sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Ex-marido não aceita separação e mata candidata do PT em Curralinho




A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Curralinho, município do arquipélago do Marajó, a pedagoga Leila Arruda, de 49 anos, foi morta a facadas e pauladas na tarde desta quinta-feira, no bairro do Tenoné, em Belém, pelo ex-marido Boaventura Dias, conhecido por “Boa”. O motivo é fútil: ele não aceitava a separação e perseguia a ex-mulher havia três anos, tentando uma reconciliação.
O crime chocou e revoltou os vizinhos, conhecidos e principalmente parentes. Em áudios nas redes sociais, irmãs do assassino, em prantos, relataram que chegaram a pagar tratamento psicológico para Boaventura, um homem extremamente possessivo, que queria a mulher para ele a qualquer custo e o custo foi tirar a vida dela. “Ele tem que pagar pelo que fez”, disse uma das irmãs.
Familiares relataram que Leila Arruda foi morta com requintes de brutalidade e covardia na porta de casa. Ela não conseguiu se defender ou fugir do ensandecido ex-marido. Leila fundou e era militante do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema), filiou-se ao PT em Curralinho aos 20 anos e era formada em pedagogia.

Pará registra 264.810 casos de Covid-19 e 6.855 mortes


Segundo a Sespa, foram 878 novos casos e quatro mortes nos últimos sete dias.
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou nesta quarta-feira (18) mais 780 casos de Covid-19 e sete mortes. Agora são 263.155 casos e 6.851 óbitos no estado.
Segundo a Sespa, foram 99 novos casos e uma mortes nos últimos sete dias, além de 776 casos e três óbitos de dias anteriores.
O Pará possui, até então, 247.240 recuperados, 35.186 casos descartados e 503 casos em análise.
Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 32.94% dos leitos clínicos e 51.52% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.
De acordo com a Sespa, já foram realizados 412.757 testes rápidos e 85.779 testes de PCR para Covid-19, até então.

Polícia prende homem suspeito de matar a facadas candidata do PT à prefeitura de Curralinho, no Marajó

 


Leila Arruda foi assassinada nesta quinta (19), em Belém. Família da vítima acredita que ex-marido de Leila é o autor do crime. No entanto, Polícia não confirmou a identidade do homem preso.

A Polícia Civil informou que prendeu, na noite desta quinta-feira (19), um homem suspeito de ter matado Leila Arruda, candidata do PT à Prefeitura de Curralinho, no arquipélago do Marajó. Ela foi morta com nove facadas em Belém, segundo o Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi localizado no bairro do Tenoné, em Belém. Ele foi conduzido para a Divisão de Homicídios, onde presta depoimento. Em seguida, sera encaminhado para o sistema penal.
Segundo familiares, ela foi vítima de feminicídio e assassinada na porta de casa. Ainda de acordo com os familiares, o suposto autor do crime é o ex-marido, de quem ela estava separada há três anos e sofria com perseguições. No entanto, a Polícia não confirmou se o homem preso nesta quinta (19) era o ex-marido da vítima.
Leila Arruda tinha 49 anos e foi fundadora e militante do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema), filiou-se ao PT em Curralinho aos 20 anos e era formada em pedagogia.
Em nota, o PT do Pará lamentou a morte, disse que ela era militante e confirmou que ela teria sido assassinada pelo ex-marido.
A nota também anunciou "indignação por este crime brutal que tirou a vida de mais uma mulher no estado e reitera que é inadmissível que as mulheres sejam reféns da violência provocada pelo machismo enraizado na sociedade". O PT disse ainda que "está prestando ajuda aos familiares e amigos de Leila Arruda.