segunda-feira, 17 de junho de 2019

Prefeito de Itaituba Valmir Climaco é alvo de denúncia por supostamente ter incitado população a receber “à bala” grupo da Funai

Resultado de imagem para prefeito valmir climaco
Prefeito de Itaituba Valmir na mira do MPF
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação na última sexta-feira (14) para apurar denúncias de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco, teria incitado a população a receber “à bala” um grupo de trabalho da autarquia responsável por estudos para a criação de Terras Indígenas no sudoeste do Pará.
A Procuradoria da República em Itaituba abriu investigação para apurar eventual ocorrência de ato de improbidade administrativa, e determinou o envio de cópia das denúncias à Procuradoria Regional da República na 1ª Região, em Brasília (DF), para que seja avaliado o cabimento de instauração de investigação criminal.
Segundo depoimentos de servidores prestados na sexta-feira e informações encaminhadas na semana passada ao MPF pela diretoria de Proteção Territorial da Funai, a incitação feita pelo prefeito ocorreu no último dia 7, durante reunião realizada na sede da prefeitura de Itaituba.
No evento estavam presentes os componentes do grupo de trabalho responsável pelos estudos fundiários e cartoriais necessários para a delimitação das Terras Indígenas Sawre Bap’in (Apompu) e Sawre Jaybu, do povo Munduruku, e detentores de terras a serem afetadas pela demarcação. O prefeito é um desses detentores.
De acordo com informações de integrantes do grupo de trabalho da Funai, a reação do prefeito ocorreu após os servidores da autarquia terem apresentado os objetivos do levantamento de campo, que são os de informar fazendeiros e agricultores que seus imóveis estão inseridos na área delimitada a partir de estudos antropológicos e ambientais prévios, e de cadastrar proprietários e imóveis para o censo fundiário, conforme prevê o decreto presidencial nº 1.775/96 e a portaria do Ministério da Justiça nº 14/96.
“Para nossa surpresa, o prefeito ressaltou que estamos invadindo as propriedades particulares, cuja entrada só seria possível com autorização judicial, e recomendou aos moradores que recebam a equipe ‘à bala’, sendo essa postura que ele teria em seu imóvel, que está inserido na área de estudo, e encerrou a reunião”, detalha ofício recebido pelo MPF.
O público presente no auditório na prefeitura, formado por membros da associação Igarapé Preto e região, ovacionou e apoiou a fala do prefeito, causando temor nos servidores, registra a transcrição do depoimento de integrantes do grupo de trabalho da Funai.
O grupo de trabalho foi criado pela portaria da Funai nº 613/2019, assinada em 15 de maio pelo ex-presidente da autarquia Franklimberg Ribeiro de Freitas. A portaria estabeleceu prazos de 27 dias para a realização dos trabalhos de campo e de 60 dias para a entrega do relatório fundiário e cartorial.
Sob risco de vida, a equipe teve que suspender os levantamentos, e solicitou ao MPF e à Polícia Federal escolta policial para que os trabalhos de campo possam ser retomados.

Prefeitura de Santarém realiza sorteio do IPTU Premiado nesta sexta-feira, 21A programação faz parte das comemorações dos 358 anos de Santarém

A programação faz parte das comemorações dos 358 anos de Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) realiza nesta sexta-feira (21), às 22h, na Praça de Eventos, o sorteio do "IPTU Premiado 2019". Serão sorteados oito prêmios, sendo: 01 Microondas; 01 Fogão; 01 Bicicleta; 01 Geladeira; 01 TV de 42 Polegadas; 01 iPhone; 01 Motocicleta 0 km e 01 Carro 0 km.
O "Programa IPTU Premiado 2019" foi instituído pela Lei Nº 20.382 de 05 de abril de 2018 e regulamentado pelo Decreto Nº 043/2019, que tem por finalidade auxiliar na captação de receita pública municipal.
Os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com os dados cadastrais atualizados na Divisão de Cadastro Imobiliário do Município, até o dia 30 de maio de 2019 estarão automaticamente inscritos no programa, conforme condições previstas na Lei e no Decreto.
Estão impedidos de participar do sorteio o prefeito e o vice-prefeito; os vereadores; os secretários e coordenadores municipais; integrantes da comissão organizadora do concurso; ocupantes de cargos em comissão da Prefeitura e da Câmara de Santarém, bem como os proprietários, preposto e empregados de empresa contratada que auxiliar na organização do evento e do sorteio.
De acordo com a secretária de Finanças de Santarém, Josilene Pinto, a premiação é uma estratégia da gestão municipal para diminuir a inadimplência com o imposto. "Nós procuramos trabalhar sempre a conscientização do contribuinte para que a inadimplência caia a cada ano que passa e uma das formas de incentivar este contribuinte é justamente concedendo a ele a oportunidade de ganhar prêmios. Vamos dar continuidade às campanhas de conscientização para que o cidadão entenda o que é o IPTU, para que serve e a importância de manter o imposto em dia", reforçou.
Sobre – O IPTU é considerado o tributo de maior fonte de renda para o município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. 
O recurso possibilita o governo municipal investimento em saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, saneamento, sinalização de trânsito e outros benefícios.

