sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Quem matou, e quem mandou matar a sindicalista Leila Ximendes?

“O quebra cabeça está sendo gradativamente montado e a qualquer momento o segredo será revelado”.  
Por Iromar Cardoso
O Ministério Público do Para denunciou três supostos matadores da petista Leila Cleópatra Ximendes, de 29 anos. O crime ocorreu no município de Rurópolis, no dia 1º de outubro, em plena campanha política de 2016, quando Leila descia a serra do leitoso, em sua motocicleta, numa clara emboscada.
O inquérito que apurava o referido assassinato foi iniciado pelo Delegado local Ariosnaldo Vidal e transferido para o delegado Silvio Birro, do núcleo de Inteligência da Policia Civil e consequentemente repassado ao MP e ao Juiz Local, trata-se agora de uma ação que corre em segredo de Justiça devido os envolvidos serem pessoas influentes no município, conforme foi apurado pelo Blog do Xarope.
Leila foi morta a facadas logo depois de sair de uma reunião de campanha política para o candidato Taká, que foi eleito naquele ano.
Dos três acusados apenas dois foram achados pela justiça na última segunda feira dia 07.  Desses três, um e o executor e os outros dois são os possíveis mandantes, que passam a ser réus no processo depois de dois anos de espera.
O acusado de desferir os golpes de arma branca que levaram a morte, mesmo a sindicalista tendo chegado com vida ao hospital, teve incluso um qualificador na denúncia, pois teria cometido crime mediante pagamento.
De acordo com as investigações do Blog do Xarope, a militante que era do STTR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rurópolis, teria se indisposto, bem antes de sua morte, com alguns “companheiros” de tendência política dentro do PT, e respectivamente do sindicato.
Embora a eleição pela presidência da referida entidade não tenha tido disputa, o desentendimento entre alguns integrantes da diretoria, referia se nesse fato: do provável desvio e uma possível ameaça de denúncia partindo de Leila. Essa polêmica, talvez, tenha sido o provável motivo de sua morte.
Ela tinha sido eleita no ano anterior, final de 2016, só no final deste ano de 2019, terminaria o mandato da respectiva diretoria com a sindicalista, como tesoureira.
Devido à demora da Justiça em concluir e ainda colocar sob segredo a devida ação, muitas conjecturas são feitas no sentido de desvendar esse mistério.
E ai, perguntamos: Porque o segredo de justiça? Será que e apenas porque os envolvidos são pessoas influentes politicamente no município? Ou apenas para evitar as tais conjecturas?  O que não faz sentido visto que a demora na conclusão do caso, a insatisfação da família que busca a Justiça pela perda de seu ente querido e as suspeitas que envolvem o assassinato direcionam muito mais curiosidade sobre os fatos.
E por isso que o Blog do Xarope se aprofundando nas investigações no sentido de desvendar esse segredo, foi informado que os possíveis mandantes do crime estiveram presentes no velório e ainda assinaram e fizeram manifestos contra o assassinato da “companheira Leila”.
Lista tríplice – A titular da Promotoria de Justiça em Itaituba, a Promotora Mariana Cavaleiro de Macêdo Dantas, responde interinamente pela PJ de Rurópolis, autora da ação penal contra os supostos responsáveis pela morte da sindicalista aguarda apenas que seja definido um dos nomes da lista tríplice que vai substituí-la para deixar a cidade de Rurópolis e retornar a Itaituba, onde é titular. 
Os nomes cogitados são:
Rafael Trevisan Dal Bem; Bruno Fernandes Silva Freitas, e Aline Neiva Alves da Silva.
A Promotoria em questão denunciou os três acusados por homicídio qualificado, ou seja, crime hediondo, pelo fato do executor matar a sindicalista mediante promessa de recompensa e em emboscada, sem chances de defesa para vítima. 
Os mandantes também foram enquadrados nesse tipo de crime e se condenados, eles podem ser penalizados em até 30 anos de prisão.
O juiz que está à frente do caso é Odinandro Garcia Cunha.
 

