brilhante, Puty (na foto com sua esposa, a vereadora de Belém e deputada estadual eleita e diplomada @liviaduartepsol e o presidente @lulaoficial ), é o atual secretário de Planejamento e Gestão de Belém, ex-chefe da Casa Civil do @governopara e ex-deputado federal do Pará.

Homem é arrastado por correnteza na BR-320, interior do Pará. VEJA O VÍDEO!

O local ficou submerso após as fortes chuvas que atingiram a região do Xingu e fez subir o nível do rio Uruará e impossibilitou a passagem de veículos pelo loca
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem é resgatado em um rio, após tentar atravessá-lo. No entanto, o homem foi arrastado pela correnteza.
De acordo com as primeiras informações, o caso aconteceu na BR-320, em Uruará, sudoeste do Pará. A equipe que resgatou o homem, produz vídeos na região para a internet, e foi até o local em uma voadeira.
O local ficou submerso após as fortes chuvas que atingiram a região do Xingu e fez subir o nível do rio Uruará e impossibilitou a passagem de veículos pelo local. A cidade também ficou embaixo d'água, moradores chegaram a registrar vários pontos de alagamentos na área urbana do município.
Ainda no vídeo do resgate, uma máquina pesada passa arrastando 4 veículos pelo local, umas das formas improvisadas de tentar passar pela área.
O resgate demora alguns minutos, pois a equipe tem muita dificuldade por conta da força da correnteza, em seguida após algumas tentativas a vítima é resgatada. Até o momento a identidade do homem ainda não foi divulgada.
Veja o vídeo:



SEBASTIÃO CARDIAS ALVES: Condenado pela morte dos irmãos Novelino morre no presídio

Sebastião Cardias Alves morreu nesta terça-feira (3), no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará.
Condenado a 80 anos de prisão pelo envolvimento no assassinato dos irmãos Novelino, Sebastião Cardias Alves, 64 anos, morreu nesta terça-feira (3), devido problemas de saúde que vinham sendo tratados dentro do carcere. O homem vinha cumprindo a pena no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Isabel do Pará.
O ex-policial militar começou a cumprir pena em 2007, na Penitenciária Anastácio Neves, destinada a ex-funcionários públicos. No mesmo ano, Sebastião Cardias foi transferido para o presídio de Catanduvas, no Paraná, considerado de segurança máxima. Em 2009, voltou para ao Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves (CRECAN), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.
RELEMBRE O CASO
De acordo com as investigações da época, o empresário Chico Ferreira devia R$ 4 milhões para Ubiraci e Uraquitã Novelino e decidiu matá-los para não pagar a dívida, com a ajuda do radialista Luiz Araújo.

Acertos de contas: Perdigão é executado a tiros no bairro do Santarenzinho

A vitima tinha várias passagens pela policia. Ano passado, Matheus Perdigão sobreviveu a uma tentativa de homicídio, na ocasião ele resistiu após ser atingido por 3 tiros de arma de fogo, de acordo com informações da policia.

Crime aconteceu por volta das 21h na rua Olavo Bilac. Vítima identificada como Mateus Perdigão tinha diversas passagens pela polícia.
Em Santarém, oeste do Pará, um jovem de 24 anos identificado como Matheus Perdigão Guerra, foi brutalmente assassinado com 5 tiros na noite desta segunda feira (2) na avenida Olavo Bilac, bairro Santarenzinho.