sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

PM apreende 243 quilos de maconha e liberta pessoas em condição análoga à escravidão em Tailândia

Os 143 tabletes e dez sacas de maconha apreendidos pelos PMs em Tailândia (Polícia Militar)

Quatro pessoas foram enganadas por um falso convite para trabalhar em plantações de milho e soja.
A Polícia Militar localizou, nesta quinta-feira (4), uma plantação de maconha de maconha, no município de Tailândia, nordeste do Pará. Lá, além do cultivo irregular da erva, foram encontradas quatro pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão. Os policiais libertaram os trabalhadores e apreenderam 143 tabletes de maconha prensada e quase dez sacas do produto, somando 243 quilos.

Seis meses sem Edy Portela: Esposa conta sobre o legado do jornalista e empreendedor

Nila Pimentel Portela conta sobre a vida do casal e a criação da empresa de rastreamento, idealizada pelo marido, que prosperou rapidamente em Santarém e para outras cidades.

Reprodução – as5

O jornalista e empreendedor Francisco Edson Portela, mais conhecido como Edy Portela, foi um exemplo de determinação por tudo o que conquistou em vida. Pensando na esposa e nos filhos, ele idealizou um empreendimento que prosperou não somente em Santarém, mas também em outras cidades, até fora do Pará. Após seis meses da morte do marido, Nila Pimentel Portela relembra sobre o início da vida do casal, criação da empresa familiar e dos desafios que eles superaram, juntos.

Os dois se conheceram em uma festa em Santarém, enquanto Edy Portela estava trabalhando. Ela tinha 23 anos de idade e ele, 43 anos. Mesmo tão nova, Nila enfrentou o desafio de ajudar a cuidar dos três filhos de Edson, já que ele trabalhava durante o dia e estudava à noite. Depois, Nila e Edy Portela tiveram dois filhos.

Santarém já vacinou mais de 1 mil idosos acima de 80 anos contra a Covid-19

Ao todo, serão 4.070 doses de vacinas que estarão disponíveis













Nesta sexta, 05, do Drive Thru será em frente ao Museu João Fona, em frente a UEPA e em frente da Prefeitura
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, divulgou o primeiro balanço da vacinação contra a covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. No primeiro dia desta etapa, quarta-feira, 3 de fevereiro, foram 1.002 doses aplicadas, o que corresponde a 24,71% do total de doses disponíveis. As Unidades Básicas de Saúde - UBS com maiores números de vacinados foram as unidades de Fátima (125 vacinados), Aparecida/Caranazal (89 vacinados), Santa Clara (81 vacinados) e Santissímo/Prainha (78 vacinados).
Ao todo, serão 4.070 doses de vacinas que estarão disponíveis nas 28 Unidades Básicas de Saúde - UBS na área urbana, no horário de 14h00 às 17h00. Nos próximos dias, gradativamente, as unidades da região de Planalto e de Rios também receberão suas doses.
Para receber a vacina, os idosos precisam apresentar a Carteira do idoso, o Cartão do SUS e o CPF. Os idosos que estiverem em casa, acamados ou com dificuldade de chegar até a unidade de saúde podem receber sua dose em sua residência.
Vacinação em Drive Thru
Nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, para aqueles que optarem pela vacinação por meio do Drive Thru uma ação será desenvolvida das 08h00 às 17h00 proporcionando a imunização dos idosos em três pontos da cidade: Em frente ao Centro Cultural João Fona (orla da cidade), em frente a Universidade Estadual do Pará – UEPA (Bairro Aparecida) e em frente da Prefeitura Municipal (Bairro Aeroporto Velho).


Blog do Xarope via Weldon Luciano/Semsa

Polícia Federal abre inquérito para apurar sumiço do piloto "Toninho" no avião Cessna

Piloto de avião Antônio Sena conhecido como Toninho Sena — Foto: Reprodução/Redes sociais

O desaparecimento da aeronave Cessna 210 de prefixo PT-IRJ após decolagem
de pista do município de Alenquer com destino a pista 13 de Maio, na região do município de Almeirim, oeste do Pará, é alvo de investigação da Polícia Federal. O avião desapareceu no dia 28 e a FAB faz buscas desde o dia 29.
Um inquérito policial foi instaurado pela PF no dia 2 de fevereiro, para apurar os fatos acerca do voo da aeronave PT-IRJ e possíveis ilícitos penais.
A PF informou que ainda está em comunicação com os departamentos competentes da Força Aérea Brasileira (FAB) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ainda segundo a PF, duas testemunhas já foram ouvidas nas investigações sobre o sumiço do avião, mas a polícia não informou o que elas testemunharam ou no que podem colaborar para o esclarecimento do caso.
A FAB continua à procura do avião. As buscas sob comando do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) são realizadas por uma aeronave SC-105 Amazonas SAR e um helicóptero H-36 Caracal Sar.
Até o momento, segundo a FAB, as aeronaves já sobrevoaram uma área de aproximadamente 9,6 mil km², perfazendo cerca de 62 horas de voo, sem encontrar vestígios da aeronave desaparecida.
A Polícia Civil de Alenquer também ajuda nas buscas juntamente com alguns comunitários que se prontificaram a percorrer uma extensa área por terra. A Polícia Civil informou que já conseguiu delimitar uma possível área de queda - a partir de informações de moradores da região que teriam avistado o avião dando círculos e ouviram estrondo entre Alenquer e Monte Alegre.
O Corpo de bombeiros foi acionado para auxiliar nas buscas na área conhecida como Barragem, e também no Setor 14 e rio Maicuru.
Desaparecimento
O avião Cessna 210 de prefeito PT-IRJ era pilotado pelo santareno Antônio Sena, o "Toninho". A aeronave decolou por volta das 12h do dia 28 de janeiro de uma pista no município de Alenquer para levar mercadorias do proprietário da Aeronave Edwaldo Paiva, ao garimpo Califórnia, nos limites de Almeirim (PA) com Laranjal do Jari (AP).
O avião Cessna 210 de prefeito PT-IRJ era pilotado pelo santareno Antônio Sena, o "Toninho".