quinta-feira, 24 de junho de 2021

Nasceu: Walter Lima funda novo time no Pará: o Amazônia Independente FC, e lança camisa no programa De Frente com o Xarope


Walter Lima lançando a camisa do novo time de Santarém, Amazônia Independente FC

O Pará acaba de ganhar mais um time de futebol: o Amazônia Independente FC, de Santarém, teve suas inscrições na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmadas nesta semana e passa a trabalhar oficialmente para viabilizar participação na Segunda Divisão do Campeonato Paraense, já neste ano, com a possibilidade de buscar uma vaga na elite estadual.
E não será apenas no profissional que o time fundado por Walter Lima, nome conhecido do futebol paraense, graças aos excelentes trabalhos executados como treinador.
“A ideia é ter a equipe profissional e o quanto antes disputar o Campeonato Paraense da 1ª Divisão, tendo a oportunidade de jogar contra os grandes do estado.

Mas, iremos dar grande atenção ao trabalho de formação”, explicou.
“Tanto é que pretendemos ter um polo de base em Santarém e outro em Belém, além de criar franquias em outros locais para expandir mais o trabalho formativo”, acrescentou.
“Estou muito feliz, pois a ideia de oficializar a equipe nasceu no final do ano passado e as coisas evoluíram muito bem, até que se tornou realidade”, complementou Lima.
Além das atividades esportivas, o Amazônia Independente FC carregará paralelamente consigo ao longo de sua existência questões ambientais ligadas à Amazônia, seu povo e sua diversidade, flora e fauna, além da preservação e liberdade do seu povo.
Isso fica evidente nas escolhas das cores dos seus uniformes, escudo e mascote: Verde (fauna e flora), Azul (união e liberdade), Preto (clamor e lamento), Estrela (luta dos indígenas pelas suas terras) e o Muiraquitã (símbolo maior do artesanato da região e da crença).
“Unindo o futebol e conscientização sobre a importância de cuidar das riquezas naturais e culturais da região, a meta do Amazônia Independente FC é trilhar um caminho bonito, mostrando o trabalho que vamos executar dentro das quatro linhas e também deixar a nossa mensagem de cuidados com a Amazônia ao maior número de pessoas”, finalizou Walter Lima.
Blog do Xarope Com informações do Portal Roma News
Walter Lima no programa de Frente com o Xarope

https://www.facebook.com/triademidiadigital/videos/1093407101062978

Justiça autoriza transferência de assassino confesso de Davi Amaral para hospital psiquiátrico

Pedido feito pela Defensoria Pública foi acatado pela Justiça e Arisson Sá Pedroso passará por incidente de insanidade mental. Réu responde por morte de jovem que foi espancado em 2019.
O assassino confesso do jovem Davi Amaral vai ser transferido de da penitenciária de Santarém, no oeste do estado, para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Santa Izabel, na região metropolitana de Belém. Arisson Sá Pedroso passará por incidente de insanidade mental (avaliação psiquiátrica) atendendo pedido feito pela Defensoria Pública.
Conforme a decisão do juiz titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, Gabriel Veloso, a determinação se deu diante da existência de dúvida referente a integridade mental do acusado. A transferência para o Hospital Psiquiátrico da Susipe deverá ser feita de forma imediata.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a casa penal ainda não recebeu a decisão judicial para transferência do preso. Entretanto, na quarta-feira (23) foi expedido ofício da transferência ao diretor da Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura.
Enquanto Arisson Sá Pedroso estiver no processo para verificar sua saúde mental, a ação penal permanecerá suspensa.
Desde fevereiro de 2019 o acusado está preso em Santarém — Foto: Polícia Civil de Santarém/Divulgação
Incidente de insanidade mental
Previsto no Código de Processo Penal (CPP), o incidente de insanidade mental é instaurado sempre que houver dúvida sobre a saúde mental do acusado e para verificar se, à época dos atos, ele era ou não inimputável.
Se a doença é posterior à época dos fatos, sendo o agente plenamente imputável à época, a pessoa responderá pelos atos praticados. Nesse caso, o que ocorre é a suspensão do processo, até o restabelecimento do agente, conforme prevê o art.152 do CPP. Em vez de pena, a pessoa é encaminhada a tratamento médico, seja em um hospital de custódia ou de forma ambulatorial.
O caso Davi Amaral
Davi Amaral foi vítima de espancamento em Santarém e acabou morrendo — Foto: Reprodução/Facebook
Davi da Silva Amaral tinha 18 anos e foi encontrado desacordado na manhã do dia 14 de fevereiro, em um terreno baldio no cruzamento das avenidas São Nicolau e São Paulo, no bairro Livramento, em Santarém.
O jovem estava apenas de camisa, despido da cintura para baixo. Ele foi socorrido pelo Samu e levado para o hospital municipal, onde permaneceu internado até o dia 17 de fevereiro, quando foi declarada a morte cerebral.
Terreno baldio onde Davi Amaral foi encontrado desacordado por moradores das proximidades — Foto: Jaderson Moreira/Tv Tapajós
Um inquérito foi aberto para investigar o caso. E no dia 20 de fevereiro, o principal suspeito, Arisson Sá Pedroso, de 24 anos, se apresentou na Seccional de Polícia Civil, onde confessou ser o autor do espancamento que provocou a morte do jovem.
Júri popular e revelações
Em setembro de de 2020, a Justiça decidiu pela pronúncia de Arisson Sá Pedroso. Depois de duas tentativas em ouvir testemunhas e Arisson Sá Pedroso em audiência de instrução e julgamento, o juiz interrogou as partes no dia 21 de agosto de 2019. Nas alegações finais, o Ministério Público requereu a pronúncia do réu, e o réu será levado a júri popular.
A materialidade do caso foi devidamente comprovada através de laudo necroscópico da vítima, e em relação aos indícios de autoria, o juiz Gabriel Veloso destacou que Arisson confessou ter desferido os golpes contra Davi "para se defender". Embasaram a decisão ainda os relatos de testemunhas. O réu vai responder, principalmente, por homicídio qualificado e furto.
Conforme uma das pessoas ouvidas, os dois passaram cerca de 20 minutos dentro do terreno baldio no bairro Livramento, e que apenas Arisson saiu do local. Essa mesma pessoa teria encontrado o jovem desacordado, sem roupa da cintura para baixo. "Estava muito machucado e seu rosto deformado", disse.
Desde fevereiro de 2019 o acusado está preso, e a Justiça já negou os pedidos para que o mesmo responda em liberdade.
Durante o interrogatório, Arisson Sá Pedroso narrou ao juiz como os fatos teriam acontecido naquela madrugada, resultado no espancamento da vítima e posterior morte de Davi.
O jovem disse que estava no mesmo bar que Davi e uma outra pessoa. Arisson teria convidado Davi para ir beber em outro bar, logo após a terceira pessoa ter ido para casa. A vítima esperou Arisson em uma esquina e no momento que estavam indo para o outro bar, o réu disse que queria ir ao banheiro. Então, entrou no terreno baldio e fez suas necessidades.

