quarta-feira, 27 de abril de 2022

Vencedora do Nobel da Paz é condenada a cinco anos de prisão por corrupção


Nesta quarta-feira, 27, um tribunal da junta militar de Mianmar condenou a líder civil Aung San Suu Kyi a cinco anos de prisão por corrupção, um dos 18 processos que ela responde e podem deixá-la na cadeia por várias décadas.
A líder de 76 anos e que foi vencedora do Nobel da Paz de 1991 já havia sido condenada a seis anos de prisão pelas acusações de incitação contra os militares, violação das regras contra covid-19 e desrespeito a uma lei de telecomunicações, mas deve permanecer em prisão domiciliar enquanto enfrenta outros processos. No caso de hoje, Aung San Suu Kyi foi acusada de aceitar suborno de 600.000 dólares e lingotes de ouro.

Mau tempo impede ida à comunidade onde menina ianomâmi foi morta e estuprada por garimpeiros


Corpo da menina, de 12 anos, deve passar por autópsia no IML, em Boa Vista, conforme o Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY). Uma nova tentativa será realizada nesta quarta-feira (27).
O mau tempo registrado nesta terça-feira (26) em Roraima, impediu a saída do voo que levaria o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, até a comunidade em que uma menina de 12 anos que morreu após ser estuprada por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami. A ideia era buscar o corpo para fazer autopsia em Boa Vista.
A Terra Yanomami, a maior reserva indígena do Brasil, só pode ser acessada por aeronaves ou barcos e, por isso, as fortes chuvas impendem a locomoção até o território. A comunidade Aracaçá, onde a menina morava, fica na região de Waikás.

Garimpeiro de Santarém, conhecido como 'Boca Rica' é assassinado e tem ouro roubado em área de garimpo ilegal em Roriama

Raimundo Ivanildo Castro de Almada, de 59 anos, costumava aparecer em fotos com pulseiras, cordões e até dentes dourados. Garimpeiro chegou a concorrer ao cargo de deputado estadual pelo Amapá em 2006.
Um garimpeiro identificado como Raimundo Ivanildo Castro de Almada, de 59 anos, conhecido como "Boca Rica", foi assassinado e teve o ouro roubado em uma região de garimpo ilegal, em Roraima. A família comunicou a morte dele à Polícia Civil nesta segunda-feira (25).
O relato é que Boca Rica foi morto a facadas e em seguida, o suspeito fugiu com o ouro da vítima. O corpo foi encontrado por outros garimpeiros e transportado até Boa Vista em um helicóptero, ainda na segunda.
Em nota, a Civil informou que o crime ocorreu em uma região de garimpo, no município de Alto Alegre, cujo nome não foi informado. O caso é investigado.

Tomada pelo garimpo, comunidade de menina ianomâmi estuprada e morta corre o risco de desaparecer

 


Com apenas 30 moradores, Aracaçá fica na região de Waikás, uma das mais atingidas pelo garimpo ilegal em Roraima. Indígenas deixaram de plantar e fazem serviços em troca de comida.A comunidade Aracaçá, na região de Waikás, no norte de Roraima, deixou de plantar e caçar e agora troca comida por serviços para garimpeiros que exploram ilegalmente a Terra Indígena Yanomami. A área é a mesma onde uma menina ianomâmi, de 12 anos, foi estuprada e morta por invasores do território.

Com apenas cerca de 30 moradores e rodeada por acampamentos ilegais, a comunidade, que pertence ao subgrupo ianomâmi Sanöma, corre o risco de desaparecer, alerta o relatório "Yanomami Sob Ataque", da Hutukara Associação (HAY).
O documento cita que na região há uma "desordem social" causada pela influência dos garimpeiros. A Hutukara detalhou que os indígenas fazem serviços como carregar combustível e realizar pequenos fretes de canoa em troca de alimentos oferecidos pelos exploradores.