quarta-feira, 5 de junho de 2019

Quase 4 toneladas de camarão são apreendidos em aeroporto de Belém

A equipe de controle de mercadorias em trânsito de Portos e Aeroportos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreendeu no Aeroporto de Belém, 3,8 toneladas de camarão seco vindo de Fortaleza para Belém.

Em Santarém, polícia fecha ‘boca de fumo’ e captura três homens suspeitos de integrar facção criminosa

Documentos, joias e uma grande quantidade de maconha, crack e cocaína foram encontradas na residência no bairro Jutaí — Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós
Joias, dinheiro, documentos e uma grande quantidade de entorpecentes foram encontrados no fim da manhã desta quarta-feira (5) em uma residência na rua Salinas, bairro Jutaí, em Santarém, no oeste do Pará, após o monitoramento do serviço de inteligência da Polícia Militar.

Maria de Nazaré Pereira Barros ex-gestora do Fundo de Educação terá de restituir R$1,2 milhão

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) não aprovou as contas de gestão de 2014 do Fundo Municipal de Educação de Acará, de responsabilidade de Maria de Nazaré Pereira Barros, devido a graves irregularidades, como a não comprovação da prestação de serviços de consultoria, pagos à empresa G.B.M.

Delegado Éder Mauro entra com representação contra deputada Maria do Rosário

Delegado Éder Mauro entra com representação contra deputada Maria do Rosário - Crédito: Divulgação
O deputado Éder Mauro (PSD-PA) entrou nesta quarta-feira, 5, com um requerimento contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS) na corregedoria parlamentar da Câmara.

Preço do litro de óleo diesel no Pará é o quinto mais caro do Brasil

Resultado de imagem para bomba de gasolina
O preço do litro de óleo diesel no Pará é o quinto mais caro do Brasil, de acordo com pesquisa do Dieese-PA divulgada nesta quarta-feira (5). O custo médio do produto registrado em maio foi de R$ 3,97, alta de 1,79% em relação aos preços médios verificados no mês de abril.

Juruti inaugura escola em comunidade rural dotada de energia solar padrão MEC

A Prefeitura de Juruti, oeste do Pará, inaugurou no sábado (1º), na comunidade Nossa Senhora do Carmo (região do Igarapé das Fazendas), a escola municipal Nossa Senhora do Carmo, anexa à escola municipal Mário Pereira Filho (Vila de Tabatinga).

Paciente transexual denuncia descaso e preconceito no HMS: ‘não tem atendimento humanizado’

Eric Marcel alega que teve internação negada e sofreu transfobia no HMS — Foto: Eric Marcel Ferreira/Arquivo Pessoal
Eric Marcel alega que teve internação negada e sofreu transfobia no HMS — Foto: Eric Marcel Ferreira/Arquivo Pessoal

Um paciente transexual que procurou atendimento no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, no oeste do Pará, denuncia descaso e preconceito na unidade de saúde.

Construção de moradias para policiais militares de Santarém é tema de reunião no Palácio do Governo

Conjunto habitacional — Foto: Reprodução/ EPTV
Uma reunião entre o governador Helder Barbalho, comando geral da Polícia Militar, Banpará e Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE) tratou sobre a construção de moradias para policias militares em um terreno da PM em Santarém, no oeste do Pará.

Construção sob protesto no lago verde, em Alter do Chão pertence ao conselheiro do TCE Cipriano Sabino

A mega mansão caiu no radar do Ministério Público Federal (MPF)
Por Jeso Carneiro
Pertence ao conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Pará e ex-deputado estadual Cipriano Sabino a construção de 3 andares que se ergue às margens do Lago Verde, em Alter do Chão, foi alvo essa semana de ambientalistas e até de um coletivo indígena (Sururás do Tapajós).
Embora tenha licença ambiental da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e seja vizinha de dezenas de outras existentes no lago, a obra de Sabino é acusada de “violar a legislação ambiental”.
Embora tenha licença ambiental da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e seja vizinha de dezenas de outras existentes no lago, a obra de Sabino é acusada de “violar a legislação ambiental”.
Preventivamente, a secretaria determinou a paralisação da obra. 
O blog do Jeso apurou que a Semma deverá se manifestar, em ofício ao MPF, pela total legalidade da construção, que inclusive dispõe de estação de tratamento de esgoto, uma raridade entre as dezenas de residências às margens do Lago Verde e rio Tapajós em Santarém. 
Resultado de imagem para deputado e conselheiro Cipriano sabino
Conselheiro Cipriano Sabino

Morre ex-vereador de Santarém, Argemiro Nunes do Vale, aos 76 anos

Resultado de imagem para argemiro do valeMorreu na tarde desta terça-feira, por volta das 13h, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores Santarém  Filho. Estava com 76 anos. Servidor público municipal, o político faleceu em sua casa, no conjunto da Cohab, em Santarém. O velório deve ser realizado na Câmara, na tarde de hoje, e o enterro amanhã (5).
Corpo sendo velado no plenário da CMS
Argemiro do Vale foi vereador por 5 mandatos consecutivos — 1982 a 2004. Também teve ativa participação no esporte do município, tendo sido presidente do São Raimundo e Fluminense, além de ser fundador do Ponta Negra Esporte Clube. Sua última vitória nas urnas foi em na eleição municipal de 2000, pelo PDT. Na ocasião, foi eleito com 1.620 votos. 
Na eleição seguinte (2004), ainda pelo PDT, não conseguiu a reeleição, e se afastou aos poucos da vida política.
O corpo do vereador foi velado na Câmara Municipal de Santarém, Seu sepultamento estava marcado para as 11:30 horas da manhã desta quarta-feira.

Licenciamento de terminal portuário em Santarém é alvo de investigação do MPF

Denúncia ao MPF aponta que não houve consulta prévia, livre e informada, nem audiências públicas. Obras já estão em andamento.
A regularidade do licenciamento ambiental do terminal portuário de uma empresa de distribuição de petróleo no Lago do Maicá, em Santarém, oeste do Pará, está sendo alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF). O procedimento investigatório foi instaurado na terça-feira (4).
Apesar de as obras já estarem andamento, a denúncia ao MPF apontou inexistência da consulta prévia, livre e informada aos grupos potencialmente afetados, conforme determina a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e possível ato de improbidade administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) pela não realização da consulta.

Com três pendurados, Goiano pede reforços para mata-mata da Série D

Goiano lembrou que pode perder atletas para jogos importantes por causa do número de cartões
Técnico revela conversas com diretoria para a contratação de mais jogadores para reforçar o Pantera a partir da segunda fase. Dadá, Paulo Curuá e Júnior Batata têm dois amarelos cada.
Confirmada a classificação antecipada do São Raimundo à segunda fase da Série D, o pensamento da comissão técnica alvinegra já está no mata-mata da competição. Mesmo com um jogo ainda por fazer pela fase de grupos - contra o Ypiranga-AP, no próximo domingo (9) -, o treinador Everton Goiano já iniciou conversas com a diretoria para reforçar o elenco do Pantera.