Jovem transmite o próprio suicídio pelo Facebook. Cenas fortes!

Um jovem de Imperatriz recorreu hoje, domingo (16), pela manhã, ao suicídio usando uma uma arma de fogo. Ele se trancou no quarto, não sem antes avisar aos amigos o que iria fazer. O amigos foram ao local e ficaram implorando para o jovem não cometer o gesto extremo. Ele preparou o celular na sua direção, deu um tiro pra cima, depois se ajoelhou, colocou o cano no ouvido e puxou o gatilho.
O jovem em vida, que residia em Petrolina, na Estrada do Arroz, em Imperatriz.

Policia prende mulher que gravou um vídeo ameaçador e vai presa em São Félix do Xingu

Na Delegacia, acusada diz que tudo não passou de uma brincadeira e pede desculpas.

Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Valentim, prendeu Jyemy Cristina da Costa Lima, acusada de promover terror na população de São Félix do Xingu, sudeste paraense, através de um vídeo compartilhado nas redes sociais, na quinta-feira (13). Na ocasião, a acusada estaria usando uma camisa para esconder o rosto, porém, foi reconhecida através de uma tatuagem no ombro esquerdo.

Assista o vídeo da ameaça:
Ao ser indagada a respeito do vídeo acima, a mesma confessou o crime e, falou que estaria arrependida e, tudo não passava de uma brincadeira. Diante dos fatos, a PM encaminhou a acusada para a Delegacia de Polícia de São Félix do Xingu, sob os cuidados do delegado Machado e inspetor Borges, para os procedimentos cabíveis.
Na Delegacia, Jyemy Cristina gravou um vídeo se desculpando com todos os que chegaram a assistir o vídeo em que ela faz ameaças à população. Assista:
Na manhã desta sexta-feira, 14, o delegado José Carlos, superintendente do Alto Xingu, informou à reportagem do Portal Fato Regional, que a acusada foi enquadrada no artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, por provocar alarmar, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto. 

Polícia Civil prende em São Félix acusados de mandarem matar Carlos Cabral

A Polícia Civil prendeu, na manhã deste domingo (16), na zona rural de São Félix do Xingu, dois dos três suspeitos de serem os mandantes do assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Maria, Carlos Cabral Pereira. Ele foi morto com três tiros na cabeça, no Bairro Planalto, na última terça-feira (11). Até o momento, os nomes dos acusados não foram divulgados.
Por determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), foram mobilizadas, a fim de dar uma resposta rápida para o crime, equipes da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção (Deca), Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Superintendência do Alto Xingu e Superintendência do Araguaia.
Hoje, em operação policial na zona rural de São Félix do Xingu, os policiais cumpriram dois dos três mandados de prisão temporária (30 dias) contra os acusados de terem sido os mandantes do crime; e sete mandados de busca e apreensão domiciliar contra outras pessoas envolvidas no crime, as quais foram autuadas por posse ilegal de arma de fogo.
O crime
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria (STR), Carlos Cabral, foi assassinado na tarde de terça-feira (11), por volta das 16h, no Setor Planalto da cidade. Ele foi executado por dois homens que estavam em uma moto Honda Biz Preta. Eles fizeram quatro disparos, provavelmente de revólver calibre 38, contra o líder rural, três dos quais acertaram a cabeça de Cabral, que ainda chegou a ser removido em ambulância do Samu ao Hospital Municipal, mas já deu entrada sem vida.
Cabral vinha sendo ameaçado de morte por conta de, ao longo dos anos, ter liderado várias invasões de terra naquela região. Já havia sofrido, inclusive, outros atentados de morte, mas sempre escapava.
Carlos Cabral foi o terceiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria assassinado no exercício do cargo.

