segunda-feira, 22 de abril de 2013

Oposição pede CPI contra desvios no Detran, Mário Couto é o cara


Familiares de jogadores aparecem na folha de pagamento do Detran

Na lista, familiares de jogadores do Santa Cruz e outros apadrinhados de Mário Couto remunerados pela folha de pagamentos (acima) do Detran em Salinópolis.
Encabeça a lista a própria gerente da agência local do órgão, esposa de um volante do Santa Cruz de Cuiarana:
01 - Elizabeth Thamires De Souza Cordovil
(Esposa do volante Mael, ex-Paysandu)
02 - Luiza Helaine Abronheiro Barros
(Esposa do jogador Thiago Souza)
03 - Viviane Freitas Leitão
(Esposa do jogador Balão)
04 - Thuana Pícoli Floriano da Silva
(Esposa do jogador Thiago Floriano)
05 - Jenekelly (Ciretrans de Salinópolis)
(Esposa do lateral esquerdo Rayro, ex-Águia de Marabá)
+
Oposição pede CPI contra desvios no Detran (Foto: )
Sede do Santa Cruz possui luxo e estrutura fora da realidade dos clubes paraenses
A oposição na Assembleia Legislativa do Estado avalia que apenas uma Comissão Parlamentar de Inquérito na casa será capaz de apurar a fundo o esquema de desvio de dinheiro público patrocinado pelo senador Mário Couto (PSDB) através do Departamento de Estado de Trânsito (Detran), revelada com detalhes na edição de ontem do DIÁRIO. A reportagem mostrou que indicados pelo tucano no órgão e lotados no Ciretrans de Salinópolis recebem vencimentos altíssimos e repassam mensalmente ao time de futebol Santa Cruz da Vila de Cuiarana, também comandado por Couto, para o pagamento dos altos salários dos atletas. Por baixo, a folha salarial do clube da vila de Cuiarana alcançaria R$ 400 mil. O Detran é o segundo órgão arrecadador do Estado, perdendo apenas para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa).
O deputado Carlos Bordalo (PT) garante que seu partido defenderá sempre a apuração total e transparente da aplicação dos recursos públicos na CPI do Detran. “Tudo o que o jornal trouxe é muito grave e realmente apenas uma CPI com poder de investigação e convocação dos envolvidos para apurar tudo a fundo. Apenas uma CPI terá legitimidade para investigar”, disse o petista, lembrando que o partido sempre defendeu uma CPI também para apurar os escândalos ocorridos de desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa e que atingem em cheio as gestões de Mário Couto, mas que nunca teve o número de assinaturas suficientes para a instalação.
O deputado Parsifal Pontes (PMDB) disse ontem que não vê nenhum problema na participação do partido na CPI do Detran, mas tudo dependerá de uma decisão de bancada orientada pela direção regional da legenda. “Não há dúvidas que as denúncias trazidas pelo DIÁRIO na edição de hoje [ontem] são graves por envolver um órgão do Estado no esquema de desvio de recursos públicos, mostrando inclusive o nome dos envolvidos. Existe um fato determinado. Nada que a reportagem trouxe é generalizado ou vazio”, atesta o parlamentar. 
CONTROLE
Fontes que atuam no órgão garantem que Jenekelly, esposa do lateral esquerdo Rayro, do Santa Cruz, ex-Águia de Marabá, está lotada no Ciretrans de Salinópolis e o salário do lateral é pago com os vencimentos que a esposa recebe do Detran. A mesma situação ocorre com o atacante Thiago Floriano, que também tem a esposa Thuana Pícoli Floriano de Souza na folha do departamento. O ex-jogador Daniel também tinha a irmã lotada no Ciretrans de Salinópolis sendo beneficiário do mesmo esquema enquanto jogou no clube.

Xaropada do dia, e com pó de mico no bolso

Um azeitado esquema de desvio dedinheiro público está sangrando os cofres do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), segundo órgão que mais arrecada no Estado e que hoje é controlado com mão de ferro pelo senador Mário Couto (PSDB). O esquema é rentável e bastante simples: pessoas escolhidas a dedo pelo tucano entram na folha de pagamento do órgão e mensalmente repassam tudo ou a maior parte do que recebem para a folha salarial da Associação Atlética Santa Cruz, da localidade de Cuiarana, interior do município de Salinópolis, que tem como patrono e presidente de honra justamente Mário Couto.
O desvio ajuda a entender como o “Mister M” de Cuiarana operou a mágica de transformar um clube inexpressivo do interior paraense numa agremiação com ares de Primeiro Mundo, com estrutura de deixar no chinelo até mesmo clubes tradicionais como Remo e Paysandu. Especu
Shot002
la-se que, por baixo, a folha salarial do clube alcance R$ 400 mil por mês. Dirigentes esportivos sempre quiseram saber como se dá o milagre da multiplicação do dinheiro no Santa Cruz. Há pouco mais de três anos e em pleno mandado no Senado, Couto resolveu reformular o pequeno clube de Salinas. Desde então, o dinheiro não para de jorrar. A agremiação, com pouco mais de 15 anos de existência, despertou olhares nos quatro cantos do Estado.
Shot004
Mas se o patrocínio é pequeno e não há renda decorrente dos jogos, como Couto consegue bancar toda a infraestrutura e ainda arcar com a folha milionária do plantel e comissão técnica do Cuiarana?

Quem disse que o mundo vai se acabar em FOGO!?

Será que Deus mudou de idéia, e que o Arco-ires já não é mais um sinal, veja: Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra".

A chuva que ocorreu na madrugada deste domingo (22) em Itaituba, trouxe diversos transtornos à população. Devido á forte precipitação pluviométrica, muitas ruas da cidade ficaram alagadas, impossibilitando a circulação de veículos, a água invadiu casas e deixou algumas famílias desabrigadas.
Os prejuízo causados por essa chuva foram grandes em termos matérias para diversos moradores e comerciantes, principalmente nos pontos onde foram mais afetados pelos alagamentos, como é o caso do bairro da Liberdade, onde houve maior movimentação na retirada de pessoas e de seus pertences, infelizmente algumas pessoas resistiram e não quiseram sair de suas casas, não atendendo o solicitado dos bombeiros e da defesa civil.
A chuva que começou por volta das 4hs da manhã veio sessar por volta das 14 hs. Segundo informações repassadas ao Blog GV esta é terceira maior chuva dos últimos 6 anos e choveu sobre Itaituba 137mm de agua.
A Prefeitura Municipal de Itaituba, esteve mobilizando todas as secretarias, para darem todo o apoio que fosse preciso as famílias, que tinha sido atingidas pelos alagamentos, além de diversos voluntários e do Corpo de Bombeiro. 
Diversas famílias foram levadas para alguns alojamentos e também tiveram seus moveis retirados de sua residência com o apoio da defesa civil.
A prefeitura, esteve tomando todas as providencias, para que nada faltasse as famílias cuidando inclusive da alimentação dessas pessoas, que tiveram uma manhã de domingo nada fácil.