Um (des)governo que causa agonia

Por Vitoriano Bill 
O Prefeito de Altamira-Pa, Domingos Juvenil, perdeu o tino de vez na administração da cidade.
Todo dia uma nova lambança.
Na gestão financeira tem penalizado o funcionalismo; primeiro, com tentativas de retiradas de direitos com a reformulação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (funcionalismo geral e magistério). Agora, com o atraso e fatiamento do décimo terceiro salário. Seguimos com a pergunta: JUVENIL, CADÊ O DÉCIMO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL DE ALTAMIRA?
Ontem ( 10/01) o Conselho Municipal de Saúde de Altamira, informou que vários postos de saúde iriam ser fechados por falta de recursos. Como repercutiu muito mal nas redes, a noite a prefeitura lançou nota dizendo que manterá os postos de saúde abertos.
O fato é que Juvenil, por uma disputa infinda com a Norte Energia, ia jogar o povo à própria sorte.
Outro fato importante, também ocorrido ontem, foi a demissão do Dr. Cláudio. As mulheres que fazem tratamento em Altamira ficaram aflitas com a notícia. 
Várias pacientes com tratamento em curso não sabem como proceder com a demissão do médico. Não se pode mudar de profissional nesses casos de tratamento mais complexos. 
O fato é que nós últimos anos de gestão do prefeito Domingos Juvenil ele está colecionando erros e ataques diários que prejudicam a vida da população. 
É um desgoverno geral!

Bola na rede/As curtas de hoje

Paulo Henrique Ganso a deriva: O jogador não vem sendo aproveitado na Europa e o Sevilla procura uma nova equipe para emprestá-lo.
Ganso estava emprestado pelo Sevilla ao Amiens, mas como não vinha rendendo, tanto o time espanhol quanto o francês aceitaram que ele procurasse um novo clube. Os franceses não pretendem mais utilizá-lo, mas o Sevilla ainda quer receber pelo empréstimo.
Esse, no entanto, é um dos problemas para o Fluminense conseguir o acordo, já que o salário de Ganso estaria acima do que a diretoria está disposta a pagar. 
Guarani passa a monitorar volantes de Corinthians e Inter: O ‘Plano A’ do Guarani segue sendo Auremir, mas a negociação com o clube turco não está caminhando
Em meio à indefinição sobre Auremir, que pertence ao Erzurum da Turquia, o Guarani começou a se mobilizar em busca de mais um volante para o Campeonato Paulista da Série A1. Longe de conseguir ‘atrair’ um medalhão do mercado, como é o caso de Arouca, que tem contrato com o Palmeiras, o clube passou a sondar a situação de jovens promessas. É o caso de Warian, do Corinthians, e Jeferson Lima, do Internacional.
Pacotão de reforços: Dos jogadores contratados, apenas o meia João Paulo ainda não foi apresentado oficialmente.
Na tarde desta quinta-feira, a diretoria do Avaí apresentou oficialmente quatro reforços: o goleiro Lucas Frigeri, os laterais Alex Silva e Julinho, e o meia Gegê.
Os quatro já se juntaram aos novos companheiros e estão participando dos treinamentos comandados por Geninho em Águas Mornas, onde está acontecendo a pré-temporada. Agora, resta apenas a apresentação oficial do meia João Paulo.
Estreia no Parazão:Na cidade de Barcarena onde realiza a pré-temporada, o Clube do Remo segue a rotina de treinos com bola e ganhou um tempo maior para o jogo contra o Tapajós, pelo Campeonato Paraense.
Após o adiamento do jogo que seria realizado no dia 20 de janeiro, o técnico João Neto pretende usar o tempo extra para entrosar a equipe remista, que no sábado (12), terá a seleção de Barcarena, em jogo amistoso.
O time titular para o amistoso será Vinicius; Geovane, Rafael Jansen, Fredson e Ronaell; Róbson, Welton, Wallacer e Echeverria; Alex Sandro e Henrique.São Raimundo festeja aniversário e lança uniforme para a torcida
Pantera 75 anos de existência:Mesmo tendo seu escudo trocado pela Federação Paraense de Futebol (FPF) durante a solenidade de abertura do Campeonato Paraense, o São Raimundo viveu um dia de festa pela comemoração dos seus 75 anos, na última quarta-feira (9).
Torcedores, dirigentes e simpatizantes do clube Alvinegro estiveram reunidos na sede do São Raimundo para participar da festa de aniversário do clube, com direito a parabéns pra você e bolo personalizado.
Ex-Remo troca de equipe no Japão e projeta: 'Quero fazer história aqui': Elsinho, que também passou por América-MG, Figueirense, CRB e Vasco, deixou o Kawasaki Frontale e acertou com o Shimizu S-Pulse.
Após quatro temporadas e dois títulos do Campeonato Japonês no Kawasaki Frontale, o lateral-esquerdo Elsinho trocou de equipe no país nipônico. Ex-Remo e Vasco, o brasileiro vai atuar na próxima temporada pelo Shimizu S-Pulse. Já apresentado, o jogador de 29 anos falou sobre o novo desafio e projetou um ano de sucesso.
.