"Velho Taurino", maior assaltante de banco do Norte e Nordeste já curte nova

Espera-se que desta vez ele não fuja, não faça reféns na cadeia, nem receba o famigerado benefício do regime semi-aberto - pois trata-se de um indivíduo perigosíssimo e líder de facção criminosa. Trata-se de Taurino Lemos da Conceição, conhecido por "Velho Taurino", considerado um dos maiores assaltantes de banco em atuação no Pará e um dos líderes de uma facção criminosa no Estado. 
Ele foi preso na última quinta-feira pela Polícia Civil e apresentado na Delegacia Geral. Estava com mandado de prisão preventiva e mandado de recaptura decretados pela Justiça. A prisão ocorreu em Dom Eliseu. Taurino é apontado por envolvimento no resgate de presos do complexo penitenciário de Santa Izabel do Pará ocorrido em setembro de 2018. 
Também tem participação no assalto ao avião da empresa Prossegur ocorrido em Tucuruí em dezembro de 2018 e no ataque ao carro forte da mesma empresa seguradora, no último dia 28 de maio, quando o veículo trafegava na rodovia BR-304 entre Augusto Corrêa e Viseu, no nordeste do Pará. 
A prisão de Taurino Lemos foi realizada por policiais civis da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Anti-Sequestro (Drrba), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Pará. Ele é considerado responsável por outros ataques a bancos na modalidade de roubo conhecida como “novo cangaço” e assaltos a veículos de transporte de valores. 
Após o assalto ao carro-forte no final de maio, ele fugiu para a cidade de Açailândia no Maranhão onde passou a viver escondido. Aparecia vez ou outra em Dom Eliseu no Pará, onde foi localizado e preso. Taurino atua em roubos contra instituições bancárias há aproximadamente duas décadas. 
Quadrilha do Pânico
Em 2003, ele ficou conhecido em todo Brasil, como um dos membros da chamada “Quadrilha do Pânico”, grupo de assaltantes de banco responsável por diversos assaltos, entre os quais, o primeiro roubo a banco no Brasil, na modalidade "novo cangaço" ou "vapor", ocorrido nesse ano, em Tucuruí. Na ocasião, um policial militar foi morto pelos criminosos durante o assalto.
Chegou a ser preso no ano de 2004 no Pará. Na época, Taurino assumiu posição de destaque na liderança da facção criminosa e passou a ser apontado como articulador de diversos homicídios de inimigos. Por isso, ele foi transferido para o Sistema Penitenciário Federal, onde permaneceu preso por mais de uma década, retornando ao Sistema Penitenciário Paraense no ano de 2018, após progressão de regime prisional.
Em setembro de 2018, após decisão judicial de progressão de regime para o sistema semi-aberto, ele foi transferido para a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel do Pará, onde permaneceu por aproximadamente uma semana. 
No dia 28 de setembro de 2018, em companhia de outros detentos e com apoio externo, Taurino sequestrou funcionários do Sistema Penal e invadiu o Centro de Recuperação Penitenciário do Para II (CRPP II), no complexo de Santa Izabel do Pará, de onde resgatou diversos integrantes da facção criminosa, dentre eles, o assaltante de banco Adriano da Silva Brandão.
Em 03 de dezembro de 2018, em companhia de outros criminosos, ele atacou o avião intermodal da empresa Prosegur na cidade de Tucurui. Na ocasião, Adriano Brandão veio a morrer em confronto com a polícia. Taurino tem vários mandados de prisão preventiva nos Estados do Pará e Maranhão, bem como mandado de recaptura pela fuga do Sistema Penal Paraense. (Do Ver-o-Fato, com informações da Polícia Civil, assessoria de imprensa) cadeia.

São Raimundo-PA 1 x 0 São Raimundo-RR - Pantera supera Mundão com gol no finalzinho

Único gol do duelo foi marcado por Wendell, de pênalti. Confronto foi marcado por tensão e fratura do zagueiro alvinegro Guilherme Molle
antarém, PA, 16 (AFI) - Foi no finalzinho, mas o São Raimundo-PA conseguiu vencer o São Raimundo-RR por 1 a 0 no estádio Colosso do Tapajós. Na tarde deste domingo, as equipes se enfrentaram pelo jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D e o gol foi marcado por Wendell, de pênalti.
SITUAÇÃO PARA JOGO DE VOLTA
Com o resultado, o Pantera jogará em Roraima podendo empatar para garantir a classificação. O São Raimundo-RR precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por mais para avançar no tempo normal. O jogo será no próximo domingo, às 17h, no estádio Ribeirão, em Boa Vista.
A primeira boa chegada foi dos donos da casa. Mariano recebeu passe e estava pronto para finalizar, mas o goleiro Diego desviou de leve.
O time paraense continuou pressionando e conseguiu finalizar em várias oportunidades com Marcelo Maciel e Mocajuba.
O Mundão respondeu em cobrança de falta. A bola sobrou para Luã, mas ele chutou mal e bola foi para fora. O São Raimundo-PA teve outra chance antes do intervalo com chute perigoso de Marcelo Maciel.
FALTA DESLEAL
Aos 13 minutos do segundo tempo, a bola sobrou para Sandro na cara do gol, que desperdiçou outra chance para o Pantera. Na parte final do duelo, o jogador Monga, do São Raimundo-RR, fez falta desleal em Guilherme Moller e foi expulso.
O adversário precisou ser levado ao hospital com suspeita de fratura na perna direita. Como já tinha feito as três substituições, o São Raimundo-PA também ficou com um a menos.
GOL NO FIM
Quando a bola voltou a rolar, o atacante Bilu invadiu a área e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti e Wendell converteu, fazendo 1 a 0 para os dos da casa. O São Raimundo-PA se fechou bem e só aguardou o apito final para comemorar a vitória.
Pagantes: 1.579 Não Pagantes: 724 (sendo 400 aposentados e crianças) Total: 2.303 Renda: R$ 28.580.00