sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quilombolas e Índios de Oriximiná denunciam o avanço da mineração em suas terras

Mineradoras, madeireiros, sojeiros. Para onde quer que olhem, moradores de comunidades quilombolas e aldeias indígenas veem essas três ameaças cada vez mais presentes nas terras onde vivem no município de Oriximiná, oeste do Pará. Demarcação e titulação de terras estão entre as d
emandas principais dessas comunidades. Elas reclamam da má vontade do governo de Dilma Roussef em regularizar a situação, praticamente dando carta branca para que os territórios sejam invadidos. 
Índios e quilombolas vêm denunciando que os direitos constitucionais estão ameaçados pela demora na regularização de suas terras e pelo avanço da exploração minerária. Desde abril de 2013, o relatório de identificação da terra indígena Kaxuyana/Tunayana está pronto aguardando a publicação pela presidência da Funai. A mesma demora ocorre com o processo Terra Quilombola Alto Trombetas, cujo relatório de identificação está pronto e não é publicado pelo Incra.

Insatisfeito com atitudes de Jatene, deputado Federal deixa PSDB e se filia ao PROS

Dudimar Paxiuba não estava tendo reconhecimento dentro do tucano

O ninho tucano no Pará vem sofrendo baixas políticas significativas. Em Itaituba o deputado federal Dudimar Paxiuba, eleito pelo PSDB, pediu sua desfiliação na tarde de segunda-feira, dia 30/09, oficializando assim seu ingresso na sua nova sigla PROS (Partido Republicano da Ordem Social) que faz parte da base aliada da presidenta Dilma Roussef e que foi criado recentemente.
Quando o governador Simão Jatene e a alta cúpula do PSDB tomou conhecimento da decisão de Dudimar Paxiuba em sair do partido, houve um rebuliço e tentaram persuadir Dudimar Paxiuba a desistir, mas o Deputado de forma irredutível disse não a todas as investidas.

Professora Glória: “Tenho minhas divergências com vice-Prefeita”

Glória Maria fala da interferência política (Maria José) na gestão da 5ª URE
Os problemas de estrutura em algumas escolas da rede estadual em Santarém levaram alunos e professores a organizar vários manifestos no início do segundo semestre deste ano. Os motivos das manifestações seriam o travamento da liberação de recursos por parte do governador Simão Jatene (PSDB) para a reforma nas escolas estaduais de Santarém. Diante da situação, a diretora da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), Glória Maria Costa, destaca que a nova gestão já obteve grande êxito na liberação de recursos para a reforma de 12 escolas públicas no Município. Com relação ao tratamento entre a 5ª URE e a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, a professora Glória afirma que há divergências de pensamento, mas que trata as pessoas de forma cordial. Veja a entrevista na íntegra:

Deputado Hilton deixa PSC e se filia ao Solidariedade

Chegou a Itaituba na noite desta quinta feira, 03, o Deputado Estadual Hilton Aguiar, agora já filiado no ‘PS’ (Partido da Solidariedade) recém-criado, que tem como presidente no estado o Deputado Federal Vladimir Costa; Hilton Aguiar ficara como vice do partido no estado e presidente em Itaituba.
O Deputado foi recebido no aeroporto municipal por amigos e simpatizantes, em seguida foi realizada uma pequena reunião na casa do parlamentar, onde Hilton Aguiar explicou porque saiu do “PSC” partido do qual fez parte há vários anos, mas segundo ele sai sem magoas, mesmo tendo muitas dificuldades no partido, e já considera águas passadas tudo o que aconteceu. Hilton disse ainda que sua permanência no "PSC" já estava insustentável, por não ter apoio do presidente, inclusive o próprio partido tentou tirar seu mandado.