sábado, 27 de fevereiro de 2021

Foragido há 17 anos, assassino do milionário paraense João Sabóia é preso no RS

Márcio foi preso após 17 anos 
O caso chamou atenção nos telejornais do Brasil e fora do país. Em 1999, em um hotel de luxo, em Nova York (EUA), o Waldorf Astoria, o milionário paraense João Alberto de Azevedo Sabóia, 56 anos, era assassinado.  
Na última quinta-feira, 25, mais de 17 anos após sua morte, o assassino foi recapturado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O artista plástico Márcio Fonseca Scherer, 49 anos, foi condenado a 22 anos de prisão e estava foragido desde 2003, quando teve a pena confirmada em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
No ano passado, apolícia gaúcha iniciou uma verdadeira caçada pelo paradeiro de Scherer, depois que um denunciante o reconheceu andando de bicicleta na região central de São Leopoldo.
"Ele o conhecia da infância e sabia da história do crime nos EUA. Então nos forneceu o nome do preso. Com essas informações, montamos a operação. Várias diligências foram feitas até que descobrimos a casa onde vivia. Fizemos campana o dia inteiro até que no final da tarde o vimos na área desta casa", explica o delegado Ivair Matos Santos, titular da 2ª DP de Novo Hamburgo.
O acusado ainda tentou fugir pelos fundos do imóvel em que estaria residindo, mas logo foi capturado. Nos últimos cinco meses, a polícia esbarrou em inúmeras dificuldade até localizá-lo. O gaúcho não possuía imóveis e nem veículo em seu nome e sequer emitia segunda via de documentos. A foto de Scherer no sistema integrado da polícia gaúcha ainda é a mesma de quando era adolescente.
Com os policias, constava apenas a informação de que ele estava na faixa etária dos 50 anos, era um homem alto, loiro e de olho claro. Ele não possuía perfis nas redes sociais e sequer aparecia em fotos de familiares. Mas, a polícia decidiu procurar endereços de parentes até que os agentes encontraram a localização exata do foragido.
Faltando dois anos para o mandado de prisão expirar e a pena ser prescrita, Scherer foi localizado e permanece detido na DPPA de Novo Hamburgo aguardando vaga no sistema prisional. O acusado será levado para penitenciárias de Sapucaia do Sul ou Canoas, na Região Metropolitana. Após cumprir um sexto da pena, ele poderá solicitar progressão para o regime semiaberto.
João Saboia foi roubado e morto brutalmente em suíte de hotel de luxo em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 1999 (Reprodução / Arquivo familiar)


Vida no Rio e o crime no Exterior
Scherer morou oito anos no Rio de Janeiro, por volta da década de 1990.

EUA diz que príncipe saudita autorizou 'capturar ou matar' jornalista Khashoggi


Khashoggi era um jornalista crítico ao reino, que se radicou nos Estados Unidos após cair em desgraça com o príncipe-herdeiro.
Os Estados Unidos suspenderam o sigilo de um relatório de Inteligência explosivo que revela que o príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, autorizou "capturar ou matar" Jamal Khashoggi, um jornalista radicado nos Estados Unidos, cuja morte causou indignação.
O príncipe, herdeiro do rei Salman e governante de fato do reino, "aprovou uma operação em Istambul, Turquia, para capturar ou matar o jornalista saudita Jamal Khashoggi".
Khashoggi era um jornalista crítico ao reino, que se radicou nos Estados Unidos após cair em desgraça com o príncipe-herdeiro. Em outubro de 2018, ele entrou no consolado saudita em Istambul para pedir uma certidão para se casar com sua noiva.Segundo as autoridades turcas, ele foi assassinado na sede diplomática em 2 de outubro por um esquadrão de 15 sauditas que primeiro o estrangularam e depois esquartejaram seu corpo. Seus restos mortais nunca foram encontrados.

4 Militares do 8º BEC sãos flagrados desviando toneladas de alimentos que seriam destinados ao batalhão de Santarém


Integrantes das Forças Armadas que foram designados para buscar os produtos desviaram do caminho e descarregaram parte da carga
Quatro militares do Exército Brasileiro foram flagrados desviando alimentos que seriam destinados a um batalhão localizado em Santarém, no Pará. De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Correio, cabos do 8ª Grupamento de Engenharia de Construção (8º BEC) foram instruídos a buscar uma carga de alimentos com uso de uma balsa. No entanto, no meio do caminho pararam em uma residência e descarregaram parte do carregamento. A quantidade descarregada chegou a duas toneladas.