segunda-feira, 25 de maio de 2020

JUSTIÇA DETERMINA RETOMADA DO LOCKDOWN EM SANTARÉM POR SETE DIAS

Considerando o aumento do número de casos confirmados de covid-19 em Santarém, oeste do Pará, o aumento do número de óbitos em decorrência da doença e as vagas insuficientes de URI para atender pacientes graves, o juiz Claytoney Passos Ferreira, concedeu liminar em favor da Promotoria de Justiça, para que seja retomado o lockdown no município pelo período de sete dias a contar da decisão tomada na manhã desta segunda-feira (25).
Na decisão o juiz determina:
Suspensão das atividades não essenciais no município de Santarém, elencadas no Decreto Estadual 729/2020, por sete dias a contar desta decisão;
Que o município de Santarém apresente, no prazo de 72 horas, relatório circunstanciado das medidas de enfrentamento tomadas em relação ao novo coronavírus, assim como apresente plano de atuação estratégico munido de dados concretos a subsidiar a necessidade, ou não, da medida extrema de lockdown;
Que o Estado do Pará dê cumprimento a esta decisão, por meio da Polícia Militar e Polícia Civil, planejando e realizando atividade de fiscalização como medida preventiva e repressiva (se for o caso) diárias, com cronograma a ser apresentado ao juízo, onde se identifique medidas coordenadas, a partir dos dados técnicos disponíveis nas secretarias de saúde que apontem para as áreas que mereçam maior monitoramento e realização de contenções com a finalidade de ver cumprido o isolamento social desejado com a medida.

Líder Asurini e mais três indígenas morrem de covid-19 no Pará

Sakamarime, um dos líderes mais antigos do povo Asurini, morreu de covid-19 neste domingo (24), no município de Tucuruí, no sudeste paraense, localizado a 446,3 km da capital Belém.
O líder passou os últimos dias em estado grave, em uma Unidade de Pronto Atendimento, à espera de um leito na UTI do Hospital Regional de Tucuruí, mas não resistiu. No Facebook, a prefeitura da cidade lamentou a morte de Sakamarime.
Desde a última sexta-feira (22), mortes de indígenas vítimas do novo coronavírus vem sendo registradas no Pará, como é o caso de Ireiabeiti Xikrin, de 21 anos, da comunidade Oôdjã Xicrin, que morreu em um hospital particular de Marabá, no último sábado (23).

Pará tem 24.815 infectados e 2.290 mortes por covid-19


A pasta confirmou mais 6 novos casos e 7 óbitos do novo coronavírus nas últimas 24 horas
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) atualizou os dados da pandemia no Pará. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo, 24, são 24.815 pacientes infectados e 2.290 óbitos por causa da covid-19. 
A pasta confirmou mais 6 novos casos e 7 óbitos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Em relação a subnotificação das prefeituras, confirmamos mais 344 casos e 67 óbitos acontecidos em dias anteriores. 
Há ainda, 4.986 casos descartados e 16.815 pacientes recuperados. O detalhamento de casos e óbitos, com gênero, idade e cidade, está disponível aqui: http://covid-19.pa.gov.br.