Suspeito de espancar Davi Amaral sentou à mesa de bar com vítima no dia do crime
Neste momento, segundo o réu, Davi teria se aproximado e pegado nas partes íntimas do agressor, que não tinha gostado da atitude afirmando que tinha feito o convite apenas para beber.
"Davi puxou sua bermuda forte tendo rasgado o fecho da mesma. O réu empurrou Davi e este veio para cima do interrogado, que entraram em uma briga corporal, que puxou o pau da cerca e deu duas pancadas na cabeça de Davi", diz o trecho do interrogatório de Arisson.
Suspeito de espancar Davi Amaral é flagrado por câmeras de segurança
Em seguida, o agressor pegou a bermuda e o celular da vítima, vendendo o aparelho por R$ 300. Ao juiz, Arisson disse que não matou Davi Amaral pelo fato dele ser homossexual e que a motivação do crime seria porque Davi partiu para cima, sendo que ambos não tinham combinado nada no terreno baldio.

Promotoria de Santarém ajuíza ação para garantir reformas e melhorias na escola Frei Othmar

Banheiro interditado e sala de aula em condições precárias na escola estadual Frei Othmar, em Santarém — Foto: MPPA/DivulgaçãoA escola estadual apresenta problemas no quadro de pessoal e na estrutura física, incluindo a acessibilidade.
A 8ª e 11ª Promotorias de Justiça de Santarém, no oeste do Pará, ajuizaram ação civil pública nesta terça-feira (22) para obrigar o Estado do Pará a promover reformas estruturais na parte física e do quadro de pessoal, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Othmar, no bairro Santíssimo.
De acordo com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), desde o ano de 2016 relatórios técnicos apontam as falhas, incluindo a melhoria na acessibilidade, além de outras deficiências que prejudicam a comunidade escolar.

PRF apreende 10,463 kg de maconha em bolsa de passageiro na BR-163, KM 995 Santarém

Nesta quarta feira,22 de junho de 2021 às 22h45, na BR 163, KM 995 Santarém-PA, a Polícia Rodoviária Federal de Santarém, ao realizar abordagem de fiscalização a ônibus com rota Santarém-PA/Porto Alegre/RS, identificou um homem de 31 anos, que se demonstrou bastante nervoso quando em conversa com esta equipe, bem como contradição de informações durante a abordagem, fato que motivou a verificação das bolsas e bagagens do já referido cidadão. De pronto, a equipe PRF realizou a busca e constatou, na bagagem, grande quantidade de substâncias análogas à maconha, em 10 tabletes, totalizando aproximadamente 10,463 kg de material. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao passageiro. O indivíduo, bem como o material entorpecente, foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Santarém-PA e apresentado perante a autoridade policial a fim de serem realizados os procedimentos previstos no Código de Processo Penal..


