segunda-feira, 29 de julho de 2019

Disputa entre facções, rebelião, e mortes no presidio de Altamira, região do Xingu

Comando Vermelho(CV), e o Comando Classe A(CCA), segundo informações teriam entrado em conflito, e aproximadamente 52 detentos teriam sido mortos, inclusive vários do CV decapitado. 

Moradores do Município de Altamira, no Sudoeste do Pará, amanheceram hoje assustados ao redor do presídio de Altamira. 

Os relatos são de muitos tiros no início da manhã desta segunda=feira, dia 29. Várias viaturas policiais já se encontram na casa penal. Segundo os primeiros informes, atearam fogo nas alas do complexo B, onde vivem cerca de 112 presos e tomaram agentes de reféns.

A briga interna entre os detentos seria uma rivalidade entre facções CCA e CV. A Polícia Militar tenta conter os presos. Moradores ao redor estão em alerta.
Segundo informações, a Polícia solicitou uma equipe dos Bombeiros para a frente da casa penal.
Presos divulgam em grupos que mataram o tal de Sandro do Rebojo. Informações colhidas pelo Blog do Xarope é que cerca de 30 presos teriam sido mortos.
Sandro líder do CV morto pelo CCA
Até o fechamento dessa matéria o clima continuava tenso desde a madrugada.
No Centro de Recuperação Regional gerido pela Superintendência do Sistema Penal (Susipe).
Nesse domingo o Blog do Xarope alertou que o fato poderia vim acontecer, inclusive divulgando uma matéria sobre a prisão de armas e munições por uma mulher Shirley companheira de um detento conhecido por Pila.
O Blog do Xarepe também apurou que a advogada conhecida por Patricia Abucate, diretora do presidio não se encontrava no município, e que este foi a terceira rebelião em sua gestão.
O Blog do Xarope também apurou que o Comando Classe A (CCA) é a facção criada em Altamira pelo finado "Maranhãozinho". O irmão dele que está preso no CRRA é o atual líder da facção CCA no estado. O outro irmão dele fugiu nesta última fuga em americano.
Lucenildo Lider do CV
Sandro líder do CV morto por integrantes do CCA Irmão do finado "Maranhãozinho" fugiu do presídio em americano.
Informação também obtida pelo Blog do Xarope afirma que a rebelião quando o CCA invandiu o anexo onde fica o Comando Vermelho.
Eles teria matado logo os cabeças, entre eles Sandro do Rebojo, lider do CV em Altamira.
O Blog também apurou que alguns detentos teriam sido mortos asfixiados(Intoxicados) com a fumaça de queima de colchões.
Juíz, promotor e defensor público negociaram com os amotinados.

MPF investiga morte de indígena e invasão de garimpeiros na Terra Indígena Wajãpi

Instituição instaurou procedimentos para apurar conflito na área
O MPF instaurou, neste sábado (27), procedimentos para apurar as circunstâncias da morte de um indígena e a invasão de garimpeiros na Terra Indígena Wajãpi, no Amapá. No decorrer do dia, o órgão acompanhou o desenrolar dos fatos, em contato com a Polícia Federal e com servidores da Funai, que estão na área.
A morte do indígena Waiãpi, que estaria relacionada ao caso, segundo a Funai, será apurada pelo MPF por meio de investigação criminal. Acerca das denúncias de invasão da TI Waiãpi por garimpeiros, o órgão solicitou informações à PF sobre as providências adotadas até o momento. Esclarecimentos também serão requeridos aos órgãos competentes.
Ainda na noite de sábado, efetivo da PF e policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar foram deslocados para a TI. A finalidade é evitar o agravamento do conflito. O MPF vai seguir acompanhando a situação a fim de assegurar os direitos dos indígenas.
Órgão abriu uma investigação criminal para esclarecer o caso