quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

PM afasta policiais acusados de envolvimento na morte de Isac Tembé


Os três policiais militares envolvidos na morte do indígena Isac Tembé, foram afastados do policiamento ostensivo no município de Santa Luzia, no nordeste do Pará. O fato está sendo investigado pela Corregedoria da PM, que instaurou inquérito policial.
O jovem foi morto a tiros no último dia 12, dentro da fazenda Boa Vista, localizado no território indígena do Alto Rio Guamá, município de Santa Luzia.
De acordo com o promotor militar Armando Brasil, testemunhas já foram ouvidas e o oficial encarregado aguarda pela oitiva dos indígenas, que será realizada com intermédio da Fundação Nacional do índio (Funai). Na próxima semana, segundo o promotor, os laudos periciais serão juntados aos autos e após o relatório de conclusão, o inquérito será encaminhado à Justiça Militar.

Vereador Josafá e mais 4 são alvos de processo criminal por suposto de documento falso

VEREADOR JOSAFÁ TERÁ QUER DÁ EXPLICITAÇÃO A JUSTIÇA 
O vereador Josafá Gonçalves, nas urnas Professor Josafá do Sinprosan (PL), estreante na Câmara de Santarém (PA), virou alvo de um processo (notícia criminal) por suposto uso de documento falso (e falsidade ideológica) protocolado em uma das varas criminais do município.
Além do parlamentar, figuram como acusados no processo mais 4 pessoas ligadas ao Sinprosan, o sindicato que reúne os trabalhadores da educação vinculados à rede municipal de ensino.
Rosivaldo Viana Oliveira, professor municipal, foi quem protocolou a notícia-crime na semana passada – dia 17, contra os 5 sindicalista.
⓵ Josafá Gonçalves;
⓶ Edson Carvalho de Sousa Júnior;
⓷ Sandra Paulino Pinto;
⓸ Antônio Francisco da Silva, e
⓹ Jeferson Júnior de Oliveira Sousa.
Todos são acusados de “conduta delituosa” na compra e venda, por 240 mil reais, de um imóvel incorporado ao patrimônio do Sinprosan e onde foi construído logo depois um ginásio poliesportivo. O terreno fica no bairro Aeroporto Velho.
O negócio foi fechado em 2018.
Alcançado pelo Blog do Jeso, o vereador disse não ter sido ainda notificado pela Justiça sobre o processo e que irá se manifestar assim que tiver pleno conhecimento do teor das acusações.




Fonte: Blog do Jeso

Mais 8 óbitos e 50 novos casos de Covid-19 são confirmados em Santarém; confira os dados

Boletim 24 de fevereiro de 2021De acordo com boletim divulgado na noite de quarta-feira (24), há 15.251 casos confirmados no município.
Em boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na noite de quarta-feira (24), mais 8 óbitos e 50 novos casos de Covid-19 foram confirmados em Santarém, no oeste do Pará. De acordo com os dados, há 15.251 casos confirmados no município.
De acordo com o boletim, as mortes aconteceram no período de 12 a 24 de fevereiro. Seis homens e duas mulheres com idade entre 53 e 93 anos foram vítimas da pandemia do novo coronavírus em Santarém.

Polícia apreende meia tonelada de cocaína em fundo falso de caminhão

Polícia apreende meia tonelada de cocaína em fundo falso de caminhão - Crédito: Polícia CivilNa madrugada desta quinta-feira, 25, a Polícia Civil prendeu, em flagrante, um homem com meia tonelada de cocaína, que estava sendo transportada em um fundo falso na carroceria de um caminhão.
Após investigações voltadas ao combate ao tráfico de drogas, surgiu indícios de possível transporte da substância ilícita, que estaria com destino a cidade de Castanhal. Diante disso, equipes da polícia civil empreenderam diligências no sentido de identificar o veículo.
Foram feitas diversas abordagens a caminhões, em diversas vias e vicinais. Em um dos veículos, após revista minuciosa, a equipe policial percebeu um desnível na carroceria de um caminhão.A equipe policial percebeu um desnível na carroceria do caminhão e foi identificado o fundo falso.

Deputada Vivi Reis propõe que bancada paraense destine recursos de emendas para aquisição de vacinas para o Estado.

Deputada Federal Vivi Reis - Portal da Câmara dos Deputados
A deputada Vivi Reis (PSOL/PA) quer que metade do valor destinado para emendas da bancada do Pará na Câmara seja destinado para compra de vacinas pelo governo do Pará. 
A proposta foi apresentada por meio de ofício endereçado ao coordenador da bancada na Câmara, Hélio Leite (DEM/PA) e ao coordenador da bancada no Senado, Zequinha Marinho (PSC/PA) e deve ser discutida na próxima reunião dos parlamentares. “ O governo federal está dificultando a aquisição de insumos e, com isso, a produção de vacinas dentro do Brasil acaba sendo prejudicada e interferindo de forma negativa no calendário de vacinação dos estados e municípios”, afirma Vivi Reis acrescentando que o Pará é o estado que menos vacinou sua população no Brasil. “Estamos em último lugar na fila e precisamos reverter isso.