sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS DA AMAZÔNIA: Consulta Pública aprova a Criação de Unidades de Conservação no Tabuleiro do Emabaubal



No Estado do Pará a maior produção de filhotes de tartaruga-da-amazônia ocorre na praia do Juncal no Tabuleiro de Embaubal. 
"O Tabuleiro do Embaubal é um arquipélago que possui grande quantidade de ilhas que formam praias no período seco, e têm importância fundamental para a desova de quelônios aquáticos amazônicos. Ali, pode ser encontrada a maior subpopulação da tartaruga-da-amazônia Podocnemis expansa, assim como grandes populações de duas outras espécies, sendo elas: o tracajá P. unifilis e o pitiú P. Sextuberculata".
Na quinta-feira (28), no ginásio poliesportivo do município de Senador José Porfírio, localizado aproximadamente a 800 km de Belém (PA), na região de integração do Xingu, o Governo do Estado em parceria com as prefeituras, apoio da WWF e Instituto de Floresta Tropical (IFT), realizou-se a Consulta Pública para a aprovação da Criação de duas Unidades de Conservação (UC) no Tabuleiro do Embaubal.
A necessidade da criação das Unidades de Conservação foi embasada em estudos ambientais, socioeconômicos e fundiários realizados na região. Será criada uma UC para a proteção integral desses ambientes naturais, assegurando a existência e reprodução das espécies da flora e fauna, denominada Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) e outra UC para o uso sustentável através da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), com o objetivo de assegurar as condições e meios para a reprodução e melhoria da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, principalmente pescadores e ribeirinhos. Saloma Mendes Oliveira, geógrafa disse: "A Construção de um novo modelo de Gestão Partilhada envolve experiencia e aprendizado, respeita as questões sobre sustentabilidade conceituando como  base estrategica a tecnica de integração sistematizada. Senador José Porfírio e Vitória do Xingu consolidarão experiencias de diferentes entidades afins. Assim vamos trabalhar para o bem de nosso povo (ribeirinhos, pescadores e outros), queremos mostrar para o mundo um modelo de Gestão desenvolvida e bem aplicada".
Jovens de Vitória do Xingu(PA) se mobilizaram para a Consulta Pública. Maria Benedita, à frente, segunda da esquerda p/direita.

A votação que aprovou a criação das UC teve cento e oitenta e sete (187) votos a favor, dezessete (17) contra e uma (1) abstenção.  Os participantes, dentre eles moradores, pescadores, estudantes da UFPA campus Altamira, jovens e lideranças do município e também de Vitória do Xingu, fizeram perguntas e debateram, principalmente, sobre as garantias necessárias para a qualidade de vida das famílias moradoras no entorno que dependem das espécies para sua sobrevivência.
Filha de pescadores, Maria Benedita, 30 anos, cresceu às margens do rio Xingu e é pescadora desde criança. Atualmente participa no Programa PROJOVEM da Prefeitura de Vitória do Xingu na formação em pesca e silvicultura: “hoje  sou pescadora profissional e sei a importância de preservar a fauna e o meio ambiente. Agora  posso repassar isso para meu filho e meus familiares, que pensavam de forma errada.  Embora a consulta pública não tenha sido clara para que todos os pescadores pudessem compreender a importância da criação da UC, eu apoio iniciativas que tragam benefícios para todos”.
(Texto e Fotos: coracatalina@gmal.com)

Xaropada, Simão Jatene perde a compostura e chega a bater boca com alunos de Santarém

Jatene perdeu a compostura e bateu BOCA com adolescestes da escola estadual Rio Tapajós
"Numa demostração de total desiquilíbrio o governador Simão Jatene, se desentendeu com estudantes da escola estadual Rio Tapajós durante uma visita realizada à instituição, por volta do meio dia desta quinta-feira (28), o bate boca foi uma vergonha total". 
GOVERNADOR PERDE A RAZÃO E VAI PARA A DISCUSSÃO GRATUITA E FEIA COM ALUNAS
O colégio passou por reformas recentemente, e, no momento da cerimônia, alunas que cobravam reformas mais completas, chamaram a obra entregue pelo governo de ‘maquiagem’.Na ocasião, o governador contestou as acusações e disse que parte dos investimentos feitos na educação se perde quando o próprio estudante descuida do patrimônio público. “Essas carteiras foram trocadas há menos de um ano. Cada momento que o Estado tem que trocar cada uma dessas carteiras, vai faltar dinheiro para construir a quadra, para fazer outra escola, para reformar uma outra escola melhor”, ressaltou Jatene, ao analisar uma das salas de aula da escola.Ainda sobre os custos que o governo tem para reformar escolas e materiais que são danificados por alunos, o governador acrescentou que o recurso utilizado é somente um. “O recurso é único. O recurso que paga o salário, que reforma a escola, que faz a quadra, o que qualifica os professores.             http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/jornal-tapajos-2edicao/videos/t/edicoes/v/jatene-bate-boca-com-estudantes-na-entrega-de-escola-reformada-em-santarem/2985287/