População lincha e quase mata sósia de Lázaro

Vítima foi sequestrada, espancado e abandonado após moradores acreditarem que fosse o serial killer.
Um homem, que não teve a sua identidade revelada, foi brutalmente espancado após ser confundido com Lázaro, acusado de assassinar uma família em Ceilândia (DF).

Novo Progresso. A Prefeitura. A Assessoria Contábil e o Contrato de R$ 480 Mil

 

O Ministério público abriu inquérito para investigar suposto direcionamento de contratos públicos em Novo Progresso. Os contratos, que somam a cifra de R$ 480 mil reais, foram firmados entre a empresa de assessoria contábil Walter Klaus Rieger e a Prefeitura, Secretaria e Fundos Municipais de Novo Progresso. De acordo com a denúncia, os contratos, feitos com dispensa de licitação, teriam sido manipulados para que a empresa em questão fosse a vencedora.
Cinco contratos já estão em execução: Fundo Municipal de Assistência Social, no valor de R$ 78.000,00; Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$ 90.000,00; Município de Novo Progresso, no valor de R$ 168.000,00; Fundo Municipal do Meio Ambiente, no valor de R$ 54.000,00; e Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 90.000,00.Chama a atenção nos contratos o fato de que, apesar de valores diferentes, o objeto é o mesmo para todos os contratantes. Ao receber a denúncia, o Promotor de Justiça Pedro Renan Cajado Brasil instaurou Inquérito Civil com objetivo de apurar a suposta fraude.
BLOG DO XAROPE VIA INFORMAÇÕES DO ANTAGÔNICO

Governo inicia o processo para leiloar os aeroportos de Belém, Santarém, Marabá e Altamira

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou que o governo federal deve abrir, no segundo semestre deste ano, consulta pública da sétima e última rodada de leilão de aeroportos, do qual está incluso o Bloco Norte II, formado pelos aeroportos de Belém, Santarém, Marabá, Carajás, Altamira e Macapá (AP). Apenas para o conjunto dos cinco aeroportos paraenses está previsto um investimento da iniciativa privada de R$ 1,18 bilhão em melhorias, só nos primeiros três anos de concessão. O leilão está marcado para o terceiro trimestre de 2022.

Arena Estadual do Oeste do Pará sediará jogos da Copa do Brasil de Futsal

As quartas de finais da competição nacional serão disputadas no novo espaço esportivo e cultural entregue pelo governo do Estado.
Um dia após ser entregue pelo governo do Estado, na sede municipal de Santarém, a Arena Estadual do Oeste do Pará é anunciada como palco de jogos das quartas de finais da Copa do Brasil de Futsal, em julho próximo. As equipes Juventude, de Santarém, e Skailandia, de Mocajuba, representam o Estado na competição.

Pesquisa de delegado sobre violência doméstica em Rurópolis vira livro

Foi apresentado à Delegacia Geral de Polícia Civil do Pará, o livro intitulado ‘Violência Doméstica e o Atendimento Policial’, escrito pelo Diretor da Unidade Integrada de Polícia de Rurópolis, Delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho.
O registro inicialmente nasceu no Curso Superior de Polícia, realizado no ano de 2020 e surgiu a partir de um projeto em Rurópolis, oeste paraense, onde o autor é lotado. O exemplar discorre sobre como fazer a primeira recepção até a vítima, orientando os que possam vivenciar este contexto, trazendo também a importância da unificação dos serviços policiais.
O Delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho afirma que, de início, a obra era um estudo jurídico para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social no Instituto de Segurança do Pará (IESP). No entanto, a repercussão foi maior que o esperado, tendo que ser reescrito para que os não possuíam o conhecimento da área, pudessem ler de maneira mais acessível, objetivando conhecer os direitos, os deveres e as medidas que podem ser tomadas pela autoridade policial, diante de casos de violência doméstica.
O autor informa que optou pela produção independente e edição limitada, uma vez que o possibilita uma liberdade maior para melhor dispor de sua obra, a qual à princípio será distribuída aos seus colaboradores, e parte das tiragens serão doados para universidades, faculdades e escolas como forma de contribuir com os estudos e discussões acadêmicas. Em Belém o livro pode ser adquirido na livraria Fox localizada na Travessa Doutor Moraes, 584, Bairro de Nazaré.


Por Diene Moura
Foto: Rafaela Silva (Ascom PC/PA)

Covid-19: Estoque de 1ª Dose é esgotado e Pontos de Referência de vacinação voltam na segunda-feira, 28


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que o estoque de vacinas para realizar a primeira dose foi esgotado após o abastecimento das Unidades Básicas (UBS) de Saúde do interior e grande procura durante a semana que passou. Por este motivo, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde apenas para a 2ª dose de quem estiver no aprazamento nestas quinta, 24 e sexta-feira, 25.
Há previsão de chegada de mais vacina até sexta-feira. Dessa forma, os Pontos de Referência retomam suas atividades na segunda-feira, 28.
A vacinação é sucesso e vamos imunizar toda a população santarena.
Para a segunda dose, fique atento à data de aprazamento na sua carteira de vacinação.