terça-feira, 10 de outubro de 2023

Ao Valor Econômico, Jader Filho diz que “demanda vai explodir” com novo modelo do Minha Casa Minha Vida

Ministro Jader Filho
O ministro das Cidades, o paraense Jader Filho, elencou as perspectivas para o novo Minha Casa Minha Vida (MCMV), em entrevista para o Valor Econômico, o maior jornal de economia do país.
Com seu trabalho bem avaliado frente ao Ministério, Jader Filho falou sobre as principais mudanças na política pública habitacional, das parceiras junto aos estados, municípios, Congresso e a iniciativa privada.
Tratou, ainda, de assuntos como mobilidade urbana, saneamento e ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticos.
Entre as novidades do MCMV, expôs a possibilidade da contratação das chamadas fazendas de energia solar, visando o fornecimento de energia limpa para alguns empreendimentos, e da utilização do FGTS para famílias que ganham até dois salários mínimos.
Acompanhe alguns pontos
Parcerias com estados e municípios
O presidente estabeleceu uma meta para os quatro anos de contratação de 2 milhões de unidades habitacionais. Então, temos feito todas as ações no sentido de alcançar esta meta. Mas não só por alcançar: temos que melhorar e democratizar as entregas. Vamos fechar parcerias com os governos estaduais e prefeituras para que eles entrem para somarmos subsídios.
O governo anterior não entregou uma única casa, por exemplo, na faixa 1, que são famílias que ganham até R$ 2.640. Nós ampliamos para esse público para quem precisamos ter um olhar especial. Para isso, fizemos duas alterações [no programa].
Primeiro, voltando a ter [recursos do] Orçamento da União. E faço um agradecimento ao Congresso, porque, se não fosse a PEC da Transição, não teria recurso para as contratações agora da faixa 1.
Estamos em diálogo com a Casa Civil para fazer o MCMV Cidades, que a gente também chama de MCMV Parcerias. Vamos fecha parcerias com os governos estaduais e prefeituras para que eles entrem com subsídios para somarmos os subsídios. Então poderemos até zerar a entrada, ou diluir as parcelas. Porque a maioria dessas pessoas mora de aluguel, e, quando se faz a conta desse financiamento, a parcela ficará menor do que o aluguel, e estará pagando por uma coisa que no futuro será dela.
Você soma os esforços e isso se multiplica: é o dinheiro de todo mundo em um sentido único, não é um puxa para um lado, e outro puxa para outro. Isso vai dar uma mobilizada no programa habitacional de forma extraordinária, e vai ajudar demais a questão do emprego. [Permite os subsídios das prefeituras e estados] dentro do segmento do FGTS.

Renan Bolsonaro se abre e fala sobre sexo com amigo. Assista o video com exclusividade


“Eu te amo, cara. Não termina comigo por conta disso. Já não quer transar comigo, agora vem querer terminar, porr@? Vamos dar uma rapidinha antes da minha mãe acordar. Vem aqui no meu quarto, para de show, por favor”, escreveu Renan para seu ex-assessor.
Renan Bolsonaro abriu o jogo e revelou detalhes sobre o relacionamento com seu ex-assessor, Diego Pupe, após prints da conversa entre os dois terem sido vazados. Os detalhes de sua vida íntima foram contados durante entrevista ao jornalista Leo Dias.
“Só contestando algumas coisas que ele [Diego] me mostrou. Ele mostrou um print, que foi lavrado no 18º Cartório do Distrito Federal. Esse print mostra uma grande intimidade entre vocês. Uma intimidade que parece existir um relacionamento amoroso”, disse Leo Dias em um trecho da entrevista.
O print citado mostra uma conversa entre o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e Diego Pup. Na conversa, Renan tenta impedir um possível término.
“Eu te amo, cara. Não termina comigo por conta disso. Já não quer transar comigo, agora vem querer terminar, porr@? Vamos dar uma rapidinha antes da minha mãe acordar. Vem aqui no meu quarto, para de show, por favor”, escreveu Renan para seu ex-assessor.
Assista a entrevista completa em que Renan Bolsonaro fala sobre o relacionamento com seu ex-assessor, Diego Pup, concedida ao jornalista Leo Dias:

Em resposta, o filho de Bolsonaro confirmou que os dois costumavam dormir na mesma casa, mas negou que teria qualquer relacionamento amoroso com Diego, atribuindo os prints das conversas a um “ataque da esquerda”.
“Foi entre o final de novembro e o começo de dezembro de 2021 que ele começou a andar comigo, a me acompanhar em festas. Dormia em casa, e eu não tinha problema com isso. Era meu amigo. E nessas andanças, ele sempre me apresentava as amigas dele, e se rolasse um clima, eu ficava com a menina que ele apresentava”, disse Renan, que reafirmou não ser preconceituoso: “Nunca tive preconceito, ser humano é ser humano”.
Sobre a suposição levantada pelo filho de Bolsonaro de que integrantes da esquerda estariam por trás desses prints, Renan explicou: “Ele mandou um áudio para um conhecido meu, falando que está trabalhando no governo Lula. Talvez deve estar fazendo isso a mando do outro lado”, disse.